i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Sucessão no Supremo

Tido como “ministro boa praça”, Luiz Fux quer o STF mais próximo da população

  • 09/09/2020 20:27
Novo presidente do STF, Luiz Fux, toma posse nesta quinta-feira (10).
Novo presidente do STF, Luiz Fux, toma posse nesta quinta-feira (10).| Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Em sua posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luiz Fux pretende transmitir duas grandes mensagens: de que buscará aproximar a Corte da sociedade e que o tribunal vai trabalhar em prol da democracia e do combate à corrupção.

Fux assume a presidência da Corte nesta quinta-feira (10). A ministra Rosa Weber será a vice-presidente. A cerimônia está marcada para às 16 horas. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, o STF adotará um esquema especial para a solenidade. Apenas 50 pessoas poderão acompanhar a posse dentro do plenário da Corte. Placas acrílicas serão instaladas na bancada dos ministros, haverá aferição de temperatura de todos os presentes e o uso de máscara será obrigatório.

Nos últimos anos, os ministros do Supremo têm buscado transmitir mensagens personalistas em suas posses. Quando assumiu a presidência da Corte, em 2012, Joaquim Barbosa criticou a desigualdade social dentro do Poder Judiciário e o excesso de privilégios no Brasil. Seu sucessor, o ministro Ricardo Lewandowski, reforçou o respeito à Constituição; a ministra Cármen Lúcia falou sobre a responsabilidade do Supremo no combate à corrupção e tentou dar lições também de austeridade fiscal ao dispensar a tradicional recepção a convidados. Já o ministro Dias Toffoli discorreu sobre a necessidade de um acordo interinstitucional.

Adepto do princípio de que o STF não pode ficar alheio das vontades populares, Luiz Fux deve reforçar essa necessidade de aproximação da Suprema Corte com o povo brasileiro. Isso fica latente a partir do convite para dois amigos artistas: o cantor Raimundo Fagner e o compositor Michael Sullivan. Fux, inclusive, compôs algumas músicas com Sullivan, conhecido como autor de canções como “Um dia de Domingo”, esta tocada pelo próprio Fux, durante a posse de Joaquim Barbosa.

Apesar disso, o novo presidente já afirmou a colegas que pretende fazer do Supremo um coadjuvante, não um protagonista na sociedade. Uma postura completamente distinta de Toffoli, que trouxe o STF para o centro das críticas após ações contestadas pelo próprio poder Judiciário, como o inquérito das fake news, por exemplo.

Em seu discurso de posse, Fux deve também destacar o Supremo como guardião da democracia e que instituições fortes ajudam a manter intactos princípios democráticos balizares, como o sistema de freios e contrapesos (em que cada poder independente – Executivo, Legislativo e Judiciário – ajuda a evitar abusos ou atos de autoritarismo).

Além disso, Fux pretende reforçar o papel do Supremo no combate à corrupção como a atuação da Corte no julgamento do mensalão, por exemplo. De origem judaica, Fux também deve fazer referências à perseguição nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Combate à corrupção é preocupação número um de Fux

Apesar de tentar mostrar um STF menos tolerante com a corrupção, um fator é apontado como preocupante pelo próximo presidente nos bastidores da Suprema Corte: o possível enfraquecimento da operação Lava Jato.

Fux é um dos maiores entusiastas da operação dentro do tribunal. Entretanto, a Lava Jato vem sofrendo vários revezes a partir de decisões da Segunda Turma, da qual fazem parte os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. No fim de outubro, o ministro Celso de Mello irá se aposentar e há a expectativa de que o ministro Dias Toffoli migre para a turma.

Dessa forma, estaria aberta a possibilidade de o Supremo decretar, por exemplo, a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro nas ações envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Caso Moro seja considerado parcial, é possível que as sentenças proferidas por ele voltem para a fase de alegações finais na primeira instância e o petista deixaria de ser considerado ficha suja, podendo concorrer novamente a um cargo eletivo.

Para tentar reduzir o efeito dessas derrotas, Fux já cogita colocar em discussão novamente a possibilidade de prisão após decisão em segunda instância. Mas a expectativa é que esse tema volte ao plenário apenas no segundo semestre de 2021.

Em novembro do ano passado, o STF voltou a proibir a execução da pena após decisão de segunda instância por 6 votos a 5. Votaram contra a medida os ministros Marco Aurélio Mello, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Dias Toffoli.

Durante a gestão Fux, dois ministros deixarão a Corte. Celso de Mello vai se aposentar em novembro e Marco Aurélio, em julho do ano que vem. Com essas duas baixas, há a expectativa de que o presidente Jair Bolsonaro nomeie dois ministros que façam parte da chamada ala punitiva do tribunal. Assim, ambos reforçariam a ala hoje formada por Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Cármen Lúcia. Fux já sinalizou a colegas que, a depender do perfil dos novos ministros, é provável que o Supremo seja obrigado a rediscutir esse assunto.

Presidente “boa praça”, artista e lutador de jiu-jitsu

O próximo presidente do Supremo é considerado um “boa praça” entre seus colegas e auxiliares do STF. Lutador de jiu-jitsu – ele é faixa vermelha e branca, o ministro é um homem extremamente preocupado com a saúde. Ele montou um tatame em casa, costuma treinar com os seguranças da Corte e faz corridas matinais sempre que possível. No julgamento do mensalão, em 2012, Fux costumava dizer aos colegas que conseguiu superar a maratona daquele processo graças à atividade física diária.

Além de Fagner e Michael Sullivan, Fux também tem como amigo e colega o sambista Arlindo Cruz e sua grande referência na vida é seu pai, o advogado Mendel Wolf Fux, um imigrante romeno. Wolf Fux já é falecido.

Assumidamente “carioca da gema”, Fux cursou Direito entre 1972 e 1976 na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Na faculdade, foi guitarrista de uma banda de rock chamada “The Five Thunders” (os cinco trovões em tradução livre). Mesmo quando foi professor da UERJ, no final dos anos de 1970, Fux tocava nas festas dos alunos. Seus dotes musicais começaram ainda na adolescência, quando ele cantava em uma boate chamada Don Quixote, no Rio de Janeiro. Já como juiz, Fux tocou guitarra em um evento ao lado de Daniela Mercury, quando a cantora baiana estava no início de carreira.

A carreira de Fux na magistratura começou em 1983 quando ele foi juiz do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Entre 1997 e 2001, Fux foi promovido a desembargador do TJ-RJ. Depois disso, o futuro presidente do STF assumiu um posto no Superior Tribunal de Justiça (STJ) até chegar ao Supremo em março de 2011, indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

22 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 22 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • K

    Klin

    ± 1 dias

    Não acredito! Uma só andorinha não faz verão! Tem que combinar com os outros dez!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vanderlei da Rosa

    ± 2 dias

    A população não gosta de ******** que advogam para bandidos!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Villar Ruas Gaiony Rodrigues

    ± 2 dias

    Não é confiável, só digo isso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Noscca

    ± 2 dias

    Eatatizemos a produção de perucas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 2 dias

    “Relator da prisão na 2ª instância provoca Bolsonaro: "Podemos contar com vocês?" O deputado Fábio Trad (PSD), relator da PEC da prisão na segunda instância, foi ao Twitter cobrar apoio do governo para a aprovação da proposta. “Gostaria de saber do governo Bolsonaro se seria possível nos ajudar a criar melhores condições políticas para aprovar a PEC da 2a. Instância. Estamos precisando do apoio do governo. Uma singela manifestação a favor da PEC já ajudaria. Podemos contar com vocês?” - E DAÍ, PESSOAL?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 2 dias

      CSG: Nem segunda instância e muito menos o fim do foro privilegiado...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CSG

      ± 2 dias

      Acho dificil apoiarem alguma coisa que vai prejucila-los.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 2 dias

    Só pra começar ... cancela o processo ilegal das Fake-news e faz valer a prisão após segunda instância ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Regina Célia Baldin

    ± 2 dias

    A última grande missão dele foi aumentar os salários dos coitadinhos do stf...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Denis Sebascon

    ± 2 dias

    Sempre espere o pior de qualquer um desses ministros. Assim, não haverá decepções.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 2 dias

    Pelo menos um juiz de carreira vai assumir. Espero que não seja da ala progressista. Que obedeça a constituição , que já é retrógrada e patrimonialista, e não a interprete com casuísmos como alguns outros ministros tem feito.E que consiga retornar a prisão em segunda instância. Por que se depender deste congresso que aí está, com seus atuais presidentes, vão colocar para décima instância.....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSMAR PORTUGAL VAZ

    ± 2 dias

    Me engana que eu gosto.....stf minúsculo , ridículo e vendedor de sentença. Todos são farinha do mesmo ****.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 2 dias

    A receita é simples, Ministro Fux: é só manter o STF mais longe dos bandidos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DEOCI DOS SANTOS

    ± 2 dias

    Difícil acreditar nesta máfia instalada no STF

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Morais

    ± 2 dias

    Ol, agora vamos ver que tipo de música ele vai cantar no tribunal.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cético

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GISELE

    ± 2 dias

    Se o foco é se aproximar da sociedade e combater a corrupção então vai fechar o STF

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Hermes Rocha

    ± 2 dias

    Não inspira confiança. Assediou o Zé Dirceu e prometeu livrar o lula se fosse indicado, tendo, portanto um compromisso com o PT. Chegou a beijar os pés da Adriana Anselmo, mulher do Cabral, como subserviência, mais um compromisso com ladrões.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CSG

    ± 2 dias

    Fux, te prepara porque o novo alvo das milicias digitais é vc mesmo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • P

      Paulo Ricardo Costa Pinto

      ± 2 dias

      Zyss: Esse é o membro da curriola: com o cloroquina, o Freitas, Sartan e mais uma meia dúzia de gente amorosa que não perdem a oportunidade de chamar ou sugerir que a culpa é do Bolsonaro ou que outro será alvo de ataques minions. Eu os chamarei agora em diante de moroasnos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      ± 2 dias

      Ele é servidor público, ganha pra Server o povo, se não aguentar pede demissão.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 2 dias

    Vai demitir os outros 10 então????

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]