• Carregando...
Janja durante a posse de Zanin como ministro do STF, no início de agosto.
Janja durante a posse de Zanin como ministro do STF, no início de agosto.| Foto: Reprodução / Twitter @JanjaLula

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, aproveitou a viralização de um meme em que ela aparece para fazer uma crítica no mínimo suave ao início da atuação de Cristiano Zanin no Supremo Tribunal Federal (STF). Recém-indicado pelo presidente Lula (PT), de quem foi advogado, Zanin tem sido alvo de inúmeros ataques vindos da esquerda por causa de seus posicionamentos considerados conservadores.

O vídeo que circula nas redes sociais começa com uma imagem de Zanin borrada. Em seguida, Janja aparece tirando e limpando seus óculos, para enxergar melhor. Mas, quando ela os recoloca, vê o ministro André Mendonça, indicado à Corte pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – e definido por ele como “terrivelmente evangélico”.

Inicialmente, a primeira-dama reagiu ao meme postando, em sua conta no Twitter, apenas o emoji de uma mulher cobrindo os olhos, num sinal de vergonha. Um internauta, no entanto, insistiu em cobrar dela uma resposta mais concreta. “Parece que a @JanjaLula não gostou muito da postagem. Mas nós brasileiros não gostamos nada da indicação do Zanin pelo @LulaOficial.”

Antes de Janja se manifestar novamente, o responsável pela publicação do vídeo afirmou: “É só um meme, amigo. Votei no Lula e a prerrogativa é dele. Mas estou detestando todos os posicionamentos conversadores do Zanin”. Até que, enfim, a primeira-dama, explicou-se (um pouco) melhor. “O meme é engraçado, mas também tem um tantinho de trágico”, disse.

Empossado no dia 3 deste mês, Cristiano Zanin já apresentou seis votos que desagradaram os progressistas. Contra a equiparação de atos de homofobia e transfobia ao crime de injúria racial, a aplicação dos princípios de insignificância para duas pessoas que roubaram objetos de valor inferior a R$ 100 e a descriminalização da maconha para uso pessoal (este último, especialmente, estimulou uma onda de mensagens enfurecidas postadas por militantes de esquerda).

E a favor de magistrados poderem julgar processos de escritórios em que trabalham seus parentes, do reconhecimento das Guardas Municipais como órgãos do sistema de segurança pública e da rejeição de uma ação que relata atos de violência praticados pela PM de Mato Grosso do Sul contra índios das etnias Guarani e Kaiowá.

Primeira-dama comemorou seu aniversário em mais uma viagem internacional

Aniversariante do dia, Janja completou 57 anos e recebeu felicitações de diversos políticos, autoridades e apoiadores do presidente da República durante todo o domingo (27) nas redes sociais. Principalmente dos ministros de Lula – de Anielle Franco (Igualdade Racial) a Alexandre Padilha (Relações Institucionais), passando por Camilo Santana (Educação), Ana Moser (Esporte) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), entre outros.

A primeira-dama passou o aniversário em São Tomé e Príncipe, última escala da passagem de Luiz Inácio Lula da Silva pelo continente africano. Apenas nestes primeiros oito meses de governo do petista, ela já acompanhou o marido em mais viagens internacionais do que sua antecessora, Michele Bolsonaro, durante os quatro anos do mandato de Jair Bolsonaro. Ao todo, já são 19 países visitados.

Segundo informações levantadas pelo site de cobertura política Poder360, o casal gastou somente até julho mais de R$ 30 milhões em viagens para fora do Brasil – e esse valor ainda não inclui os voos custeados pela Força Aérea Brasileira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]