i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Meio Ambiente

Nuvens e desmatamento legal: por que Bolsonaro não acredita nos dados sobre a Amazônia

  • PorAndrea Torrente, especial para a Gazeta do Povo
  • 01/08/2019 20:30
Governo diz que dados errados sobre desmatamento da Amazônia prejudicam o Brasil
Governo diz que dados errados sobre desmatamento da Amazônia prejudicam o Brasil| Foto: Jefferson Rudy/Arquivo AFP

Desde que tomou posse, o governo Bolsonaro tem atacado com regularidade os dados sobre o desmatamento da Amazônia e entidades que fazem o monitoramento, inclusive órgãos ligados ao governo, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que é vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. As críticas têm se intensificado nas últimas semanas, sobretudo após o Inpe divulgar as últimas medições do sistema Deter – Detecção de Desmatamento em Tempo Real, que apontam um crescimento de 88% na desflorestação em junho e de 212% em julho, na comparação com os mesmos meses de 2018.

Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (1), o presidente Jair Bolsonaro voltou a contestar o número que, segundo ele, “não condiz com a verdade”. Disse ainda que os informes são divulgados de má-fé e que no Inpe há gente interessada em denegrir a imagem do país. Na mesma ocasião, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, também desconfiou da veridicidade dos dados do Inpe e disse que, mesmo que fossem corretos, não deveriam ser alardeados, mas sim, tratados internamente.

Leia também:

Conheça os sistemas que fazem o monitoramento da Amazônia Legal

Cientistas internacionais atestam credibilidade do Inpe

Questionados em ao menos duas ocasiões pelos jornalistas sobre quais seriam os dados reais, os integrantes do governo não responderam. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que aos dados de junho foram adicionados dados de meses anteriores, que há áreas duplicadas nas medições e que não foi considerada a área recuperada pela floresta.

Mas, afinal, por que o governo não acredita nos dados oficiais? Veja o que a equipe de Bolsonaro alega e o que especialistas no assunto afirmam:

A questão das nuvens

O que diz o governo

O ministro Ricardo Salles questiona a precisão das imagens coletadas pelos satélites, já que, por causa das nuvens, elas seriam apenas estimativas. “Do jeito que a turma defende, parece que o Inpe chega no dia 1º de janeiro e faz o monitoramento de toda a Amazônia, depois no ano seguinte faz a conta de mais e menos e vê quanto desmatou. Não é assim que funciona. Você não passa o scanner por cima da área toda o tempo todo; o satélite passa a cada 14 dias [na verdade, a frequência é a cada 16 dias], se tiver uma nuvem, já não viu ali. Então faz um número por estimativa. Os dados não são precisos, nesse aspecto”, disse Salles à Folha de S. Paulo, em 15 de janeiro deste ano.

Nesta quinta (1), Salles anunciou que a pasta vai lançar licitação para contratar uma nova empresa de fiscalização porque, em sua avaliação, o país "precisa ter um sistema melhor de fiscalização".

O que se sabe  

O Inpe explica que o problema é contornado desta forma: “Para as áreas onde a cobertura de nuvens não permitiu o mapeamento, é feito um cálculo que estima a área desmatada sob nuvem, usando a hipótese de que a proporção da ocorrência de desmatamento em áreas sob nuvens é igual a das áreas não cobertas por nuvens”. Aproveitando a época de secas, o instituto compara também imagens coletadas em períodos diferentes para checar se houve ou não desmatamento. Segundo o Inpe, o nível de precisão dessas medições é superior a 95%.

Além do monitoramento do Inpe, o Ibama desenvolveu uma metodologia, em parceria com a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (Jaxa), que, por meio de sensores de radar, identifica desmatamento através das nuvens. “Os desmatadores não têm como evitar a detecção do corte, mesmo em períodos de tempo fechado, em que as nuvens poderiam bloquear a visão do satélite”, explicou em junho do ano passado, o coordenador-geral substituto do Centro Nacional de Monitoramento e Informações Ambientais do Ibama, Edson Sano.

Legal X ilegal

O que diz o governo

Segundo Salles, as imagens coletadas pelos satélites não diferenciam entre desmatamento legal e ilegal. "Você tem a informação do desmatamento, da diminuição da cobertura vegetal, mas você não sabe se ela é ilegal ou não. Se ela for legal, porque você vai coibir o que é legal? Por outro lado, se for ilegal, nós temos que agir firmemente, mas somente naqueles locais onde há desmatamento ilegal", afirmou em entrevista ao G1, em 10 de dezembro do ano passado. E ainda: "Nós não sabemos se o desmatamento está acontecendo em área de conservação e propriedade indígena, dentro de propriedade privada. Se o percentual é maior ou menor do que dentro da reserva legal", disse. "Como você pode emitir uma opinião sobre alguma coisa sem ter dados?"

Para o ministro é preciso “fiscalizar quem está cometendo ilegalidades, mas também reconhecer de outro lado que muitas das supostas irregularidades não são. E é preciso que haja uma postura correta do ente público em reconhecer que certas situações alardeadas para os quatro cantos em muitos momentos não são infração. Elas são simplesmente implementação de dispositivos legais de direito de propriedade”.

O que se sabe

Desde dezembro do ano passado, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) conta com uma ferramenta desenvolvida em parceria com a Rede MapBiomas que funciona como uma espécie de radar de velocidade que fotografa a placa do veículo infrator. O sistema cruza as imagens de sistemas diferentes de alertas de desmatamento com os dados do Cadastro Ambiental Rural e de autorizações de supressão de vegetação, o que permite identificar a legalidade ou não do desmatamento para a elaboração de um laudo detalhado.

Levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo, com base nos dados do Ministério do Meio Ambiente, aponta que 15% do desmatamento registrado pelo Prodes – Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite em 2018 (feito pelo Inpe) ocorreu em unidade de conservação e em terra indígena. O resto aconteceu em terra pública grilada para especulação imobiliária e privada, sendo 19% em propriedades inscritas no CAR. Dados oficiais do governo registraram, entre agosto de 2017 e julho de 2018, aumento de 13,7% no desmatamento da Amazônia Legal.

Desmatamento zero

O que diz o governo

“O Brasil continua sendo exemplo de conservação, e nenhuma medida concreta foi tomada pelo governo contra a preservação", disse Salles à BBC Brasil, em junho. Segundo o ministro, os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais são “genéricos” e o Brasil já alcançou o “zero relativo” de desmatamento. "Busca-se o zero absoluto ou o zero relativo? O zero relativo nós já atingimos", disse Salles à Folha de S. Paulo comentando os números do Inpe.

Augusto Heleno afirmou à BBC Brasil que “esses índices de desmatamento são manipulados. Se você somar os porcentuais que já anunciaram até hoje de desmatamento na Amazônia, a Amazônia já seria um deserto. No entanto, nós temos muito mais da metade da Amazônia intocada”. Questionado pela Gazeta do Povo sobre quais índices seriam manipulados, o ministro negou ter se referido aos do Inpe. Mesmo assim defendeu que os números do Inpe “merecem certa reserva”.

O que se sabe

O Brasil ratificou em 2016 o Acordo de Paris sobre o clima que prevê zerar o desmatamento ilegal até 2030. Por enquanto, porém, os dados parecem ir de encontro ao objetivo. Monitoramento do MapBiomas (projeto criado em 2015 em parceria entre universidades, ONGs, institutos nacionais e o Google) aponta que 953 mil hectares foram desmatados em unidades de Conservação (UCs), terras indígenas (TIs) e quilombolas que deveriam ter permanecido integralmente preservados. Isto equivale a uma área equivalente a seis cidades de São Paulo.

Como a Amazônia é monitorada

Por meio de satélites, três sistemas fazem o monitoramento da Amazônia Legal, sendo dois governamentais operados pelo Inpe, e um independente, gerenciado pelo Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia). São eles:

Deter - Detecção de Desmatamento em Tempo Real

Comandando pelo Inpe e lançado em 2004, o Deter emite notificações diárias ao Ibama e divulga relatórios trimestrais (em fevereiro, maio, agosto e novembro). Por meio dos satélites Landsat e CBERS-2/2B, o Deter registra dois tipos de desmatamento: a degradação da floresta, que é a retirada de algumas árvores de valor comercial, e o corte raso, que é a remoção total da vegetação. O Deter aponta uma tendência de desmatamento, que segundo o MapBiomas, em 90% dos casos é confirmada por dados mais consolidados.

O Deter revela desmatamento a partir de 25 hectares, equivalente a 25 campos de futebol. Por ser um sistema ótico, a cobertura das nuvens prejudica a leitura das imagens, porém, o problema é contornado graças a um radar que emite ondas eletromagnéticas e que faz a leitura através as nuvens: este sensor cobre 17% da Amazônia legal, na área com maior incidência de nuvens. O sistema conta também com outro satélite que produz imagens com resolução maior, a partir de 6,25 hectares.

Prodes - Programa de Cálculo do Desflorestamento da Amazônia

Também comandado pelo Inpe, o Prodes calcula, desde 1988, a taxa anual oficial de desflorestamento: os dados são divulgados em agosto. O foco do Prodes é a identificação do corte raso com uma resolução a partir de 6,25 hectares. O sistema cruza imagens de três satélites, dessa forma, ao longo do ano, consegue monitorar as áreas cobertas por nuvens.

Para a estimativa da taxa de desmatamento do Prodes, é levado em consideração não só o valor de incremento de supressão florestal, mas também, por exemplo, as áreas desmatadas que estavam sob nuvem em anos anteriores.

Sad – Sistema de Alerta de Desmatamento

O Sad é operado por um órgão independente, o Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia). O sistema detecta a degradação (perda parcial da floresta) e o corte raso (perda total). A divulgação dos dados é mensal. O objetivo desse monitoramento é subsidiar os órgãos de fiscalização nas operações de identificação e punição dos infratores.

O sistema usa um dos mesmos satélites do Deter, porém a leitura das imagens é diferente: ela é realizada pelo método híbrido, com classificação digital e interpretação visual. Dessa forma, o sistema é capaz de detectar o desmatamento a partir de 10 hectares. Como é um leitor ótico, as nuvens podem atrapalhar a coleta de dados.

As imagens não diferenciam desmatamento legal do ilegal. Para isso é preciso combinar as informações obtidas pelos sistemas de monitoramento com as informações de autorizações de desmatamento concedidas pelos estados.

Como funcionam os 3 sistemas de monitoramento

Credibilidade do Inpe

Dados do Inpe são utilizados há décadas pela comunidade científica internacional. Uma busca no motor de pesquisa Google Acadêmico mostra que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais é citado em 228 mil publicações, sendo que mais de 50 mil são em língua estrangeira. O portal UOL calculou que, excluindo as universidades, o Inpe tem a terceira maior produção científica no país, atrás apenas da Embrapa e da Fundação Oswaldo Cruz, e desde 1972, acumula mais de 9 mil registros na Scopus, uma das maiores bases de citações científicas do mundo.

Em 2007, a revista norte-americana Science escreveu que “o sistema de monitoramento [da Amazônia] do Brasil faz inveja ao mundo inteiro” e que outras nações tropicais gostariam de emular o sistema do Inpe. Em julho desse ano, após Jair Bolsonaro questionar a veridicidade dos dados sobre o desmatamento, Bill Laurence, diretor do Centro de Ciência Sustentável e Meio Ambiente Tropical, da universidade australiana James Cook, afirmou à revista Science que “esses dados são há muito tempo um barômetro confiável do que acontece na Amazônia brasileira” e que não acreditar neles é igual a argumentar que a Terra é plana.

Na mesma revista, Douglas Morton, chefe do laboratório de ciências da biosfera da Nasa, disse que “sempre ficou impressionado com as habilidades técnicas dos cientistas do Inpe e que bate palmas por eles serem os pioneiros no esforço de fornecer estimativas anuais de desflorestação”.

Carlos Souza Jr, do Imazon, afirmou à BBC Brasil que o Inpe tem alto grau de transparência e que "o Brasil tem um sistema de monitoramento (do desmatamento) que é reconhecido mundialmente, seja pela academia, pelos cientistas e por governos". "É o mesmo sistema que foi usado para controlar o desmatamento, quando nós tivemos, de 2004 a 2012 essa redução significativa, que foi reconhecida como a maior contribuição de uma nação para a redução na emissão de gases do efeito estufa", disse.

História do Inpe

Criado no começo dos anos 1960 em São José dos Campos (SP), o Inpe é um órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Iniciou a mapear o desmatamento na Amazônia em 1974 e a partir de 1988 coleta de forma sistemática dados que se tornaram a fonte primária de informações para as decisões do governo federal nas políticas de combate ao desmatamento.

Cientistas do Inpe elaboram relatórios sobre as mudanças climáticas para a Organização das Nações Unidas e, desde os anos 1980, o instituto coopera internacionalmente. Os satélites CBERS, cujas imagens são usadas para monitorar a Amazônia, por exemplo, foram construídos em parceria com a China. O primeiro satélite foi lançado em 1988, o último em 2014.

57 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 57 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • W

    Wilson Sales

    ± 5 dias

    Uma coisa é a confiabilidade do sistema, outra a confiabilidade de quem analisa os dados do sistema. Os números podem falar a verdade ou serem espancados até falarem o que se quer ouvir.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Maquiavel

      ± 7 dias

      Cada vez que leio os comentários, vejo que os bolsominions não são diferentes dos mortadelas!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • D

        Diz

        ± 8 dias

        Ou seja, se houve desmatamento foi na época do PT-PMDB.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • B

          B.

          ± 8 dias

          A CRIATURA FAZ UMA REUNIÃO COM O MINISTRO DA DES-EDUCAÇÃO CONTANDO BOMBOM (E ERRADO). GAZETA PASSANDO VERGONHA CADA VEZ MAIS.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • B

            B.

            ± 8 dias

            PORQUE ELE É DELIRANTE. ELE NÃO ACREDITA NA CIÊNCIA. DEVE TER SIDO UM ALUNO PÉSSIMO.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • V

              VOTO IMPRESSO JÁ

              ± 8 dias

              Parabéns ao governo que está mostrando a realidade e expurgado os criminosos que mentem há vinte anos. Cientistas filiados ao PT, pzol e etc não tem credibilidade.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • N

                Neto

                ± 8 dias

                Espero que nós próximos meses fique claro quem estava com a razão. Independente disso, a divulgação de relatórios com valores impactantes deve ser sempre precedida de apresentação e discussão com a gestão superior. Isto é básico quer na gestão pública ou privada.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • N

                  Nilo Bessi Pascoaloto

                  ± 8 dias

                  @pessoal que fica apoplético com a idéia de alguém "questionando a ciência": o problema é que os "cientistas" de hoje, em particular os que tratam de questões ambientais e sociais, são mais ativistas do que outra coisa. Eles têm um interesse ideológico e material em manter a narrativa do apocalipse iminente, e muitos já abandonaram qualquer pretensão de objetividade. Esse é o infeliz resultado da política pública positivista: na prática, não é a agenda que é construída a partir dos dados fatuais, mas sim os dados que são manipulados para servir à agenda. Podem reclamar de Bolsonaro o quanto quiserem... as melancias fizeram muito pior, e a credibilidade delas está chegando no fim.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  3 Respostas
                  • B

                    B.

                    ± 8 dias

                    NILO NÃO SEI SE TERÁ FILHOS OU NETOS, MAS LEMBRE-SE QUE DINHEIRO NÃO SE COME NEM BEBE.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • N

                    Nilo Bessi Pascoaloto

                    ± 8 dias

                    Sartan: se você conseguir, tente sair do mundinho dos marvados exploradores e seus capangas vs. heróis salvadores, o mundo não é tão preto no branco assim.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • S

                    Sartan

                    ± 8 dias

                    Isso ai então derruba tudo ai não precisa mais de ambientalista mesmo, ai o dia que não tiver mais agua e ficar impossível de respirar ai os hipócritas vão mudar sua opinião arrogante. direcionada pelo seu líder supremo

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • J

                  JAMC

                  ± 8 dias

                  Eu que pensei que a Dilma era ignorante e despreparada para o cargo, além que outros problemas.........Brasil, achamos um do mesmo nível, ou seria pior? Nós temos os governantes populistas que elegemos.....

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • N

                    Neto

                    ± 8 dias

                    Fico perplexo de ver como as pessoas hoje em dia não aceitam hierarquia. Em qualquer empresa ou instituição pública ou privada uma variação tão grande de resultados tem de ser discutida com as gestões superiores antes de ser publicada até para que estas dêem respaldo. Em caso de dúvidas tem de ser fazer as verificações necessárias, inclusive in loco. Não consigo entender gerentes publicando relatórios sensíveis, alguns até com impacto em bolsas de valores, por conta própria. Se eu tivesse subordinados assim na minha equipe também trocaria.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • M

                      Maquiavel

                      ± 7 dias

                      O pior é quando o chefe é o problema.::

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • B

                    B.D.Costa

                    ± 8 dias

                    Ele é um louco,, e mais louco foram os irresponsáveis que o colocaram lá. Essa gente sim deve explicações... deve par ao mundo, para os filhos e netos, deve a Deus... Espero sinceramente que Deus não telha pena de vocês! Vcs foram piores que os alemães quando elegeram o inominável... Espero sanções e boicotes do mundo a esse país miserável de gente.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    3 Respostas
                    • B

                      B.D.Costa

                      ± 5 dias

                      depois do que estamos vendo,, a alternativa, me parece que era melhor,,, erraram feio.. podem carregar essa culpa pra sempre,,, e nao queiram dividir... ela é só de voces!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • A

                      Alexandre Souza

                      ± 8 dias

                      A alternativa era o PT, não se esqueça.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • R

                      RODRIGO

                      ± 8 dias

                      AHhAhAhAHaHAHAHhAhA 8 meses depois e o choro continua!!! AHAHAHahhA isso ai o choro é livre, chora mais.... AHAHAHAHaHAHAHAHahhAhA

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • K

                    Klin

                    ± 8 dias

                    Primeiro, porque é um analfabeto cientificamente e está cercado de pessoas que aplaudem as besteiras que fala; segundo, o IBAMA não fez a sua parte de verificar em loco os dados (áreas) de desmatamento apontadas pelo INPe; e finalmente, ha interesses em atender madeireiros, agronegócio e garimpeiros. Quem constestar dados científicos sem apresentar a contraprova não passo de um "falastrão". e tem mais: Quer conceder a uma empresa privada um contrato milionário para monitorar o desmatamento, sem que a mesma tenha experiência suficiente para tal.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • K

                      Klin

                      ± 8 dias

                      Primeiro, porque é um analfabeto cientificamente e está cercado de pessoas que aplaudem as besteiras que fala; segundo, o IBAMA não fez a sua parte de verificar em loco os dados (áreas) de desmatamento apontadas pelo INPe; e finalmente, ha interesses em atender madeireiros, agronegócio e garimpeiros. Quem constestar dados científicos sem apresentar a contraprova não passo de um "falastrão". e tem mais: Quer conceder a uma empresa privada um contrato milionário para monitorar o desmatamento, sem q.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • R

                        RODRIGO

                        ± 8 dias

                        Terceiro para de chorar, faz 8 meses que o cara se elegeu e voce ainda nao parou de chorar??? Vai la pra amazonia entao, cuida do desmatamento..... E deixa o governo trabalhar! Seu chorao!!!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Marcos

                      ± 8 dias

                      Ele não acredita porque não é conveniente pra ele. Simples assim. Dia destes vi uma entrevista com 4 pessoas na mesa, incluindo ele, no qual cada um desmereceu os estudos. Por ora, o brasileiro tá engolindo tudo. Povo tolo!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • K

                        Klin

                        ± 8 dias

                        Primeiro, porque é um analfabeto cientificamente e está cercado de pessoas que aplaudem as besteiras que fala; segundo, o IBAMA não fez a sua parte de verificar em loco os dados (áreas) de desmatamento apontadas pelo INPe; e finalmente, ha interesses em atender madeireiros, agronegócio e garimpeiros. Quem constesta dados científicos sem apresentar a contra-prova não passo de um "falastrão".

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Marcos Gazzoni

                          ± 8 dias

                          Sou de MT , viajo bastante para estas regiões no norte do Brasil, só quem não conhece o agronegócio também acredita nestes dados , o próprio agricultor têm consciência da preservação para proteger seu próprio patrimônio, somos sim o país com a melhor preservação do mundo, e somente áreas onde não são privadas ocorrem desmatamentos, sempre ilegais e predatórios, quem pensa ao contrário nunca veio para nossa região ou tem algum interesse escuso

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          3 Respostas
                          • R

                            RODRIGO

                            ± 8 dias

                            Lucas: Ta preocupado com o desmatamento?? Vai la tentar resolver, ta cheio de ativista la trabalhando em sei la o q.... Enquanto isso deixa o governo trabalhar!!!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • L

                            Lucas

                            ± 8 dias

                            Ah sim, e o agronegócio tá muito preocupado mesmo com a preservação do meio ambiente, claro que sim!!!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • L

                            Lucas

                            ± 8 dias

                            Parabéns, Alice! Esse país que você vive é perfeito, e não existe grilagem de terra pra desmatar, não existem madeireiros que desmatam ilegalmente, e os dados do INPE são todos adulterados só pra alarmar e fazer discurso contra esse governo super consciente e que luta pela preservação.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • J

                          JBN

                          ± 8 dias

                          Fico pensando se a gazeta e a imprensa toda tem por objetivo servir o País ou seguir projetos de poder que continuam nos mantendo no terceiro mundo. Cheguei nessa conclusão porque ontem o Copom reduziu os juros a 6%, o menos da história, e os jornais não deram nenhuma manchete, ao contrário, jogam contra o País colocando dados de desmatamento e apoiando o PT com dados adulterados e fonte de hackers para jogar contra a Lava Jato.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          2 Respostas
                          • E

                            Edson

                            ± 8 dias

                            Somos o país que mais preservou a mata no mundo , porque os jornais não se empenham em ajudar transmitir oque se faz de bom , se a gazeta for só um negócio com fins lucrativos terei que cancelar minha assinatura!! Pois acreditava que um jornal mais informava do que induzia, que inocência a minha !!!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • E

                            Edson

                            ± 8 dias

                            Parabéns amigo !! É meu pensamento também!!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • M

                          marco aurelio silva

                          ± 8 dias

                          PQ é um *******...simples!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • H

                            Helio

                            ± 8 dias

                            O grande problema é que o governo contesta os dados do Inpe mas não apresenta outros dados nem sequer prova que os dados são manipulados. Passa vergonha o "sinistro" do meio ambiente.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • E

                              EDSON - Sítio Cercado

                              ± 8 dias

                              Petistas esquecem que foi na era LULA e PT que o desmatamento acabou com grande parte das florestas. Tem que fiscalizar sim mas para corrigir a desgraça que o PT fez vai muito tempo...

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • R

                                RMSL

                                ± 8 dias

                                Desmatamento sempre teve... principalmente na era PT para sustentar a Corrupção. Tem que ter Reflorestamentos e plantações de árvores para corte em local próprio.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • D

                                  Decio mango

                                  ± 8 dias

                                  Por que tudo neste pais é uma grande mentira...ecochatos e os estupidopatas manipulam dados em todos os setores

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • R

                                    Renata

                                    ± 8 dias

                                    Realmente a credibilidade do Ministro do Ministro do meio ambiente é zero. Dessa forma não é razoável ele contestar um estudo com impressões e dizer que “mesmo que eles sejam verdadeiros não devem ser alardeados”.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • L

                                      Lucas

                                      ± 8 dias

                                      Me surpreende até a Gazeta do Povo ter permitido uma matéria dessas, que deixa claro que o governo não está nem um pouco preocupado com retidão, honestidade e transparência. É uma vergonha os argumentos do Ministro do MEIO AMBIENTE gente, presta atenção, MEIO AMBIENTE!!!!!! Mas claro que não é nenhuma surpresa, cordeiro do presidente.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      2 Respostas
                                      • L

                                        Lucas

                                        ± 8 dias

                                        EDSON - Sítio Cercado: melhore seus argumentos!! Essa de chamar qqr pessoa que está contra o governo de petista já deu!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • E

                                        EDSON - Sítio Cercado

                                        ± 8 dias

                                        Petista... a ELEIÇÃO já acabou e vocês perderam!!!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • M

                                      Marcelo Martins

                                      ± 8 dias

                                      Esse presidentezinho envergonha o País!!! quer tapar o sol com a peneira. Amiguinho de desmatadores junto com esse ministrinho do meio ambiente

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • R

                                        RODRIGO

                                        ± 8 dias

                                        chora chora chora..... ahahahahhahahahahaha

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      AMAURI

                                      ± 8 dias

                                      Abusadores como Bozo e similares, a NATUREZA cuida.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • R

                                        RODRIGO

                                        ± 8 dias

                                        Grande amarilda comedor de pao com mortadela e REQUEIJAO, esse gosta de sofrer.... hahahahahahahahahhahahahah Um abraco acefalo!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • M

                                      Maquiavel

                                      ± 8 dias

                                      Dizer que não tem desmatamento no Brasil é como dizer que não existe fome no país!!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • D

                                        Decio mango

                                        ± 8 dias

                                        e como dizer que não existe esquerdopatas ladrões e assassinos

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      Andrade

                                      ± 8 dias

                                      Ou seja, temos um governo que além de miliciano é estúpido e apoiado por pessoas estúpidas. Bolsonaro reage contra a ciência do mesmo modo que a igreja medieval reagia ao movimento renascentista. O Brasil sendo chacota no mundo. Parabéns aos envolvidos.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      2 Respostas
                                      • D

                                        Decio mango

                                        ± 8 dias

                                        QUA QUA QUA....ciência ...dados manipulados, chacotas era estocar vento

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • R

                                        RMSL

                                        ± 8 dias

                                        Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • C

                                      Cidadão Brasileiro

                                      ± 8 dias

                                      Esse governo trabalha com a autoverdade: verdade é o que quero que seja e ponto. Se você me apoia nas minhas autoverdades, então você é um brasileiro patriota; se não, você é um comunista infiltrado do PT.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      3 Respostas
                                      • S

                                        Simone

                                        ± 8 dias

                                        Perfeito!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • A

                                        ACIR CARDOZO

                                        ± 8 dias

                                        É com tristeza que eu preciso concordar com o Cidadão Brasileiro.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • L

                                        Lucas

                                        ± 8 dias

                                        EXATAMENTE, sem mais!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • E

                                      Edison Dutra

                                      ± 8 dias

                                      Excelente matéria. Quando o jornalismo vai além dos discursos e mesmo de meros argumentos de autoridade, trazendo-nos dados, estatísticas, a metodologia e a lógica empregada para sustentar uma posição, achismos e afirmações falaciosas caem por terra.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • L

                                        Luiz Henrique Alves de Souza

                                        ± 8 dias

                                        Só falta o governo dizer que os dados do desmatamento são frutos de uma grande conspiração, por sinal, a mesma que afirma que a terra é redonda.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • S

                                          Simone

                                          ± 8 dias

                                          Até a Nasa elogia o INPE. Quero ver a desculpa da militância agora. O Presidente Bolsonaro e o ministro Salles estão prestando um desserviço ao Brasil. A única razão possível para o governo querer filtrar os dados é mascará-los. Com certeza, só vai querer divulgar o que lhe convém. Não tem outra explicação.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          2 Respostas
                                          • S

                                            Simone

                                            ± 8 dias

                                            O INPE não precisa de aval para publicar dados, bem nunca precisou até agora, nem nos governos petistas. Bolsonaro está inovando nesse caso é para pior. Um órgão eminentemente técnico dominado por políticos é abrir um poderoso precedente. Imagine se entra um governo com ideologia oposta? A independência do INPE na divulgação desses dados precisa ser resguardada, a bem da democracia.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • N

                                            Neto

                                            ± 8 dias

                                            Não se precipite. De quer forma, diferenças tão relevantes tem de ser discutidos com a gestão superior antes de ser publicado, até para que se tenha o aval da alta gestão.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        Fim dos comentários.