• Carregando...
Jair Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasi

Jair Bolsonaro deu um golpe. Não usou armas, é verdade. Não contou com as Forças Armadas, também é fato. Mas ele usurpou o poder todo para si e passou a agir como um ditador. As ações praticadas por ele não deixam margem a dúvidas.

Assim que Bolsonaro deu o golpe, a primeira coisa que ele fez foi aparelhar o Supremo Tribunal Federal. Ciente de que tudo hoje passa pelo STF - mesmo o que não deveria - e que poucos ministros podem basicamente mandar no país, Bolsonaro aparelhou com bolsonaristas o Supremo.

Seria terrível se esses parágrafos fossem verdade, não é mesmo? Ainda bem que são pura ficção. Na verdade, um pesadelo que tive.

Um deles, para não deixar qualquer desconfiança nos indecisos, chegou a gritar "Nós derrotamos o lulismo" num evento com policiais e bombeiros. Os ministros supremos, após o golpe bolsonarista, passaram a perseguir parlamentares de esquerda, além de censurar jornalistas ligados ao petismo.

Um dos ministros bolsonaristas no STF chegou a partir para cima de uma juíza associada ao esquerdismo. Com base em firulas inventadas, ele deu um jeito de conseguir sua aposentadoria precoce. Como ela fugiu para a Venezuela, não foi possível prendê-la, mas o ministro bolsonarista decretou o congelamento de suas contas bancárias no Brasil.

Lula é o presidente, e salvou nossa democracia. Alexandre de Moraes é um juiz imparcial que protege nossa Constituição.

Todo golpe precisa contar com a imprensa. O canal bolsonarista passou, então, a mentir diariamente, passando pano para o ditador, tratando-o como um democrata legítimo, justificando cada medida absurda e normalizando falas abjetas. Quando o ditador tratou uma negra como certamente uma sambista que curte batuque, só pela cor da pele, o canal bolsonarista fez tremendo esforço para dizer que era só uma brincadeira.

Uma vez ditador consagrado, Bolsonaro passou a reverenciar abertamente as piores ditaduras fascistas do planeta, chegando a receber um deles com tapete vermelho e obrigando nossos militares a prestar continência ao assassino. A mídia bolsonarista, como sempre, ficou em silêncio, ou repetindo que Bolsonaro salvara a democracia.

A corrupção tomou conta do país. Um ex-governador bolsonarista condenado a mais de 400 anos e que confessara os crimes foi solto pelo STF aparelhado, e virou influencer nas redes sociais, caindo no samba durante o carnaval. Tudo era festa para os safados, seguros da impunidade garantida pelo ditador e seus comparsas supremos.

Censura prévia a jornalistas, veículos de comunicação corrompidos, instrumentalização de importantes instituições como o STF e a Polícia Federal para fins partidários, perseguição aos adversários, chegando a usar a PF para prender com base em pretextos ridículos o presidente do PT num ano eleitoral importante, tudo isso certamente configura uma ditadura.

Seria terrível se esses parágrafos acima fossem verdade, não é mesmo? Ainda bem que são pura ficção. Na verdade, um pesadelo que tive. Quando acordei, respirei aliviado: foi apenas um sonho. Lula é o presidente, e salvou nossa democracia. Alexandre de Moraes é um juiz imparcial que protege nossa Constituição. A imprensa faz jornalismo sério e independente. E nenhum corrupto famoso está solto e sambando na cara do povo honesto. Viva o Brasil, gente!

Conteúdo editado por:Jocelaine Santos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]