i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Rodrigo Constantino

Foto de perfil de Rodrigo Constantino
Ver perfil

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Bloomberg e Sanders: o bilionário é hoje o melhor aliado do socialista!

  • PorRodrigo Constantino
  • 03/03/2020 09:51
Bloomberg e Sanders: o bilionário é hoje o melhor aliado do socialista!
| Foto:

A disputa das primárias democratas vai se definindo, se afunilando para um embate entre o socialista Bernie Sanders e o ex-vice de Obama Joe Biden. Pete Buttiegieg pulou fora da corrida, assim como Amy Klobuchar. Ambos representavam a ala mais moderada do partido. Elizabeth Warren insiste numa campanha fracassada, disputando votos com Sanders. Quem sobra é Michael Bloomberg.

O bilionário, oitavo homem mais rico do mundo, gastou do seu próprio bolso algo como $500 milhões até agora. É impossível ligar a rádio ou a TV americana e não se deparar com uma propaganda de Bloomberg. Sua aposta era clara: assumir o papel moderado contra Sanders, contando com o fracasso de Biden.

O problema, para Bloomberg, é que Biden ressuscitou na Carolina do Sul, mostrou que, apesar de sua quase senilidade, ainda não morreu. Isso se soma ao péssimo desempenho de Bloomberg nos debates. Ele foi massacrado, incapaz de seduzir. E sua primeira primária será hoje, na Super Terça, com 14 estados. Será o grande teste para o magnata.

Como a Califórnia faz parte da Super Terça, o resultado só sairá muito tarde. Mas já podemos concluir que o melhor amigo de Sanders é mesmo Bloomberg, o que é uma ironia e tanto. O socialista, afinal, fala bilionário em cada frase, destilando sua ideologia da inveja. Sem o bilionário, porém, Sanders teria que disputar já com Biden apenas.

O meio campo lotado era a maior vantagem do velho comuna, que corria tranquilo pelas beiradas. Sanders alega que a mídia e o establishment estão o perseguindo, pois agora, só agora!, resolveram fazer as perguntas mais incômodas, tipo: o que pensa o octogenário que passou a lua de mel na União Soviética e sempre elogiou Cuba?

A mídia ajudou a criar o movimento socialista de Sanders, mas agora caiu a ficha de que ele não tem muita chance contra Trump. Daí o pânico. A "perseguição", portanto, significa finalmente colocar um holofote sobre o que realmente defende o radical de Vermont.

Trump endossou a narrativa de Sanders tuitando que o establishment democrata prepara um boicote contra ele. É normal: Trump adoraria disputar com o velho socialista. Mas os democratas se mexem para ter Biden como candidato.

Ainda é um nome muito ruim, mas menos pior do que Sanders, sem dúvida. E oferece um risco um pouco maior à reeleição de Trump, ainda o favorito de longe, especialmente com a economia bem e a menor taxa de desemprego da história para as minorias.

Biden precisa ir bem hoje. A decisão será mais clara entre ele e Sanders. No caminho, porém, ainda há um bilionário torrando dezenas de milhões de dólares todo dia. Quem agradece é o socialista que demoniza os bilionários. Não é irônico?

2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 2 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • L

    Luca Brasi

    ± 1 horas

    Go, Trump, atropele esses caquéticos!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • F

      Fernando Cavalcante

      ± 2 horas

      Texto já atrasado. Em sua recente entrevista para a Fox News, Bloomberg minimiza as primárias estaduais e aposta em obter sua candidatura a partir de negociações com os delegados e super-delegados que votarão para escolher o candidato democrata que enfrentará Trump.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      Fim dos comentários.