Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Decisão de Moraes

Primeira Turma do STF forma maioria para manter bloqueio do Rumble no Brasil

1ª Turma do STF forma maioria para manter bloqueio do Rumble
Moraes determinou o bloqueio da Rumble no dia 21 de fevereiro. (Foto: Antonio Augusto/SCO/STF)

Ouça este conteúdo

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, na tarde desta sexta-feira (7), para manter a suspensão da plataforma de vídeos Rumble no Brasil. O voto do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, foi acompanhado por Flávio Dino e Cristiano Zanin.

Faltam os votos de Luiz Fux e Cármen Lúcia. O julgamento ocorre no plenário virtual da Corte, no qual os ministros apenas depositam suas manifestações, e terminará na sexta-feira (14).

No dia 21 de fevereiro, Moraes determinou o bloqueio do Rumble por descumprimento de ordens judiciais e encaminhou a decisão para o referendo da Turma.

VEJA TAMBÉM:

A decisão ficará em vigor até que a plataforma derrube as contas vinculadas ao jornalista Allan dos Santos, indique um representante legal a advogados no país, e pague as multas impostas pelo relator. Moraes foi o primeiro a votar e defendeu a manutenção do bloqueio.

Moraes x Rumble

As plataformas como Rumble e X, de Elon Musk, classificam as decisões do ministro como censura e limitação da liberdade de expressão. O Rumble e a Trump Media & Technology Group Corp., ligada ao presidente norte-americano, Donald Trump, movem dois processos contra o magistrado na Justiça americana.

No último dia 26, o Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei para impedir a entrada de Moraes no país. Como alternativa, caso o colega tenha o visto americano revogado, o ministro Flávio Dino sugeriu que ele passe “lindas férias” em Carolina, no Maranhão.

Moraes reagiu às críticas do governo Trump e afirmou que o Brasil deixou de ser colônia em 1822. “Nosso juramento integral de defesa da Constituição brasileira e pela soberania do Brasil, pela independência do Poder Judiciário e pela cidadania de todos os brasileiros e brasileiras. Deixamos de ser colônia em 7 de setembro de 1822 e com coragem estamos construindo uma República independente e cada vez melhor”, disse durante uma sessão do STF.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.