Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Gilvan da Federal

Mesa Diretora pede suspensão de deputado por falas contra Gleisi Hoffmann

Gilvan da Federal - Lula - AGU
Deputado Gilvan da Federal. (Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

Uma representação da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, assinada pelo presidente Hugo Motta (Republicanos-PB), pede a suspensão por seis meses do mandato do deputado Gilvan da Federal (PL-ES). A medida, protocolada junto ao Conselho de Ética da Casa, foi motivada por declarações do parlamentar contra a ministra das Relações Institucionais e deputada licenciada Gleisi Hoffmann.

O episódio ocorreu na última terça-feira (29) durante reunião da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado com a presença do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. Gilvan associou a Gleisi o apelido de "amante", em referência à citação em uma planilha da Odebrecht investigada pela Operação Lava Jato. Ele também usou o termo "prostituta" em seu pronunciamento.

Na representação, a Mesa Diretora alega que Gilvan "incorreu em condutas incompatíveis com o decoro parlamentar (...) ao proferir manifestações gravemente ofensivas e difamatórias". Ainda segundo o documento, as falas "excederam o direito constitucional à liberdade de expressão, caracterizando abuso das prerrogativas parlamentares, além de ofenderem a dignidade da Câmara dos Deputados, de seus membros e de outras autoridades públicas".

O deputado Gilvan da Federal não se pronunciou sobre a representação da Mesa Diretora.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros