• Carregando...

#234 - Protestos que tinham entre as pautas as críticas a Bolsonaro foram realizados em São Paulo e em Curitiba nos últimos dias; nas duas cidades, grupos identificados como Antifas participaram dos atos

***1) Desde o último final de semana, os protestos em favor de Jair Bolsonaro passaram a conviver também com manifestações contra o presidente. Com mais pessoas nas ruas, aumentaram, também, os casos de violência. Em São Paulo, houve tumulto e confronto entre manifestantes e policiais. Em Curitiba, prédios públicos e agências bancárias foram vandalizados.

Tanto nos atos que aconteceram na Avenida Paulista, quanto nos realizados em Curitiba, houve registro da presença de grupos antifascistas, ou Antifas.

Ao mesmo tempo, também em São Paulo, chamou a atenção o fato de um participante do ato a favor do presidente Jair Bolsonaro empunhar, além da bandeira do Brasil, uma outra, vermelha e preta. Ao centro, aparecia um tridente branco, semelhante ao que aparece no brasão da bandeira da Ucrânia. A bandeira foi apropriada por um grupo de extrema-direita atuante no país desde 2013. Trata-se do Pravy Sektor (Right Sector, em inglês), que reúne movimentos ultra-nacionalistas ucranianos e que acabou se transformando em partido político.

Neste episódio do podcast 15 Minutos, o repórter de República da Gazeta do Povo, Carlos Coelho, fala sobre as manifestações e a expectativa por novos protestos anunciados nos próximos dias.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Maria Eduarda Scroccaro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]