#230 - Duas operações deflagradas pela Polícia Federal geraram grande repercussão - uma, a Placebo, mirou Wilson Witzel, adversário de Bolsonaro, outra, contra fake news, chegou a empresários e apoiadores próximos ao presidente
***1) Fake News e "Placebo": duas ações realizadas entre a terça (26) e a quarta-feira (27) agitaram o país. A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quarta-feira (27), 29 mandados de busca e apreensão no âmbito do inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga a produção de fake news contra a Corte. As ações foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito.
Entre os investigados estão empresários como o dono da Havan, Luciano Hang; Edgard Corona, da rede de academias Smart Fit; Reynaldo Bianchi Junior (o humorista Rey Bianchi); e Winston Rodrigues Lima (militar reformado e coordenador de atos pró-Bolsonaro).
Já na terça-feira (26), a PF deflagrou a Operação Placebo, que investiga irregularidades na aplicação dos recursos destinados ao estado de emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus. Um dos alvos da ação é o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC). A operação foi autorizada pelo ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Witzel, que é hoje adversário político de Jair Bolsonaro, disse, em nota, que a "a interferência anunciada pelo presidente da República está devidamente oficializada".
Neste episódio do podcast 15 Minutos, as editoras de República Giulia Fontes e Kelli Kadanus analisam os impactos das operações deflagradas pela PF contra aliados e adversários do governo Bolsonaro.
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O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
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Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Maria Eduarda Scroccaro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
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