Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Presidente do STF

STF não se mete em tudo, atua de acordo com o arranjo institucional brasileiro, diz Barroso

barroso, internet, stf, interferência
Presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso. (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)

Ouça este conteúdo

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, rebateu críticas sobre a intromissão da Corte em temas que deveriam ser analisados por outras esferas do Poder. Para o ministro, a Corte “não se mete em tudo”, apenas atua de acordo com o “arranjo institucional brasileiro”.

“Não é o Supremo que se mete em tudo, é o arranjo institucional brasileiro que faz com que o Supremo tenha que se envolver em diversos temas. E tudo que envolve crime tem grande atenção midiática, e o Supremo tem também grande cobertura por causa dessa competência”, afirmou Barroso em durante palestra em Brasília, nesta quarta-feira (7). O tema da palestra proferida por Barroso foi "A Garantia da Democracia no Brasil".

Durante a palestra, o ministro ainda se mostrou incomodado com o que chamou de "perda da importância da verdade" e falou sobre os desafios para a democracia e para o judiciário a partir do avanço rápido das tecnologias.

VEJA TAMBÉM:

“A verdade não tem dono, mas as pessoas não têm direito de criarem suas próprias narrativas e de mentirem”, disse.

Não é a primeira vez que Barroso se mostra incomodado com a diversidade de opiniões

Esta não é a primeira vez que o magistrado se mostra incomodado com a diversidade de visões que permeiam a internet.

Em maio de 2024, ao participar da abertura do Seminário Internacional Desafios e Impacto da Jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH), Barroso reclamou da falta de consenso na internet “a respeito de fatos”.

Para o ministro, embora a internet tenha revolucionado a maneira como as pessoas se comunicam, também abriu espaço para “desinformação”, “teorias conspiratórias” e “discurso de ódio”.

Em novembro de 2023, Barroso chegou a afirmar que quem critica o ativismo judicial não gosta da democracia e da Constituição. 

Em outras ocasiões, o presidente do STF já disse que o Poder Judiciário passou a ser poder político e que o judiciário vive “ascensão política” em equilíbrio com os outros poderes.

VEJA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros