Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rodrigo Constantino

Rodrigo Constantino

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Multa

Atentado ao Estado de Direito: uma entrevista!

Allan dos Santos
O jornalista Allan dos Santos mora nos Estados Unidos desde agosto de 2020. (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

Que o ministro Alexandre de Moraes desenvolveu verdadeira tara por Allan dos Santos, isso parece inegável. Mas o todo-poderoso do STF anda dando bandeira demais. Moraes resolveu multar em R$ 50 mil o jornalista por "atacar instituições democráticas". Allan teria descumprido medidas cautelares.

Whatsapp: entre no grupo e receba as colunas de Rodrigo Constantino

A penalidade foi determinada por Moraes com base na constatação de que Allan dos Santos “participou do programa intitulado ‘Lula incha o Estado e STF persegue brasileiros! É a ditadura da toga’”, o que, segundo o despacho, configura nova violação de determinações anteriores de bloqueio e suspensão de perfis em redes sociais.

Sindicalistas invadirem a sala do presidente da Câmara representa um protesto normal; Allan dos Santos receber um entrevistado em seu programa em Orlando é atentado contra o Estado de Direito, o STF e a democracia

O ministro afirmou que Allan dos Santos “utiliza as redes sociais para atacar as instituições democráticas, notadamente o Supremo Tribunal Federal, bem como o próprio Estado Democrático de Direito”. Segundo o relator, a conduta pode se enquadrar nos crimes previstos nos artigos 286 e 359-L do Código Penal.

Detalhe: a multa foi estendida ao programa todo, o que atinge, por exemplo, o sócio de Allan dos Santos, o jornalista Lacombe. "Para Moraes, vale tudo para punir. Pune Starlink para atingir X, advogado para atingir cliente, site para atingir entrevistado", resume André Marsiglia. Ele acrescenta: "Uma cautelar não se estende a terceiros, não importa nada qual a relação ele tenha ou venha a ter com os terceiros. Moraes está simplesmente acabando com o direito e com a segurança jurídica para atingir seus objetivos, que não são jurídicos".

VEJA TAMBÉM:

No mesmo dia, sindicalistas tentaram invadir a sala de Hugo Motta na Câmara dos Deputados. Em "protesto", sindicalistas de diversas áreas, todos ligados ao esquerdismo petista, tentaram invadir gabinete do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). Isso, pelo visto, não se configura ataque às instituições democráticas ou atentado ao Estado de Direito. Apenas um dia de protestos normais, não é mesmo?

Ficamos assim: sindicalistas invadirem a sala do presidente da Câmara representa um protesto normal; Allan dos Santos receber um entrevistado em seu programa em Orlando é atentado contra o Estado de Direito, o STF e a democracia, com multa de R$ 50 mil estendida aos sócios. Isso virou o Brasil de hoje...

Conteúdo editado por: Jocelaine Santos

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.