Blog / 

Rodrigo Constantino

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Artigos

Crítica nem sempre é oposição: às vezes é amizade

0

Por Bernardo Santoro, publicado pelo Instituto Liberal

Recentemente, o Presidente postou um vídeo onde ele reclama que as pessoas que votaram nele o estariam criticando hoje e que se continuassem assim ele cairia e o PT voltaria.

Essa manifestação diz muito sobre a visão de mundo do presidente.

Não é porque as pessoas de direita que votaram nele e que hoje estão pontual ou profundamente insatisfeitas estão reclamando que faz com que elas sejam inimigas do presidente ou queiram que seu governo vá mal.

Muito pelo contrário: 99% das pessoas que eu conheço que votaram nele e hoje se mostraram insatisfeitas gostam muito do presidente e querem que o governo dê certo.

A mentalidade militar do presidente está se mostrando um problema nesse momento. No militarismo, o subordinado e o apoiador devem seguir fielmente às ordens superiores ou são expulsos da tropa.

A política não é assim, e a pior coisa que existe é um líder que se cerca de capachos repetidores de “Sim, Senhor” o tempo todo.

Crítica nem sempre é oposição. Às vezes é amizade.

O que pode fazer efetivamente um presidente cair não é a quantidade de críticas que ele recebe da sua base, mas sim a alienação dessa base por um líder que ignora seus avisos.

8 recomendações para você

Sobre / 

Rodrigo Constantino

Economista pela PUC com MBA de Finanças pelo IBMEC, trabalhou por vários anos no mercado financeiro. É autor de vários livros, entre eles o best-seller “Esquerda Caviar” e a coletânea “Contra a maré vermelha”. Contribuiu para veículos como Veja.com, jornal O Globo e Gazeta do Povo. Preside o Conselho Deliberativo do Instituto Liberal.

Loading Facebook Comments ...

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Saiba Mais

Arquivos