i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Coronavírus

Até quando será necessário adotar o isolamento social no Brasil

  • Brasília
  • 08/04/2020 16:59
Ministério da Saúde propôs critérios para estados e municípios afrouxarem regras de isolamento social a partir do dia 13 de abril.
Ministério da Saúde propôs critérios para estados e municípios afrouxarem regras de isolamento social a partir do dia 13 de abril.| Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Principal política de prevenção ao novo coronavírus no mundo, o isolamento social é motivo de divergência no Brasil. O presidente Jair Bolsonaro defende que apenas idosos e doentes crônicos fiquem isolados e que o restante das pessoas volte à normalidade de suas atividades para não prejudicar a economia. Já o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, recomenda que se siga os protocolos de isolamento preconizados pela Organização Mundial da Saúde.

Na segunda-feira (6), boletim epidemiológico do Ministério da Saúde apresentou regras para afrouxar o distanciamento social. Mas, afinal, até quando é necessário manter as pessoas em casa como estratégia de combate ao coronavírus?

O Ministério da Saúde divide as estratégias de isolamento social em três vertentes principais. A medida adotada atualmente em boa parte do país é o Distanciamento Social Ampliado (DSA), que recomenda que todos permaneçam em casa durante a vigência da medida, restringindo ao máximo o contato com as pessoas.

Outro método é o Distanciamento Social Seletivo (DSS), quando apenas alguns grupos ficam isolados. Fazem parte desses grupos aqueles que apresentam mais riscos de desenvolver a doença ou os que podem apresentar um quadro mais grave, como idosos e pessoas com doenças crônicas, por exemplo.

Por fim, há o bloqueio total, ou lockdown, que é o nível mais alto de segurança. Durante um bloqueio total, todas as entradas de um perímetro são bloqueadas por profissionais de segurança e ninguém tem permissão de entrar ou sair dessa região. No Brasil, não houve nenhuma região que adotou esse protocolo até agora.

Nova diretriz do Ministério da Saúde sobre isolamento social

Em boletim epidemiológico divulgado na segunda-feira, o Ministério da Saúde propõe afrouxar a partir de 13 de abril o isolamento social em algumas regiões. A pasta define dois critérios para isso: as novas medidas devem ser adotadas em regiões que não comprometeram mais do que metade da capacidade de atendimento de saúde instalada antes da pandemia do novo coronavírus; e com incidência da doença que não supere em 50% a média nacional.

O que o ministério fez é estabelecer critérios para que estados e municípios que adotaram o modelo DSA façam a substituição pelo DSS. Com isso, a pasta pretende permitir a retomada gradual da circulação e da atividade econômica.

Por outro lado, regiões com mais da metade da capacidade ocupada e com coeficiente de incidência 50% superior à estimativa nacional deverão manter regras de isolamento social amplo até que seus sistemas de saúde estejam providos de leitos, respiradores, testes, equipamentos de proteção e equipes de saúde suficientes.

Para o pesquisador da Fiocruz e coordenador do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz), Daniel Villela, ainda é cedo para falar em relaxamento do isolamento social. “Isso ainda está sendo discutido e está sendo melhor formatado. Vai depender de testagem, saber pessoas que são imunes, saber se esses testes são confiáveis e ter uma volta gradativa. Se for volta abrupta pode ter efeitos indesejáveis”, explica.

Ele ressalta que a estratégia deve ser avaliada caso a caso. “Não dá para fazer uma política para o país inteiro ao mesmo tempo, tem que ser pontual. No momento, o isolamento está sendo disseminado em todos os lugares. Na hora que conseguir reconhecer que determinados lugares você já passou de determinado ponto da epidemia, vai pensando em fazer a volta gradativa. Esse ponto precisa pensar e pode ser diferente em estados e municípios”, explica.

Villela defende que o isolamento social deve ser continuado por enquanto. “Devemos ficar mais atentos e continuar nessa política de isolamento social. Isso, no final das contas, tem o efeito de alongar o processo e empurrar o pico lá para frente”, defende.

Aprovação popular

O isolamento social, apesar de não ser a alternativa preferida do presidente da República para combater o coronavírus, é defendido pela maior parte da população. Pesquisa Datafolha divulgada na segunda-feira (6) mostra que 76% dos brasileiros apoiam o isolamento social.

Outros 18% dos entrevistados defendem que é melhor acabar com o isolamento para estimular a economia. Já 6% não sabem ou não responderam. A pesquisa foi realizada por telefone entre os dias 1º e 3 de abril. Foram ouvidas 1.511 pessoas e a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Por que o isolamento social é importante

As medidas de distanciamento social visam, principalmente, reduzir a velocidade da transmissão do coronavírus, que ocorreria de modo controlado em pequenos grupos e daria tempo para o sistema de saúde preparar sua estrutura com equipamentos e recursos humanos.

O secretário de vigilância do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira explicou que a razão de tanto cuidado do ministério em adotar a medida de distanciamento social seletivo. "A teoria do distanciamento social seletivo, em que eu abro o sistema para que populações jovens possam transitar, se infectar e criar com isso imunidade de rebanho, em teoria, ela é razoável. Não tem problema do ponto de vista metodológico, desde que tivéssemos leitos, respiradores e equipamentos de proteção suficientes", afirmou o secretário. "O único instrumento de controle existente, possível e disponível hoje é o distanciamento social", completou, em coletiva de imprensa na segunda-feira (6).

Um relatório técnico publicado por cientistas e por Mandetta nesta terça-feira (7), na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, também externa preocupações com o sistema de saúde do Brasil caso haja um rápido avanço da contaminação pela covid-19. Os cientistas defendem o isolamento social como medida mais eficaz para combater o vírus neste momento.

"Há preocupações relativas à disponibilidade de unidades de terapia intensiva (UTIs) e ventiladores mecânicos necessários para pacientes hospitalizados com covid-19 bem como a disponibilidade de testes de diagnóstico específico, particularmente os RT-PCR de tempo real, para a detecção precoce de covid-19 e a prevenção de transmissão subsequente", afirma o relatório.

O documento também defende que o isolamento social deve ser introduzido já nas fases iniciais do surto de forma a "achatar a curva epidemiológica com o menor impacto econômico possível". Os autores argumentam que, se o distanciamento social e a restrição do acesso do público apenas a serviços essenciais forem efetivos, é possível mitigar o impacto econômico e, ao mesmo tempo, controlar a propagação da covid-19.

Pesquisadores da Fiocruz e da FGV também defendem medidas de redução da mobilidade intermunicipal e distanciamento social. Segundo um relatório publicado na última sexta-feira (3), as medidas de restrição da circulação de pessoas podem se refletir em tempo ganho no processo de interiorização da disseminação do novo coronavírus.

De acordo com as projeções da Fiocruz, há um impacto significativo na disseminação da covid-19 quando há redução no fluxo de pessoas de uma cidade para outra, se também houver o isolamento social dentro dos municípios. Ainda segundo o relatório, se adotadas de maneira independente, ações locais se mostram mais relevantes que redução de fluxos entre cidades.

Os pesquisadores citam o exemplo do estado de São Paulo. A diminuição de 30% no fluxo entre cidades resulta em um ganho de cerca de uma semana em todo o estado, em termos de número de contaminados por covid-19. Já uma maior diminuição desse fluxo (80%), junto com um distanciamento social muito eficiente, pode atrasar a propagação do coronavírus para o restante do estado por mais de um mês.

O relatório é produzido pelo Núcleo de Métodos Analíticos para Vigilância em Epidemiologia (Mave), grupo formado por pesquisadores do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e da Escola de Matemática Aplicada (EMAp/FGV).

Pico de Covid-19 deve ocorrer entre abril e maio

O relatório técnico assinado por cientistas e por Mandetta afirma que se espera um aumento de casos do novo coronavírus no Brasil "nos próximos meses", apontando para modelos matemáticos segundo os quais a Covid-19 permanecerá potencialmente em circulação "até meados de setembro" e terá "um pico importante" em abril e maio.

Essa expectativa confirma o que já vem falando o ministro da Saúde desde o início da pandemia de coronavírus no Brasil. Luiz Henrique Mandetta acredita que, a partir de setembro, os casos devem começar a apresentar quedas significativas no país.

O documento aponta que, se o isolamento social for adotado antes de o ritmo de contágio pela doença acelerar demais, é possível mitigar o impacto econômico do fechamento de serviços não essenciais.

Segundo o pesquisador da Fiocruz, ainda é prematuro estimar quando o pico da doença pode ocorrer no Brasil. “Ainda é muito cedo para estimar isso, dizer com segurança”, diz Villela. “O fato é que tem dados chegando com atraso, os laboratórios estão sobrecarregados. Teria que ter uma ideia melhor do que é a fotografia do momento hoje”, explica. Além disso, Villela acrescenta que o isolamento social adotado nos estados e municípios pode acabar empurrando o pico de contágio para o futuro.

Estados mais críticos 

O Ministério da Saúde avalia que no Brasil os pontos de epidemia ainda estão localizados. O coeficiente de incidência nacional do coronavírus é de 5,7 casos a cada 100 mil habitantes, segundo o boletim epidemiológico divulgado na segunda-feira (6).

O ministério vê com preocupação a situação de cinco estados que extrapolaram a taxa média de incidência: Distrito Federal (15,5 casos a cada 100 mil habitantes) e dos estados do Amazonas (12,6 casos a cada 100 mil habitantes); Ceará (11 casos a cada 100 mil habitantes); São Paulo (10,5 casos a cada 100 mil habitantes); e Rio de Janeiro (8,4 casos a cada 100 mil habitantes). “Nesses locais, a fase da epidemia pode estar na transição para fase de aceleração descontrolada”, explica o texto.

O relatório da Fiocruz mostra que o Brasil já vive um processo de interiorização da epidemia de Covid-19. E, além dos cinco estados elencados pelo Ministério da Saúde, os pesquisadores acrescentam outros três estados que requerem atenção: Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia. Segundo o documento, municípios brasileiros próximos a centros urbanos que já possuem transmissão sustentada e mais de cem casos, como é o caso das capitais Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza, Salvador, Brasília e Manaus, são os com maior risco de disseminação da doença neste momento.

Em São Paulo, segundo a Fiocruz, o processo de interiorização da doença já está em curso. A região metropolitana da capital e o eixo para Campinas já apresentam vários municípios com pelo menos 10 casos.

No Rio de Janeiro, apenas dois municípios fora da capital registraram até agora mais de 10 casos: Volta Redonda e Niterói. Segundo os pesquisadores, isso pode ser um indicativo de retardamento no processo de interiorização prevista para outras regiões do estado.

Segundo as previsões, que se baseiam em modelos matemáticos, todas as capitais estaduais e o Distrito Federal são considerados como regiões com grande probabilidade de acumular casos graves no curto prazo.

Os pesquisadores destacam ainda que o litoral sul da Bahia e a região do litoral catarinense já apresentam um número de casos que requerem atenção, de acordo com os dados levantados no estudo. No Norte, principalmente em Manaus e os municípios a jusante no Rio Amazonas são os locais com maior disseminação. No nordeste, o Ceará aparece como importante epicentro.

Amazonas, Ceará e Bahia demandam atenção especial, uma vez que a combinação de um alto risco de introdução da epidemia com alta vulnerabilidade constitui em situação de alerta máximo, segundo a Fiocruz.

Como está a incidência do coronavírus no Brasil

65 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 65 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • M

    Marcelo Gurgel

    ± 0 minutos

    Só espero que estes pesquisadores não sejam funcionários públicos com seus salários garantidos integralmente, pois assim sendo é facil optar pela quarentena.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos

    ± 6 horas

    Ninguém sabe nada, pois não temos dados suficientes. Os tais “ especialistas” tateiam no escuro e os aprendizes de tiranos, utilizando o medo potencializado pela imprensa, vão fazendo seus experimentos sociais. Essa é a realidade

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joão José Augusto Mendes

    ± 15 horas

    Ninguém sabe, se até agora a cada semana indicam que a próxima será o pico da pandemia, devemos ir até dezembro 20

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FERNANDO BITTENCOURT VARGAS

    ± 18 horas

    Serão 24 semanas. Com duas fases de onda de 12 semanas. Assim foi em 1918 no EUA. É ciência e história em gráficos de cidades. O vírus tem seu ciclo não liga para nenhum discurso. No mundo, ao lado do esquerdista Ortega da Nicarágua, e de dois ditadores de republiquetas da antiga URSS, Bolsonaro é do time negacionista. Isso saiu no artigo da Financial Times dizendo que o governo trata Bolsonaro como um parente insano que é melhor não contrariar. Com isso transforma e , faz tempo, em chacota mundial a imagem do nosso país, e afasta grandes investidores, é puro anticapitalismo. Mas ele diz combater o comunismo, O que só atrapalha vários negócios com a China, Ignorância não é virtude.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MCuritiba

    ± 21 horas

    Eu acho que o isolamento deveria prosseguir até o final de Maio, a partir daí devemos cogitar a possibilidade de conviver com o vírus e achar soluções para isso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    ± 21 horas

    A OMS não dita norma de nada. É uma organização inútil e presidida por outro esquerdopata inútil e pior, aliado da China. O Brasil deve manter a quarentena até o final do mes doa a quem doer e depois transformar em quarentena vertical. Os mais jovens precisam retornar gradativamente ao trabalho. O país precisa andar novamente. É bom tambem recordar que o planeta viu o Chernobyl, Hiroshima e o tsunami do Japão e não deixaram de reconstruir...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JESIEL

    ± 2 dias

    Em maio dirão que o pico será entre maio e junho...É como o aviso "fiado só amanhã "

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rafael Ferreira

    ± 2 dias

    "Pesquisa Datafolha"...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antonio Carlos

    ± 3 dias

    Eu só li até "Pesquisa Data Folha". Daí em diante já não dei crédito algum à matéria. Lamentável este meio de comunicação utilizar dados que uma instituição sabidamente comprada pela esquerda nacional.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Romeu

    ± 3 dias

    Dos 76% que aprovam o “distanciamento”, uns 90% devem ser funcionários públicos e o resto tá curtindo umas ferias, achando que o dinheirinhos vai continuar caindo na conta.... coitados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gustavo Augusto Druziki

    ± 3 dias

    Hoje passei na barbearia para cortar meu cabelo, fui no banco e saquei dinheiro, passei na lotérica paguei os boletos e como eu estava em casa, fui no material de construção e comprei um martelo, aí aproveitei e já fiz as compras no mercado, só não consegui comprar um tênis, porque as lojas do comércio estavam fechadas. Acho que é lá que tem coronavírus !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gustavo Augusto Druziki

    ± 3 dias

    Até o momento em que médicos hipócritas que estão usando cloroquina em caráter preventivo, passem a recomendar mesmo para casos leves do covid, para que não evoluam e passem a exigir tratamento com internamento e UTI.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leandro

    ± 3 dias

    Dura até faltar grana para pagar a máquina pública, dai o MP, vereadores, prefeitos acordam pra vida. Isola quem necessita e voltem ao trabalho, o povo não é tão besta de fazer turismo em família sabendo do cenário (com exceções). Apenas lembrando aos nobres: a conta vai chegar e a RPC e GLOBO não vão pagar, acordem BRASIL!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Reinaldo de Oliveira

    ± 3 dias

    Em suma; só Deus sabe quando acabará o isolamento social. A discussão esta muito politizada e só no campo do achismo. Esquerdista, direitista, comunista, neoliberalista... uma chatice só de gente que nem sabe o significado de um ou de outro, virou clichê. Que barbaridade!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Renato

    ± 3 dias

    Me diga quem da sua família pode morrer para a economia não parar??? Fiquem em casa, obedeçam as orientações do Mandetta a única pessoa séria neste Governo e que pensa na população.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Meg Litton

      ± 41 minutos

      Quem tiver que morrer, morrerá: chama-se seleção natural... Antigamente as guerras cuidavam disso, hoje em dia são os vírus... Ou será que a humanidade "FICARÁ PARA SEMENTE"??????????

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • G

      Gustavo Augusto Druziki

      ± 3 dias

      Hoje passei na barbearia para cortar meu cabelo, fui no banco e saquei dinheiro, passei na lotérica paguei os boletos e como eu estava em casa, fui no material de construção e comprei um martelo, aí aproveitei e já fiz as compras no mercado, só não consegui comprar um tênis, porque as lojas do comércio estavam fechadas. Acho que é lá que tem coronavírus !

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    EDUARDO SABEDOTTI BREDA

    ± 3 dias

    O "litoral sul da Bahia e a região do litoral catarinense já apresentam um número de casos que requerem atenção". Tanto no litoral sul da Bahia (Porto Seguro) quanto no litoral catarinense tivemos imenso fluxo de pessoas no Carnaval. Será isso mera coincidência?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 3 dias

    #fiqueemcasa que a Grobo e a RPC vão pagar tuas contas!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    ± 3 dias

    Bozo tem é muita sorte, se não fosse o excelente trabalho do Ministro Mandetta, aqui já poderia estar pior que Nova Iorque. lmbecis acham que não.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Mirtão

      ± 3 dias

      Fique em casa e justifique o teu ócio petista mané.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARCO ANTONIO BOTTINI BASTOS

    ± 3 dias

    QUEM CONFIA EM PESQUISA DATAFOLHA? 90% DAS PESSOAS QUEREM TRABALHAR E MANTER SEUS EMPREGOS.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • _

    __Cloroquina!__

    ± 3 dias

    55% dos posts são robôs.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • G

      Gustavo Augusto Druziki

      ± 3 dias

      vá lá cloroquina e chupe metade da mortadela do Lula, a outra metade deixe para o biluzinho. Dois covardões que se escondem atrás de apelidos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • B

      bilu dandão

      ± 3 dias

      como todo mundo já sabe quem são, ficam pregando no deserto.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mirtão

    ± 3 dias

    Alias, o #fiqueemcasa chegou em boa hora para a petezada justificar o ócio.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mirtão

    ± 3 dias

    Até a hora em que a rede "bobo" e os sociopatas conseguirem quebrar o país para daí entrarem com seu velho discursinho engana ****** pra tentar assumir o poder e desgraçar de vez com todos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mirtão

    ± 3 dias

    Até a hora em que a rede "bobo" e os sociopatas conseguirem quebrar o país para daí entrarem com seu velho discursinho engana ****** pra tentar assumir o poder e desgraçar de vez com todos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rogerio Luiz

    ± 3 dias

    Até a mídia e a esquerda política tiverem certeza que quebraram o país, só então mudaram os discurso... Esse tal de pico já mudou pela terceira vez agora será em maio, depois em junho...julho, e os bobões em casa passando fome postando hastag #fiqueemcasa...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • M

      Mirtão

      ± 3 dias

      bilu dandão: Claro que não pois tua despensa deve estar abarrotada de mortadela né !? KKKKKKKKKK ******* útil.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • B

      bilu dandão

      ± 3 dias

      Eu não estou passando fome,mas pelo seu desespero...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mirtão

      ± 3 dias

      Tirou daqui ó. Exatamente.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Adelino monteiro dos santos

    ± 3 dias

    Pesquisa do Data Foice nesse momento é para rir mesmo Esse tipo de "pesquisa" não ajuda em nada nesse momento.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antoniel Souza Ribeiro da Silva Júnior

    ± 3 dias

    Isolamento amplo tal como vem sendo feito está matando a economia. É fácil dizer "fique me casa" com salário garantido no fim do mês (até quando?). E trancafiados vamos ficar imunes como? Superaremos a pandemia e morreremos de fome e transtornos mentais outros devido ao confinamento .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Hélio

    ± 3 dias

    Para mim esses 76% que aprovam o confinamento é um n úmero sem nenhum significado prático. Tire-se dai as pessoas que já não trabalham mesmo e vamos ver como fica esse percentual. Podem ficar confinados funcionários públicos em geral, aposentados, menores de idade, trabalhadores em home-oficc, etc. Então é fácil, o meu está garantido, sou a favor. Façam essa pesquisa entre aqueles que precisam ganhar seu dinheirinho no dia a dia, e veremos qual será aprovação. Aguardemos essa pesquisa a partir do memento de : atrasos no pagamento de salários, desemprego e todos os demais males de uma economia em queda !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo Palma

    ± 3 dias

    Onde estão os testes? Como podem os laboratórios estarem com suas capacidades esgotadas se foram aplicados menos de 100mil testes em todo o país? Sem testes não se pode afirmar NADA, é um vôo cego e as afirmações fritar pelos “especialistas” é puro “achismo”!!! Todos sabemos que se ficarmos isolados a pandemia pode se estender para 2021. O que falta é a Fiocruz, Butantã e outros serem mais eficientes e produzirem os TESTES! E aplicarmos, para sabermos onde está o inimigo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • B

      bilu dandão

      ± 3 dias

      é isso aí, os planos criaram um discurso de que não tem reagentes, mas tenho um parente que trabalha na unimed e já sei que é tudo cascata, não querem é cobrir. Isso é brasil!! E o presidente frouxo não toma atitude,é só gógó.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TOATOA

    ± 3 dias

    Algum especialista ai me responda: O isolamento Social vai exterminar com o virus? Senão não faz sentido isto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rolf Surkamp

    ± 3 dias

    Estranho essas estatisticas. 76% aprovam o isolamento social, porem em media somente 54% cumprem. Parte dos medicos concordam com o tal remedio polemico e outra parte diz que e duvidoso. Mas nao existe um debate mais detalhado o que propiciou a recupecao dos afetados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    m a filho

    ± 3 dias

    Pelo menos deixaram de falar sobre os casos da Itália e da Espanha. Provavelmente porque está em declínio, seguindo o caminho natural do vírus, não sendo mais notícia. Estão represando os casos, pra tudo explodir quando estivermos no invernão de Curitiba. Podem escrever.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AGM

    ± 3 dias

    Libera tudo! Doentes com COVID-19 entope com cloroquina!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Adriano

    ± 3 dias

    Se tivessem gasto 10% do que vão gastar agora antes, em meses anteriores, teríamos um sistema de saúde capaz de atender qualquer pandemia sem parar o país. Fica a lição para ser aprendida. Só que daqui uns dois anos boa parte desses respiradores que estão sendo comprados agora estarão encostados sem condições de uso por falta de manutenção

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AGM

    ± 3 dias

    Libera tudo! Doentes com COVID-19 entope com cloroquina!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo

    ± 3 dias

    Por um lado falam que é para evitar o colapso do sistema de saúde que não comportaria tanta gente doente a mais do que já tem. Então, admitem que não trabalham, faz muito tempo, para deixar o sistema de saúde preparado com folgas para qualquer epidemia. Na verdade, já não está preparado mesmo que não tivesse o covid 19. Por outro lado, pedir para o povo ficar confinado e fechar quase tudo é uma lavação de mãos, em tempos de Quaresma, plagiando Pilatos: se morrer alguém ou se a economia for para o brejo, o problema não será deles. Paciência, estavam apenas "protegendo" a população. Não trabalharam para melhorar o sistema; não assumem responsabilidades. Quem precisa de políticos assim?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zé Mané

    ± 3 dias

    quando chegarmos a 40% de desempregados, milhares passando fome e morando nas ruas.....ahi podemos liberar o isolamento. Como temos especialistas sábios. Quando posso voltar a catar minhas latinhas?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo

    ± 3 dias

    Claro que o povo aprova... 600 pila, vão pegar duas no mês de abril, banco adiando as dívidas, bônus de internet, canais abertos na TV e mais alguns benefícios.. pra que sair de casa? Ifood pagando uns delivery..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rômulo Viel

    ± 3 dias

    Falar em isolamento é fácil. Difícil é equacionar com a realidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joao Costa

    ± 4 dias

    Acho "engraçado" o povo aqui de Curitiba que prega o "só acontece com os outros". São Paulo começou assim também bem devagar, aí olha como estão hoje. O próprio Bolsonaro queimou a língua, os países que ignoraram o corona, tiveram que voltar atrás, o próprio "amigo" Trump deu o braço a torcer e está fazendo várias manobras pelo país, até desviar insumos! Por que o Bolsonaro não ligou para o Trump e cobrou essa manobra? Ora pois é mais fácil "brigar" com um ministro certo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • B

      bilu dandão

      ± 3 dias

      curitibano não gosta de ninguem ,nem dele mesmo, todo mundo sabe disso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CSG

    ± 4 dias

    O problema é que o Presidente fala demais, e fala coisas desnecessárias, assim acaba perdendo a credibilidade. Se houver super lotação de hospitais a bomba estoura no colo dos prefeitos e dos governadores , como não existe diálogo e sobram acusações infundadas , quem paga são os trabalhadores , é chegada a hora de menos política e mais trabalho responsável.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    bilu dandão

    ± 4 dias

    Isso aí , a roda não pode parar, mas em caso de infortunio, avisem os parentes que na funerária boa viagem, assinantes da gazeta tem 50% de desconto!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      José Carlos

      ± 3 dias

      E porque não foi lá ainda garantir o seu caixão? já sei, você vai ser enterrado num **** preto para 100kg

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cris Bispo

    ± 4 dias

    Outro dever de casa para os jornalistas. Baixem os PDFs com os protocolos do site who.int Vocês ficarão pasmos. Não há nada lá sobre fechar tudo. Todos os protocolos ensinam a evitar aglomeração. Essa loucura que se instalou em algumas cidades está fora dos protocolos

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      VivaoBrasil

      ± 3 dias

      cris, envie o site para a frança, espanha, itália e estados unidos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo

    ± 4 dias

    Isolamento não. Apenas sair, evitar aglomerações, evitar pessoas gripadas, lavar bem as mãos após pegar em dinheiro, caixa eletrônico, carrinho de supermercado, etc e usar alcool gel a cada 15 minutos quando estiver fora de casa. Divirta-se, trabalhe, gire o mercado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Joao Costa

      ± 4 dias

      Infelizmente não funciona assim, já viu quantas pessoas você encontra na rua, no mercado, na panificadora e por ai vai. Lavar as mãos é uma das formas de prevenção, mas ainda assim de nada adianta você cuidar e vários outros não. Tem muita gente que está duvidando da situação, da propagação e até das mortes, ou seja, o pensamento do Presidente ajudo negativamente. E lembre-se que você pode estar infectado, mas sem os sintomas e assim você pode estar propagando o covid sem saber.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gregório

    ± 4 dias

    Desde o início dessa pandemia tenho trabalhado todos os dias, frequento supermercados, panificadoras, farmácias, feiras livres, lavo bem as mãos, não toco o rosto e sigo com minha vida. Acho que não há motivo para histeria, mas que a mídia está torcendo contra, ah, isso está!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cris Bispo

    ± 4 dias

    Como assim não tem Lockdown? Tem gente indo pra delegacia simplesmente pq estava caminhando na praia. Tem prefeito que perdeu a noção. Se informem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    bilu dandão

    ± 4 dias

    Ficarei em casa até quando o ministro determinar. Se eu seguisse o chapeleiro maluco talvez já estivesse morto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • J

      José Carlos

      ± 3 dias

      Zyss: se você por isso o biluzinha não saia da rua.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      ± 3 dias

      Fica até ele mandar dar a bunda

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Lucas Batista Da Costa

    ± 4 dias

    "Além disso, Villela acrescenta que o isolamento social adotado nos estados e municípios pode acabar empurrando o pico de contágio para o futuro." Ou seja, nossas medidas restritivas protelam o pico, então vamos mantê-las, senão endurecê-las, para assim evitar que chegue o pico. Que, aliás, seria em Abril; agora já saltou para Maio e nesse ritmo seguirá. Esse matéria é inutilidade e desinformação. Espero que o governo não só fomente o tratamento com a hidroxicloroquina, mas também a abertura do comércio, 'a volta à normalidade'. O resto é tudo tetra.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    ELIZETH APARECIDA SOUZA CROWE

    ± 4 dias

    Por que esse Mandeta insiste em nao usar o protocolo que esta funcionando em outros pauses? Qual e o real interesse do Ministro? https://brasilsemmedo.com/cientistas-publicam-carta-aberta-ao-ministro-da-saude/

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 4 dias

      Se o nosso presidente tem toda essa convicção, ele que determine. Quantas vezes ele já afirmou que, se é ele quem nomeia um ministro, ele pode mais que o ministro nomeado. O problema é dar palpites é fácil, assumir riscos é difícil. Mandetta não proibiu o uso da hidroxicloroquina : ele disse que cada médico que assuma a sua responsabilidade.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 4 dias

      Quem é que tem o poder de determinar? É o ministro ou o presidente da República?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]