i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Disputa embaralhada

Quem ganha força com o veto à reeleição de Maia e Alcolumbre para o comando do Congresso

  • Brasília
  • 07/12/2020 12:10
Quem ganha com o veto dp STF à reeleição de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre
Os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de proibir a reeleição dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), embaralha as articulações pelo comando das duas Casas. Na Câmara, os deputados já estavam divididos entre os aliados de Maia e o grupo governista, que defende a eleição de um aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Já no Senado, as articulações estavam em compasso de espera pela decisão do Supremo, mas já começam a aparecer possíveis candidatos ao posto.

Antes mesmo da decisão do STF, Maia dizia que não seria candidato à reeleição da Câmara e trabalhava com outros nomes para lançar, como Luciano Bivar (PSL-PE), Elmar Nascimento (DEM-BA), Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Baleia Rossi (MDB-SP), por exemplo.

A decisão do STF, porém, pode acabar abrindo uma fissura nesse grupo, já que Marcos Pereira (Republicanos-SP) acaba de se lançar candidato à sucessão de Maia. Ele é presidente nacional do Republicanos, ocupa o cargo de primeiro-vice-presidente da Câmara e é considerado aliado de Maia.

Pereira usou as redes sociais para confirmar que será candidato em fevereiro do ano que vem. “Serei [candidato] porque estou dialogando com os (as) colegas e sinto que há uma busca por renovação. Óbvio que estamos em um grupo político e tenho convicção que poderei ser o candidato deste grupo”, escreveu no Twitter.

O grupo liderado por Maia ainda vai precisar chegar a um consenso e corre o risco de acabar fragmentado na disputa pelo comando da Câmara. Além disso, é preciso conseguir apoio de partidos da oposição para garantir uma vitória mais folgada.

Mas o presidente Jair Bolsonaro também pode enfrentar dificuldades para emplacar um presidente da Câmara no ano que vem. O nome apoiado pelo Planalto é de Arthur Lira (Progressistas-AL), um dos líderes do Centrão que se aproximou do governo durante a pandemia de coronavírus. Lira tem o sinal verde do Planalto, inclusive para negociar cargos em troca de apoio.

Mas Lira enfrenta um desgaste após a revelação de que ele teria liderado um esquema milionário de "rachadinha" quando era deputado na Assembleia Legislativa de Alagoas. A acusação é do Ministério Público Federal (MPF). Na semana passada, a Justiça o absolveu das acusações, mas Lira já foi condenado pelo caso na esfera cível.

Bolsonaro já trabalha para a construção de um plano B. Entre eles estão os ministros Fábio Faria (Comunicação) e Tereza Cristina (Agricultura) – que são deputados federais, mas estão licenciados.

Diferente de Maia, Alcolumbre era quase unanimidade

No Senado, o cenário é ainda mais incerto. As articulações pela presidência da Casa estavam em compasso de espera pela decisão do STF e havia um certo consenso em torno da reeleição de Alcolumbre, o que não é mais possível. Alcolumbre também tinha o apoio do Planalto.

O senador Major Olímpio (PSL-SP) já afirmou que é candidato a presidente do Senado em 2021. Nomes como Alvaro Dias (Podemos-PR) e Esperidião Amin (Progressistas-SC) também podem se lançar na disputa a partir da proibição da reeleição de Alcolumbre.

A partir da decisão do STF, o MDB quer recuperar o comando do Senado, com o argumento de ser a maior bancada da Casa. Nomes do partido como Eduardo Braga (AM), Eduardo Gomes (TO), Fernando Bezerra (PE) e Simone Tebet (MS) surgem como possibilidades para a disputa. Gomes e Bezerra são líderes do governo no Congresso e no Senado, respectivamente.

O PSDB, por sua vez, pretende lançar a candidatura de Tasso Jereissati (CE). Em entrevista ao site O Antagonista, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) defendeu a candidatura do colega. “Definido o impedimento de reeleição no Senado, o PSDB vai insistir na candidatura de Tasso Jereissati. Com sua experiência, com boa relação com os colegas senadores e senadoras, não tenho dúvidas de que ele conduzirá o Senado de forma independente e harmoniosa”, disse.

19 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 19 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    Mário Kume

    ± 0 minutos

    Quem ganha com a saída destes crapulas da Camara e o Senado são o povo brasileiro. Eu já estava dando como voto vencido para os ladrões da Constituição, mas Deus sabe o que faz.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • R

      Ricardo Amaral

      ± 19 horas

      Tasso Jereissati ou Esperidião Amin no Senado. Na Câmara, Deus nos livre !!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • E

        Eduardo Gelinski Júnior

        08/12/2020 7:23:55

        Parabéns aos lúcidos do STF (nobres ministros). Esperamos que os legisladores agora elevem o debate alcançado LIDERES comprometidos com o país.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • L

          Luiz Marcelo

          07/12/2020 21:56:05

          Maia e Alcolumbre dois parlamentares q juntos nao chegam a 300 mil votos, agora voltaram a suas respectivas insignificância

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • J

            Jorge Vallim de Medeiros

            07/12/2020 21:47:28

            Digno de se registrar que, comemora-se neste país, o fato de os guardiões da Constituição, não a violarem, por estreita margem.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • L

              Luiz Marcelo

              07/12/2020 21:54:18

              tendo em vista os estrupos que eles fazem, e algo a se comemorar mesmo

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • L

            LC

            07/12/2020 21:42:59

            Gostaria de ser um visionário e melhor que isso, acertar. Até 2022, Maia irá para o ostracismo político, será um fantasma do mal na Câmara de Deputados, indo para a lata de lixo da história, em 2022 não se reelegerá, em 2023 Lava Jato nele, com o consequente recolhimento à prisão, conforme recomenda o seu currículo de corrupto com a alcunha " Botafogo ".

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • C

              Carlos fastruck

              07/12/2020 19:03:23

              Esta é fácil, quem saiu ganhando foi a democracia, uma pena que Bolsonaro tenha participado desta tramoia, ao apoiar Alcolumbre e pasmem fazer com que seu lacaio no STF fizesse exatamente o que ele queria, uma pena, vai ser uma mancha no curriculo dele, fica dificil ele dizer que combate a corrupção, neste sentido perdemos todos os que o apoiam.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • L

                Luca

                07/12/2020 19:02:31

                Pra camara sem duvida kim kataguiri seria uma ótima opção

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • R

                  Rogério

                  07/12/2020 18:34:55

                  Os vetos à reeleição dos presidentes da Câmara e Senado são claros no texto constitucional. Mesmo assim, nossos doutos defensores da Constituição, nossos digníssimos ocupantes de cadeiras no STF, alguns deles resolvem abrir discussão e alegam que o texto constitucional é falho. Conclusão: tudo é válido, tudo é possível, tudo pode ser revisto. Concordo com eles desde que que a mudança seja para melhorar a nossa Sociedade e não para atender interesses pessoais de quem quer que seja!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • C

                    Cristian carla a. Volski cassi

                    07/12/2020 17:17:55

                    Canalhice.com

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • C

                      Cidadão Brasileiro

                      07/12/2020 17:07:16

                      Bolsominion que escutou Bolsonaro repetir durante a campanha - até a rouquidão! - que acabaria com a velha política, mas faz vista grossa para “Lira tem o sinal verde do Planalto, inclusive para negociar cargos em troca de apoio”, tem vocação para mulher de malandro... ah se tem... !!!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • J

                        Jorge Vallim de Medeiros

                        07/12/2020 21:49:51

                        Segue, o melhor governo presenciado, em meus 75 anos de vida. Perfeição, no antro mundial da imperfeição, improvável.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • D

                      DOMINGOS JOSE DE MENEZES JUNIOR

                      07/12/2020 16:42:49

                      para o senado Álvaro Dias é um bom nome.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • L

                        Luiz Marcelo

                        07/12/2020 21:59:03

                        E um bom nome mais acredito q n consiga articular os votos suficientes a canditurada

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • D

                      DOMINGOS JOSE DE MENEZES JUNIOR

                      07/12/2020 16:42:49

                      para o senado Álvaro Dias é um bom nome.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • E

                        Emerson

                        07/12/2020 16:26:05

                        Constituição é para ser respeitada minha gente pois ao contrário poderemos abrir brechas igual outros países com mandatários podendo ser reeleitos eternamente sem precisar largar a caneta principal.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • L

                          Luiz Antonio Halmenschlager

                          07/12/2020 15:48:41

                          Feliz com o resultado final do STF, que saiu graças ao apelo popular!!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • C

                            Cristian carla a. Volski cassi

                            07/12/2020 17:18:51

                            Com certeza. Pelo menos os contra tiveram VERGONHA NA CARA. Pq os demais....

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.