Publicidade
Crise institucional

Senador pede impeachment de Moraes, prisão do diretor da PF e afastamento de Alcolumbre

Moraes Andrei Alcolumbre
O senador Carlos Viana (PSD-MG) fez os pedidos após o ministro André Mendonça, do STF, afastar o diretor-geral da PF e o diretor de Inteligência Policial, Leandro Almada. (Foto: Carlos Moura/SCO/STF | Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados | Ton Molina/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

O senador Carlos Viana (PSD-MG) pediu o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a prisão preventiva do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e o afastamento de Davi Alcolumbre (União-AP) da Presidência do Senado.

Viana protocolou nesta terça-feira (8) o pedido de prisão preventiva de Rodrigues. A iniciativa ocorreu após o ministro André Mendonça, do STF, afastar o diretor-geral da PF e o diretor de Inteligência Policial, Leandro Almada.

O senador também pediu a apuração sobre a produção de relatórios de inteligência relacionados à atuação de Mendonça. Viana quer identificar quem determinou a elaboração dos documentos, quem participou do trabalho e quem recebeu o material.

Senador pede afastamento de Alcolumbre

Viana volto a pedir o afastamento de Alcolumbre da Presidência do Senado.

Em publicação no X, o senador destacou que, até o momento da publicação, no início da noite desta terça-feira, o presidente da Casa não havia aberto a sessão e que o Congresso estava vazio.

Na imagem que acompanhou a publicação, Viana escreveu: Alcolumbre: afaste-se.” Abaixo, acrescentou: “Quem não faz o Senado funcionar não pode escondê-lo.”

Em outra publicação, o senador escreveu que o Senado ainda não havia iniciado a sessão em meio à “maior crise institucional que o país está vivendo”.

Viana já havia apresentado uma representação contra Alcolumbre no Conselho de Ética do Senado e pedido seu afastamento cautelar da Presidência da Casa.

A medida ocorreu depois de o senador cobrar o andamento dos pedidos de impeachment contra Moraes.

Pedido de impeachment contra Moraes

Viana também mantém um pedido de impeachment contra Moraes. O senador apresentou a representação ao Senado em 1º de setembro e defende que a Casa analise o pedido.

A cobrança ocorre em meio à crise envolvendo Moraes, Mendonça, a Polícia Federal e o empresário Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master.

Mensagens entre Vorcaro e Moraes integram o conjunto de fatos que provocou novas medidas e questionamentos no STF e no Congresso.

Mendonça afastou cúpula da PF

Mendonça afastou Rodrigues e Almada após analisar relatórios produzidos pela área de inteligência da PF sobre sua atuação.

O ministro também determinou a abertura de procedimentos para investigar a produção e o uso dos documentos.

A Segunda Turma do STF formou maioria para manter o afastamento de Rodrigues. Gilmar Mendes pediu vista e interrompeu o julgamento, mas, depois da solicitação, Luiz Fux e Kassio Nunes Marques anteciparam os votos e acompanharam Mendonça.

Com três votos favoráveis, o colegiado atingiu a maioria necessária para manter a decisão. O julgamento, porém, continua suspenso, e a liminar de Mendonça segue em vigor.

A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu da decisão. O órgão sustenta que a nomeação e a demissão do diretor-geral da PF cabem ao presidente da República.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.