Nesta quarta-feira (23), a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou a convocação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para que ele explique o asilo diplomático concedido à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, esposa do ex-presidente Ollanta Humala (2011-2016), ambos condenados pela Justiça peruana a 15 anos de prisão no âmbito da Operação Lava Jato.
Heredia e Humala foram acusados de lavagem de dinheiro qualificada por financiamento ilegal, por parte do ex-ditador venezuelano Hugo Chávez e da construtora brasileira Odebrecht, para campanhas eleitorais de Humala em 2006 e 2011.
O requerimento foi protocolado pelo deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES). Segundo o parlamentar, “o asilo à Nadine Heredia, cuja culpa foi declarada por tribunal, é mais do que um erro diplomático – é a recusa de se curvar à legalidade”.
“Quando o Estado se presta a esse papel, torna-se cúmplice de tudo aquilo que deveria combater. A corrupção, então, não é mais um mal externo, mas um verme no tronco do governo”, completou o parlamentar.
Ao comentar sobre a aprovação do requerimento, o deputado Filipe Barros (PL-PR) disse que “o parlamento e o povo brasileiro exigem explicações urgentes sobre as recentes ações e omissões do Itamaraty no caso que envolve o resgate de uma corrupta no Peru”.
Governo Lula mandou aeronave da FAB buscar Heredia no Peru
Na semana passada, Vieira disse que o asilo foi concedido por "questão humanitária" e confirmou que o governo Lula enviou uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para buscar Heredia no Peru.
A ex-primeira dama peruana chegou ao Brasil no dia 16 de abril, depois de buscar abrigo na Embaixada do Brasil no Peru.
Segundo Mauro Vieira, o governo peruano concordou com a saída de Nadine Heredia do país em avião da FAB. “Foi a única forma em que havia de retirá-la com segurança e rapidez do país, com a concordância do governo peruano”, afirmou o ministro.
Questionado sobre se o presidente Lula (PT) teria conhecimento da operação para conceder asilo a uma condenada por corrupção em outro país, Vieira disse que o petista foi comunicado da decisão.
Captura de Maduro pelos EUA desgasta Lula e pode afetar eleições presidenciais no Brasil
Quem é quem no julgamento de Maduro e o que acontece após ele se declarar inocente
Queda de Maduro só deve afetar preços do petróleo no médio prazo
Região do palácio presidencial da Venezuela tem tiroteio após posse de vice de Maduro