Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fórum de Lisboa

Gilmarpalooza teve ameaça de bomba durante palestras de autoridades, diz imprensa portuguesa

YouTube derruba transmissão do “Gilmarpalooza” por violação de direito autoral
Gilmar Mendes, ministro do STF e idealizador do Fórum Jurídico de Lisboa. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Segundo informações da imprensa portuguesa, reproduzidas pelo jornal O Globo neste sábado (12), uma ameaça de bomba levou à evacuação de parte das instalações da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa na manhã do dia 2 de julho, durante a realização do Fórum Jurídico de Lisboa, conhecido informalmente como Gilmarpalooza. O evento foi realizado de 2 a 4 de julho na capital portuguesa.

A denúncia anônima sobre uma bomba no Gilmarpalooza mobilizou dezenas de policiais e bombeiros, que isolaram e vasculharam o local, mas nenhum artefato explosivo chegou a ser encontrado. As autoridades locais passaram a trabalhar com a possibilidade de ter sido um alarme falso, mas manteve atenção dobrada sobre o local. O funcionamento da faculdade e das atividades foram normalizados por volta das 12 horas, cerca de uma hora após o início da operação de segurança.

No momento da ocorrência, o evento seguia normalmente no auditório da reitoria, onde o ministro Gilmar Mendes; o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB); e o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), participavam da abertura oficial. Por volta das 11 horas, horário em que o chamado à polícia foi registrado, já ocorriam palestras em outros auditórios da faculdade, com a presença de autoridades como os ministros Márcio França e Alexandre Silveira e o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (União). A organização do evento não comentou o episódio.

VEJA TAMBÉM:

O que é o Gilmarpalooza e por que ele é chamado assim

"Gilmarpalooza" é um apelido irônico e informal dado ao Fórum Jurídico de Lisboa, evento anual realizado em Portugal que reúne ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), autoridades do governo brasileiro, parlamentares, empresários e juristas. Neste ano chegou à sua 13ª edição.

O nome faz referência ao ministro Gilmar Mendes, do STF, que é um dos idealizadores e principais articuladores do fórum — e mistura seu nome com o do famoso festival de música norte-americano Lollapalooza.

O evento, embora oficialmente tenha como objetivo discutir temas jurídicos e institucionais, é frequentemente criticado por sua natureza política e pelo ambiente de confraternização entre membros dos Três Poderes e da iniciativa privada fora do Brasil, muitas vezes com custos pagos por instituições públicas. Por isso, o apelido "Gilmarpalooza" traz uma conotação sugerindo que o fórum funciona mais como um encontro de articulação política e menos como um debate técnico.

O Fórum é oficialmente organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), fundado por Gilmar Mendes e outros juristas , pelo Lisbon Public Law Research Centre (LPL), vinculado à Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), por meio de sua divisão FGV Conhecimento (também chamada de FGV Justiça).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.