• Carregando...
Confusão no caucus de Iowa: democratas querem governar a nação assim?
| Foto:

O caucus em Iowa abre as primárias democratas. Trata-se de uma tradição com vantagens e desvantagens. É um estado pequeno, com população mais idosa. Mas os pré-canditados costumam atuar com forte presença local, o que aproxima os políticos do povo.

Por isso mesmo, Iowa serve como uma espécie de filtro para testar quem realmente tem alguma chance. Ocorre um funil para três nomes competitivos, eliminando os que não conseguem destaque algum na largada.

Nesta segunda, porém, houve tremenda confusão na hora de contar os votos dos delegados. Vários problemas técnicos foram apontados, e o Comitê Nacional Democrata declarou que encontrou "inconsistências". Não foi uma questão de intrusão de hacker ou algo assim, mas um problema na hora de computar o resultado.

O presidente Trump ironizou: "Grande VITÓRIA para nós em Iowa esta noite. Obrigado". Muitos ironizaram que Bernie Sanders teve votos "roubados", transferidos para Joe Biden numa "redistribuição social". O que ocorreu foi que candidatos "não-viáveis" podem transferir seus votos para outro candidato viável numa segunda rodada, e Biden levou votos de nomes menos expressivos.

Isso gerou reação por parte de esquerdistas, que acusam o partido de forçar a barra para favorecer Biden em vez de Sanders. O establishment democrata teme o velho socialista, pois sabe que ele tem poucas chances de vencer Trump. O republicano comemora a confusão dos democratas, por sua vez.

Se os democratas não conseguem organizar direito nem uma simples votação primária, imagina governar uma nação complexa como os Estados Unidos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]