• Carregando...
Lula demite comandante do Exército três semanas após nomeação
Relação entre general Arruda (foto) e Lula ficou fragilizada após atos de vandalismo do último dia 8. Tomás Miguel Ribeiro Paiva será o novo comandante| Foto:

O presidente Lula (PT) decidiu exonerar o comandante do Exército general Júlio Cesar de Arruda. Com a decisão, comunicada ao militar neste sábado (21), o comandante deixa o cargo apenas 22 dias após ser nomeado. A demissão ocorre apenas um dia após a reunião entre o chefe do Executivo com o ministro da Defesa e os comandantes das Forças Armadas.

O novo comandante do Exército será o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, que era o segundo na lista de militares que poderiam se tornar comandantes no governo Lula conforme o critério de antiguidade. Ele é o atual comandante militar do Sudeste e recentemente fez um longo discurso pregando a confiança no resultado das urnas e Forças Armadas apartidárias.

Arruma havia assumido o comando do Exército de forma interina no dia 30 de dezembro ainda na gestão Bolsonaro após acordo entre o atual da Defesa no governo Lula, José Múcio Monteiro, e o titular anterior da pasta, Paulo Sérgio Nogueira. Na ocasião, a escolha de Lula pelo general Arruda deu-se mais pelo respeito ao critério de antiguidade – o agora ex- comandante é o mais antigo general quatro estrelas da ativa do Exército Brasileiro – do que por alinhamento político.

Após os ataques aos prédios dos Três Poderes, no último dia 8, a relação entre Lula e o general passou a ficar fragilizada. Um dos motivos foi que Arruda teria impedido a entrada de policiais militares do Distrito Federal no acampamento montado por manifestantes em frente ao Quartel General do Exército após os atos de vandalismo.

Reunião entre Lula e Defesa deveria “virar a página”

No encontro de ontem entre Lula, o ministro da Defesa José Múcio e os comandantes das Forças Armadas, incluindo Arruda, Múcio afirmou que a reunião serviu para “virar a página” e criar um ambiente de distensão entre o governo e as Forças Armadas.

Na ocasião, Múcio afirmou que se ficar comprovada a participação de algum militar nos atos praticados nas sedes dos Três Poderes, o mesmo irá responder individualmente como cidadão. Segundo ele, os militares estavam cientes e de acordo com as providências adotadas pelo governo. O discurso do ministro da Defesa foi no sentido oposto ao do presidente Lula (PT), que afirmou em outras ocasiões que via o envolvimento direto de militares nas manifestações.

Exonerações após desconfiança de Lula com militares

Na terça-feira (17) o presidente Lula exonerou 43 militares que cuidavam que atuavam na administração e segurança do Palácio da Alvorada e da Granja do Torto, residências oficiais da presidência da República. Também foram dispensados três militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que atuavam na Coordenação-Geral de Operações de Segurança Presidencial. A relação tem militares do Exército, Marinha e Aeronáutica. Dias depois outros 13 militares que trabalhavam no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) foram demitidos.

Na ocasião, o presidente afirmou ainda que iria fazer uma “triagem” para identificar apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro que ainda atuavam dentro do Palácio. “Nós estamos no momento de fazer uma triagem profunda, porque a verdade é que o Palácio estava repleto de bolsonaristas, de militares, e nós queremos ver se a gente consegue corrigir para que a gente possa colocar funcionário de carreira, de preferência funcionários civis, ou que estavam aqui ou que foram afastados, para que isso aqui se transforme em um gabinete civil", declarou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]