• Carregando...
Advogado Hery Kattwinkel Júnior defendeu o réu Thiago de Assis Mathar no STF e confundiu O Pequeno Príncipe com O Príncipe, de Maquiavel
Advogado Hery Kattwinkel Júnior defendeu o réu Thiago de Assis Mathar no STF e confundiu O Pequeno Príncipe com O Príncipe, de Maquiavel| Foto: Reprodução/TV Justiça

O partido Solidariedade decidiu expulsar da legenda o advogado Hery Kattwinkel Júnior alegando que o defensor teria "atacado a Suprema Corte" durante a defesa do réu Thiago de Assis Mathar, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (14) a 14 anos de prisão por envolvimento nos atos de vandalismo de 8 de Janeiro.

Durante o julgamento, o advogado questionou se o STF estaria atuando de forma "jurídica ou política" e acabou se confundindo ao fazer referência de uma citação do livro O Príncipe, de Maquiavel, como se fosse do Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry.

“Esse julgamento está sendo jurídico ou político, a fim de incriminar mais alguém a fim de um objetivo o qual não conseguimos entender? Porque parece que estão sendo usados, como diz O Pequeno Príncipe: os fins justificam os meios, e podemos passar por cima de todos. Maquiavel: os fins justificam os meios”, afirmou o advogado ao STF.

Por meio de uma nota oficial, a direção do partido em Votuporanga-SP disse que "não compactua com a postura do profissional em atacar a Suprema Corte, ainda que no exercício de sua prerrogativa de defensor constituído".

Segundo a legenda, o advogado extrapolou o exercício das prerrogativas do exercício da função e "ultrapassou os limites da lei"'. "Deliberamos pela expulsão do membro, reiterando o nosso respeito às leis brasileira, nosso compromisso com a Democracia e o respeito as instituições públicas brasileira", escreveu o Solidariedade.

As declarações do advogado foram criticadas pelo ministro Alexandre de Moraes durante o julgamento. “É patético e medíocre que um advogado suba na tribuna do Supremo Tribunal Federal com um discurso de ódio, um discurso para postar depois nas redes sociais, talvez pretendendo ser vereador do seu município no ano que vem”, criticou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]