Blog / 

Rodrigo Constantino

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Artigos

Bolsonaro destaca otimismo de mercado com seu governo, mas alta do Ibovespa depende de reformas

O presidente Jair Bolsonaro, nesta quarta, usou a rede social para destacar a tendência de alta do Ibovespa, principal índice de ações brasileiras, que atingiu sua máxima histórica. Ele apontou para o grau de otimismo dos investidores com o novo governo:

De fato, como podemos ver no gráfico abaixo, o Ibovespa segue firme e forte, e isso se deve mais a fatores internos do que ao resto do mundo:

Bolsonaro está certo ao ligar o desempenho da Bolsa com as expectativas dos investidores com seu governo. Mas seria recomendável cautela aqui. Em primeiro lugar, porque a Bolsa é um mecanismo de antecipação de expectativas, ou seja, procura descontar as previsões do futuro. Se aquilo que era previsto pela maioria não se confirmar, a decepção é imediatamente precificada, e as correções podem ser abruptas.

Ou seja, se por um lado os investidores estão mesmo apostando em reformas positivas que valorizariam os ativos brasileiros, por outro lado isso significa que o governo precisa entregar resultados, e logo. A paciência dos investidores não é infinita, e eles, ao contrário de muitas pessoas, inclusive do governo, entendem a urgência dessas mudanças, especialmente na Previdência.

Em segundo lugar, é bom lembrar que os preços dos ativos oscilam. Até Lula e o PT tentaram se vangloriar quando o Ibovespa entrou num “bull market” durante sua gestão, apropriando-se dos méritos que, na verdade, pertenciam ao crescimento chinês e ao baixo custo de capital nos países desenvolvidos. Mas e quando a tendência é de baixa? E quando entramos num “bear market”?

Aí o discurso muda, os “especuladores” passam a ser os culpados, há um “ataque especulativo” contra o país etc. Já vimos esse filme antes inúmeras vezes. É natural do mundo da política ser seletivo e hipócrita, adotar narrativas enviesadas e lembrar da Bolsa apenas quando interessa.

Bolsonaro merece créditos pela alta do Ibovespa, sem dúvida. Foi sua vitória que gerou esse clima de empolgação. Foi a indicação de Paulo Guedes para o ministério da Economia que produziu essa animação embasada. Mas… é preciso deixar o homem trabalhar agora, conter os obstáculos criados pelos militares, investir na articulação política, aprovar reformas profundas.

Ou isso, ou essa tendência de alta irá se reverter rapidamente, e Bolsonaro terá de esquecer que existe a Bolsa, pois ela estará alertando para os perigos à frente. Já se uma reforma previdenciária decente for mesmo aprovada e os privilégios do setor público forem mesmo combatidos, o céu é o limite para o Ibovespa…

Rodrigo Constantino

8 recomendações para você

Sobre / 

Rodrigo Constantino

Economista pela PUC com MBA de Finanças pelo IBMEC, trabalhou por vários anos no mercado financeiro. É autor de vários livros, entre eles o best-seller “Esquerda Caviar” e a coletânea “Contra a maré vermelha”. Contribuiu para veículos como Veja.com, jornal O Globo e Gazeta do Povo. Preside o Conselho Deliberativo do Instituto Liberal.

Saiba Mais

Arquivos

informe seu email e receba nosso conteúdo gratuito