i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Aposentadoria

Comissão recebe 277 emendas à reforma da Previdência. E uma delas muda (quase) tudo

  • PorOlavo Soares
  • Brasília
  • 30/05/2019 22:18
  • Atualizado em 31/05/2019 às 08:23
Marcelo Ramos (PL-AM, à dir.), presidente da comissão especial, e Samuel Moreira (PSDB-SP), relator
Marcelo Ramos (PL-AM, à dir.), presidente da comissão especial, e Samuel Moreira (PSDB-SP), relator: análise de emendas promete dar trabalho.| Foto: Agência Câmara

O prazo para deputados apresentarem emendas à comissão especial da Câmara dos Deputados que discute a reforma da Previdência se encerrou na noite desta quinta-feira (30). No total, os parlamentares apresentaram 277 sugestões de modificação no texto encaminhado pelo governo. Mais da metade das sugestões (162 propostas) foi entregue neste último dia do prazo.

As emendas são de teor e magnitude variadas. Algumas contemplam modificações expressivas no texto, como um substitutivo sugerido pelo PL (ex-PR), e outras enfocam pontos específicos da proposta – uma delas, apresentada pela deputada Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), exclui os professores das alterações no sistema de pagamento de aposentadorias e pensões.

Apesar do grande número de emendas apresentadas, o relator da comissão, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), reiterou que a expectativa é de conclusão do relatório até o dia 15 de junho – "ou mesmo posso adiantar um pouco", afirmou, em entrevista coletiva nesta quinta.

Vice-presidente da comissão, o deputado Silvio Costa Filho (PRB-PE) avalia que o grande número de emendas indica "o engajamento da Câmara" em torno da reforma da Previdência. O parlamentar menciona a série de audiências públicas com casa cheia – algumas com embates de temperatura elevada entre deputados favoráveis e contrários à proposta – também como um aspecto que aponta a relevância do assunto.

"Foi um mês [de trabalhos da comissão] muito positivo. Cada um da comissão, cada parlamentar, pôde refletir sobre o tema, e aí temos esse grande número de emendas. Acho que a comissão cumpriu bem o seu papel, com espírito democrático", declarou.

Costa Filho disse esperar que a comissão conclua a votação do relatório de Moreira até o dia 25. Para o deputado, a tendência é de aprovação do texto.

O que propõe o PL em seu texto substitutivo

A emenda 177, apresentada pelos deputados Wellington Roberto (PB) e João Maia (RN), ambos do PL, é uma das que apresenta mais modificações em relação ao texto original proposto pela equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes.

A sugestão do PL rebate alguns dos aspectos mais criticados pelos opositores da reforma. Por exemplo, as modificações no pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), na aposentadoria dos trabalhadores rurais e dos professores. Pela sugestão, essas subdivisões não serão modificadas. "Os mais necessitados e os trabalhadores rurais não podem pagar a conta da Previdência", disse Roberto, que é o líder do PL na Câmara.

Em outro ponto, a sugestão do PL indica que a reforma não deve incidir sobre as aposentadorias dos servidores públicos municipais e estaduais. Pelo texto, são os poderes legislativos locais que devem regular sobre as categorias.

Um dos pontos mais controversos da proposta do PL é a criação de um gatilho para um imposto que poderia cobrir rombos na previdência. Aos moldes da extinta CPMF, o novo tributo seria aplicado em receitas, contas, vendas ou movimentações financeiras, tendo alíquota máxima de 0,2%. "Isso seria o máximo. Pode ser menos, se a necessidade for menor", afirmou Roberto.

Outro contraste significativo com a proposta do governo diz respeito ao sistema de capitalização. Na iniciativa do ministro Paulo Guedes, as aposentadorias serão individualmente custeadas pelos próprios trabalhadores, por meio de uma espécie de "poupança" acumulada ao longo dos anos. A sugestão do PL propõe que a capitalização conte também com contribuição patronal, para o abastecimento de um fundo que seria gerido pelo governo. Na opinião de Roberto, a iniciativa traria mais "segurança jurídica" do que a proposta pelo Planalto.

Segundo o deputado do PL, a economia alcançada pela reforma sugerida pelo partido seria de R$ 600 bilhões, em um período de 10 anos. A estimativa do Ministério da Fazenda, com a reforma em tramitação, é de atingir R$ 1 trilhão. Roberto afirma que colheu assinaturas de 187 deputados favoráveis à apresentação da emenda. As assinaturas, neste momento, não indicam necessariamente apoio ao teor do texto, e sim à sua tramitação.

"Imperfeições técnicas"

A proposta do PL tem "imperfeições técnicas" segundo o vice-presidente da comissão especial, Silvio Costa. O parlamentar disse também que parte das sugestões são "mais do mesmo", por estarem contempladas em iniciativas de outros parlamentares, em especial quanto ao BPC e à aposentadoria dos trabalhadores rurais.

O relator Samuel Moreira disse, na tarde da quinta-feira, que não havia tomado conhecimento da proposta do PL, mas que faria seu texto "ouvindo os líderes".

Já o presidente da comissão, Marcelo Ramos (PL-AM), afirmou, em nota, que o fato de a proposta ter sido apresentada pelo seu partido não interfere em sua análise. "A emenda do PL será analisada como todas as outras. O fato de eu ser o presidente da Comissão Especial da Reforma da Previdência não contamina nem pra ajudar nem pra atrapalhar uma emenda apresentada por um partido e que preenche os requisitos regimentais".

A sugestão do PL foi o que se chama, no jargão legislativo, de emenda legislativa global – é a que propõe uma modificação quase que total ao texto inicialmente apresentado. Além do PL, outro partido que protocolou uma emenda global foi o PDT, que faz oposição ao governo.

“O PDT rechaça totalmente as modificações propostas na PEC 6/19 que terão impacto devastador nas camadas mais pobres”, disseram à Agência Câmara os deputados pedetistas André Figueiredo e Mauro Benevides Filho. Na sugestão do partido, também há a proposição para um sistema de capitalização com contribuição patronal, a suspensão de regras ao abono do PIS/PASEP e define o pagamento de pensões ou benefícios de piso de um salário mínimo como um dos pilares do sistema de previdência.

Secretário da Previdência e do Trabalho, Rogério Marinho classificou como "legítima" a apresentação de projetos substitutivos à reforma da Previdência do governo federal. "É legítima a manifestação dos partidos e também dos deputados que estão apresentando (emendas)", disse.

Ele afirmou que o prazo de aprovação da reforma depende do relator e que a apresentação de um texto substitutivo não significa, necessariamente, que o cronograma do governo vai atrasar. "O relator fará um trabalho consistente", completou Marinho, antes de participar de uma palestra, no Rio.

Apoio às reformas

Mesmo com o número elevado de emendas, a reforma da Previdência tem ganhado mais apoio dentro do Congresso Nacional. O DEM anunciou nesta quinta uma "moção de apoio" à reforma. O comunicado foi feito durante a convenção nacional do partido, que reelegeu o prefeito de Salvador, ACM Neto, presidente nacional da sigla.

O Novo já havia se declarado a favor da reforma e o PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, também divulgara o "fechamento de questão" em torno do tema dentro de sua bancada. Entretanto, uma emenda apresentada pelo deputado Charlles Evangelista (PSL-MG) ligou o sinal amarelo sobre o real apoio da bancada à proposta.

O parlamentar propôs que oficiais de justiça tenham direito à aposentadoria especial. As aposentadorias especiais estão no radar das críticas dos defensores do sistema atual, que entendem que existem, hoje, muitas categorias consideradas "especiais", o que desequilibra a lógica de pagamentos.

60 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 60 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • P

    Paulo Batista Dos Santos

    ± 2 dias

    "A verdade é que todos querem receber o bônus e empurrar o ônus para os outros. Até aqueles que se dizem liberais, no fundo, acham que o Estado tem que prover tudo a todos. Esqueceu-se, estes, que, no fim, quem paga a conta somos nós mesmos, com a agravante de que boa parte de nossos suados impostos se perdem pelo caminho em mensalões perdições e outras rapinas de menor monta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • T

      Temístocles Lopes Rafael

      ± 2 dias

      Essa Reforma da Previdência está rendendo até chantagem: " se não aprovar, não teremos como pagar os aposentados... etc, etc, etc". Bom, kkkkkkkkkkkkkkkkkk, a proposta é a seguinte: 1. Cancela aquele perdão dos impostos para as Petrolíferas Estrangeiras de mais de 1 trilhão em 10 anos ( ****u: 1 trilhão >>10 anos= Previdência, 10 anos, kkkkkkkkkkkkkkkkkk) 2. Renegocia a dívida com os Grandes Ruralistas e cancela o perdão dos 17 bilhões, e outros perdões, kkkkkkkkkkkkkkkkkk. Pronto o dinheiro volta para casa, e " Reforma a Previdência".

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • R

        Ricardo Fanti

        ± 3 dias

        De****dos, mais uma vez, trabalhando contra o Brasil. Com certeza a maioria das propostas é só para travar o andamento dos processos. Não dá para fechar o Congresso, mas dá para expor cada um desses sabotadores. Quero ver se aguentam a opinião pública.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • A

          Ana D Rosa

          ± 3 dias

          Se aprovadas todas as exceções, não haverá reforma. São exatamente as exceções que causam as discrepâncias absurdas, impondo a conta aos mais pobres. E essa ideia sem noção do PL de ressuscitar a famigerada CPMF é o cúmulo da cara de pau!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • P

            Paulo

            ± 3 dias

            Essa reforma está uma verdadeira novela. Aguardemos cenas dos próximos capítulos.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • I

              Iniciativa Privada

              ± 3 dias

              Pensei que fechou questão com o partido em votar a PEC6 na integra ?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • N

                Nilo Bessi Pascoaloto

                ± 3 dias

                Ah, claro. "Na MINHA boquinha não mexam! Sou um pobre coitado, olha só o fulano lá do outro lado! Ele tem de sobra pra cortar!" Vai cortar DE TODOS. NÃO EXISTE COITADO nessa porcaria. Todo mundo está sempre correndo atrás do seu benefício, pois bem, chegou a hora de todo mundo abrir mão do benefício para não ir tudo para o espaço. É de uma mediocridade inacreditável esse pessoal chorando as pitangas porque "tem que cortar dos ricos e não dos coitadinhos".

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                2 Respostas
                • P

                  Paulo Batista Dos Santos

                  ± 2 dias

                  A verdade é que todos querem receber o bônus e empurrar o ônus para os outros. Até aqueles que se dizem liberais, no fundo, acham que o Estado tem que prover tudo a todos. Esqueceu-se, estes, que, no fim, quem paga a conta somos nós mesmos, com a agravante de que boa parte de nossos suados impostos se perdem pelo caminho, em mensalões, petrolões e outras rapinas de menor monta.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • H

                  Helio

                  ± 3 dias

                  O presidente já abriu mão da aposentadoria dele como de****do?? Ou do soldo que recebe como reformado do exército? Seria dar um bom exemplo para o restante do país.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • J

                Joao grandao

                ± 3 dias

                Reforma no lombo do povo! Dá-lhe mito !

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • F

                  Felipe Martinelli

                  ± 3 dias

                  Que preguiça desses ******* que negam a necessidade da reforma....

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • T

                TheFox

                ± 3 dias

                Criar mais impostos para reduzir o rombo...GENIAL. O Brasil vai afundar de vez.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  Austríaco-PR

                  ± 3 dias

                  O "L" do PL é de LessLyberty?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • C

                    CARLOS RF

                    ± 3 dias

                    Triste, muito triste a qualidade de parlamentares que lá estão para "trabalhar" para um Brasil melhor ! Deus nos ajude !

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • C

                      Carlos A M Lemos

                      ± 3 dias

                      Insuportável como de****dos procuram deturpar a idéia original com o fim de aparecer. Não vêem o bem para a população, querem, como disse, aparecer, não importa o custo para a população.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • P

                        Pensador

                        ± 3 dias

                        O brasileiro morre e não se aposenta! Ou vai viver com 60% salário. Vai sobrar dinheiro para os corruptos, pois: 1) A reforma privilegia reduzir direitos dos aposentados ao invés de fazer cortes pontuais de privilégios de regras previdenciárias e reduzir gastos governamentais como cargos comissionados e mordomias de de****dos, juízes e ministros. 2) Não há notícias sobre a cobrança de R$ 450 bilhões de dívidas previdenciárias de grandes empresas e bancos. 3) Ninguém do Governo fala em rever as isenções de impostos, como aquela imoralidade de isentar as petroleiras internacionais em R$ 1 trilhão no período 2018-2028.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        2 Respostas
                        • T

                          Temístocles Lopes Rafael

                          ± 2 dias

                          Alguma semelhança será mera coincidência, kkkkkkkkkkkkkkkkkk Previdência>>10 anos enfiando a faca= 1 trilhão; Petrolíferas Estrangeiras>>10 anos de perdão, livres, leves e soltas= 1 trilhão. É muita coincidência...

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Felipe Martinelli

                          ± 3 dias

                          1. Tudo isso que você falou nem de longe cobre o rombo da previdência. 2. É mentira que não corta privilégios, corta, e bastante.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • C

                        Cristian carla a. Volski cassi

                        ± 3 dias

                        Pelamordedeus! Não dá pra SUPORTAR esses populistas e irresponsáveis! Precisamos mudar radicalmente o mode de pensar e agir. A previdência pública deve ser para garantir ao menos a subsistência de quem nunca teve ou teve poucas oportunidades. Que cada um CONSTRUA sua previdência. E NADA de sustentar vereadores, de****dos, senadores, governadores e presidentes. Todos ganham BEM DEMAIS pra se organizarem para suas velhices.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • C

                          CARLOS FELIX

                          ± 3 dias

                          Irresponsáveis demagogos. Vão ter que ser achincalhados nos aeroportos, para aprender a respeitar às necessidades do País, e não as da próxima eleição. Deixar sob o comando destes partidos e políticos do norte e nordeste, é pedir para aumentar impostos e nos quebrar junto com o Brasil. São desonestos, pois, só fazem agradar os seus interesses para manutenção dos currais e dos lobistas de concursados. Porque professores tem que ter tratamento diferenciado ? E o limpador de fossa, não ? Sempre querem perpetuar desigualdades e discursar salmos e jargões para a igualdade.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • C

                            Cristian carla a. Volski cassi

                            ± 3 dias

                            Pelamordedeus! Não dá pra SUPORTAR esses populistas e irresponsáveis!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • A

                              Anna

                              ± 3 dias

                              Falou a classe A

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • L

                            Luiz E Hunzicker

                            ± 3 dias

                            Não se trata de privilégio. As pensões por morte cortadas para 50% ´w um verdadeiro descalabro. Filhos que ganham um excelente salário podem sustentar a mãe pensionista, o que acontece com 5 ou 10% dos brasileiros. Enfiar sem cuspo nas pensionistas já com idade imprópria para o trabalho fora do lar , é uma barbaridade e injustiça e ainda mais injusto, é assim de sopetão. Peço aos srs de****dos não cometam este crime; Este caso encaixa-se para pensionistas de presidente, governadores, deputados fed e est, juízes e outros abonados.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • R

                              RMSL

                              ± 3 dias

                              Aposentadoria Especial uma ova... tem que ser no máximo o Teto do INSS para 100% dos brasileiros.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • B

                                barbara silva dos santos

                                ± 3 dias

                                Com todo respeito aos professores (excluo os militantes) 25 anos de serviço é pouco. Além disso, eles têm várias licenças. Meu filho estudou em escola Estadual e sou testemunha disso.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • T

                                  Temístocles Lopes Rafael

                                  ± 2 dias

                                  Encare uma sala de aula, lidando com pessoas de todos os tipos e " maravilhosamente educados "pelos papais e mamães, que se preocupam em transmitirem a moral, o caráter e o respeito, o que acontece com 99% dos alunos, que você mudará de opinião

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • B

                                barbara silva dos santos

                                ± 3 dias

                                Com todo respeito aos professores (excluo os militantes) 25 anos de serviço é pouco. Além disso, eles têm várias licenças. Meu filho estudou em escola Estadual e sou testemunha disso.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • A

                                  Anna

                                  ± 3 dias

                                  Todo funcionalismo tem direito a licença prêmio, minha senhora! Pesquise antes de passar vergonha e informar incorretamente os mais perdidos do que a senhora! E não são várias como a senhora falou. São de direito a cada 5 anos trabalhados e já faz uns 4 anos que apesar de ser direito o estado não está concedendo a nenhum servidor. Vai lá dar aula e me diz no fim do dia se 25 anos é pouco! Além disso, no caso das professoras mulheres o tempo de serviço irá aumentar em 10 anos! É a única categora que irá ter toda essa diferença... enquanto a maioria são 2 ou 3 anos, para as professoras mulheres são 10. Quem diz que acha justo tem que ser muito sem noção.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • C

                                Carol

                                ± 3 dias

                                Não entendo essa idolatração aos professores. Não seriam os agricultores que provêm o alimento mais importantes? Ou quem sabe o construtor que fez a sala de aula, sem a qual não teria função o professor? Se for pensar assim, todos deveriam ter privilégios! Mas, pelo contrário, ninguém deve ter privilégios. Ainda mais considerando que muitos professores têm decepcionado muito. Pensando mais em seus direitos do que em seus deveres e subvertendo a mente de crianças ao invés de ensiná-las o beabá.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                11 Respostas
                                • T

                                  Temístocles Lopes Rafael

                                  ± 2 dias

                                  E a Maitê Proença e outras filhas de militares, recebendo pensão vitalícia como filha de militar, só porque não casou registrada em cartório, pode né, kkkkkkkkkkkkkkkkkk

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • T

                                  Temístocles Lopes Rafael

                                  ± 2 dias

                                  Felipe Martinelli: muda o disco, comunistas, pecebão, vermelhos, etc. Isso já cansou, sou mais Paulo Freire em : Pedagogia dos Oprimidos, kkkkkkkkkkkkkkkkkk.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • T

                                  Temístocles Lopes Rafael

                                  ± 2 dias

                                  É preciso perguntar: o administrador, o engenheiro, o economista, o médico, a enfermeira, a cozinheira, a doceira, etc, nasceram assim já sendo o que são, ou passarão pelo burilamento das mãos de um professor. Acho que todos aí que malham o professor, já saíram do útero de suas mães autodidatas, kkkkkkkkkkkkkkkkkk.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  Anna

                                  ± 3 dias

                                  Felipe Martinelli: acho cômico o povo pagando de rico e a maioria não tem nem onde cair morto! Acham chique ser "direita".Não sou bolsonarista nem lulista, parecem um bando de Ret a r dados! Tem q avisar esse povo que ser a favor da reforma do modo como está não os coloca automaticamente na classe A. Engraçado que esse povinho não reclamou da tal "reforma" dos militares que em vez de cortar exageros está propondo mais bônus. Qual o problema com vcs? Um militar trabalha mais que um professor? gritem contra todos os privilégios, como a reaposentação dos políticos. Pq tanta raiva de professor? Se soubessem o que é uma sala de aula superlotada não iriam se referir a nossa classe de modo tão vil.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  Anna

                                  ± 3 dias

                                  Isabel: não sou esquerda nem direita, sou lúcida e não cultuo mitos nem petistas.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  Anna

                                  ± 3 dias

                                  Felipe Martinelli: você acha que aumentar 10 ANOS de uma vez só é justo? Nenhuma classe aumenta tudo isso, apenas professoras mulheres. Tenho 41 anos de idade e 20 de contribuição, não entro nem na transição. Pense com sensatez. Se me disserem em aumentar 2 ou 3 anos como os demais a´eu acho justo e apóio.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • F

                                  Felipe Martinelli

                                  ± 3 dias

                                  Anna: Não vão ficar não. E professor é um profissional como qualquer outro, não são deuses e nem santos. Alias o que mais tem são professores comunistas de *******que parece ser o seu caso.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • I

                                  Isabel

                                  ± 3 dias

                                  quem ta chorando é vc! mimimi de esquerdinha!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  Anna

                                  ± 3 dias

                                  Isabel: Os professores irão ficar fora da reforma sim, pode apostar! Chora mais que é de graça :)

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • I

                                  Isabel

                                  ± 3 dias

                                  sua militancia tbem da pena anna

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  Anna

                                  ± 3 dias

                                  É natural você realemnte não saber o porquê da "idolatria" aos professores! Com esse seu vcabulário pobre e essa comparação ridículo se vê nitidamente que nunca se importou cm professores e nem com a sua própria educação e cultura! Dizer que sem o construtor para fazer a sala não haveria professor chega a ser de uma ignorância bizarra. Professor não precisa de sala de aula para ensinar, professor consegue exercer sua função em qualquer lugar! Sua mentalidade é digna de pena.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • A

                                Afonso Celso Frega Beraldi

                                ± 3 dias

                                A canalhice impera. A corrupcao impera. O corporativismo impera. Metade destes de****dos nao resiste a 30 segundos de investigacao. Querem ver o país quebrado mas com seus privilégios e dos apaniguados a quem representam, intactos. Mil vezes amaldiçoados.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • J

                                  Jarbas Paranhos

                                  ± 3 dias

                                  "Segundo o de****do do PL, a economia alcançada pela reforma sugerida pelo partido seria de R$ 600 bilhões, em um período de 10 anos." Como queria o Paulinho da Força!!! Emenda para evitar a reeleição de Bolsonaro!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    marcelo souza

                                    ± 3 dias

                                    Não pode existir privilégios a nenhuma classe, seja iniciativa priva, funcionalismo público e federal, cada um querendo garantir seu montante, mais não pesam no melhor para o país.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • M

                                      Marcelo Martins

                                      ± 3 dias

                                      Não tem que ter privilégios para ninguém. Nem para professores.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      2 Respostas
                                      • A

                                        Anna

                                        ± 3 dias

                                        Pena que você vai se decepcionar Marcelo! Os professores não entrarão na reforma! O choro é livre :)

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        Maria Da Graça Prado During

                                        ± 3 dias

                                        Para variar, a camada mais pobre da sociedade e que vai pagar essa conta. Começo a sentir nojo de todos os três poderes!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • F

                                      Fabio V Soares

                                      ± 3 dias

                                      Enquanto misturarem previdência social com assistência social, não vai funcionar.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        Marco M.

                                        ± 3 dias

                                        Fundo do governo na capitalização para dar mais confiança. Como exemplo, nosso FGTS é maravilhoso, possui um rendimento excepcional, Brincadeira!!!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • D

                                          Danilo

                                          ± 3 dias

                                          A reforma da previdência economizará menos do que os custos de transição para o regime de capitalização! Estão escondendo da opinião pública os custos da transição! Há avanços importantes na reforma proposta, como a fixação do teto, mas o regime de capitalização é uma artimanha para engordar os bancos que o Paulo Guedes representa. Acorda Brasil!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          4 Respostas
                                          • A

                                            Anna

                                            ± 3 dias

                                            null: Não se iludam! O dinheiro vai continuar nas mãos dos politicos! Vcs estão cegos de amor pelo mito, estão mais cegos que os petistas doentios.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • D

                                            Danilo

                                            ± 3 dias

                                            Os custos de transição serão de cerca de R$985 bilhões em 20 anos, podendo ser até maiores. Pesquise no Google: "custos de transição para capitalização".

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • D

                                            Diogo

                                            ± 3 dias

                                            O distinto senhor pode nos informar quais são os custos da transição por favor?

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • ± 3 dias

                                            Engordar os bancos? Você prefere que seu dinheiro fique nas mãos dos políticos, exatamente como está hoje? Se eu tiver a opção de deixar o dinheiro com quem eu quiser já é melhor do que deixar obrigatoriamente na mão de políticos.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • A

                                          ARTUR RUSS FILHO

                                          ± 3 dias

                                          Na revolução dos bichos brasileira todos os políticos e servidores públicos são iguais mas muito mais iguais que o povo.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            Maria Red

                                            ± 3 dias

                                            É um absurdo. O país ruindo com uma economia em frangalhos e esses PL sanguessugas propõe mais um imposto e não o estancar da sangria! PL partido que quer o mal do Brasil!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • A

                                              Anna

                                              ± 3 dias

                                              Todo funcionalismo tem direito a licença prêmio, minha senhora! Pesquise antes de passar vergonha e informar incorretamente os mais perdidos do que a senhora! E não são várias como a senhora falou. São de direito a cada 5 anos trabalhados e já faz uns 4 anos que apesar de ser direito o estado não está concedendo a nenhum servidor.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • F

                                            Francisco Das chagas De Maria

                                            ± 3 dias

                                            É sempre um risco: centrão e esquerda sempre bolando alguma palavrinha duvidosa que assegure privilégios; se for para o STF aí é causa ganha para os mais endinheirados!!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • C

                                              Cidadão Brasileiro

                                              ± 3 dias

                                              Vc esqueceu de incluir a extrema esquerda, a esquerda do Lula, a do MST; a centro-direita, o centro do centrão, a centro-direita, a direita moderada, a direita liberal, a direita raivosa e a alucinada, que sempre olha embaixo da cama antes de dormir se não tem ali um comunista escondido. Fora esses, pode confiar no resto!!!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • C

                                            Carlos Antonio Heidrich

                                            ± 3 dias

                                            Mais uma derrama ? Por muitíssimo menos, os Inconfidentes Mineiros lutaram para se livrar do jugo português. Lembram de um certo alferes chamado Tiradentes ? Estaria se virando no túmulo, se tivesse um, e pensando que perdeu a vida 'a toa, defendendo um povinho covarde e medíocre.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            Fim dos comentários.