• Carregando...
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB).
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB).| Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), defendeu que seu partido adote uma postura independente em relação ao governo Lula. No ano passado, a legenda afirmou que “não fará parte do atual governo federal comandado pelo PT, em cargo nenhum e sob nenhum pretexto”. O novo presidente do PSDB, Marconi Perillo, também é contra a aproximação da sigla com o governo petista.

“O PSDB tem que se reencontrar com a sua própria história e firmar uma estratégia para desenvolvimento do país e do próprio partido. A correlação de forças políticas mudou, e o partido, que diminuiu muito nas últimas décadas, precisa encontrar o caminho diante deste novo contexto”, disse Lyra em entrevista ao jornal O Globo divulgada nesta quarta-feira (14).

“Temos uma discussão sobre o posicionamento em relação ao governo federal. O PSDB se posicionou sendo oposição ao governo do presidente Lula. Eu sempre defendi a postura de independência, considerando que o nosso país precisa voltar a crescer sem deixar ninguém para trás”, acrescentou.

Em agosto de 2023, o PSDB anunciou uma “oposição consequente” ao governo federal. “O atual governo do PT não tem promovido ações consistentes de reconciliação nacional, talvez porque, em sua essência, não queira, não saiba ou não consiga fazê-lo. Esta é uma das muitas divergências que temos com o PT e o que ele representa. Somos diferentes, inclusive, no jeito de fazer oposição. O PT votou contra a Constituição de 1988. O PT foi contra o Plano Real. Atacaram ferozmente a lei de responsabilidade fiscal”, disse o partido, em nota.

A governadora de Pernambuco ressaltou que a independência da sigla é necessária, pois “o país carece de políticas públicas estruturadas” e para isso, “exige-se uma grande concertação nacional”. Já Perillo, que assumiu o comando da legenda em novembro, defende que o PSDB permaneça na “oposição por convicção”. Lyra afirmou que o tema precisa ser debatido com profundidade dentro do partido.

“A gente não teve uma conversa mais profunda, mas na última vez em que estive com ele [Perillo], coloquei esse tema como uma das minhas preocupações e inquietações. O posicionamento do partido será sempre de respeitar a minha posição. Mas a gente precisa ter um debate mais amplo ainda”, apontou.

O PSDB saiu menor do pleito de 2022 e teve o pior desempenho em resultados eleitorais desde 1990. O partido já afirmou que pretende apresentar “propostas em 2026 para que a população brasileira tenha alternativa, para que os brasileiros não tenham de escolher entre o pior e o menos pior”.

Perillo aposta em uma candidatura tucana à presidência da República em 2026. Para Raquel Lyra, a posição de independência em relação ao governo Lula e o lançamento de uma candidatura pelo partido em 2026 “são duas coisas distintas”. Apesar da divergência, a governadora disse que é grata ao PSDB e “por enquanto” segue no partido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]