i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Rodrigo Constantino

Foto de perfil de Rodrigo Constantino
Ver perfil

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Dia de festa chinesa no Brasil

  • PorRodrigo Constantino
  • 08/08/2013 16:45
Dia de festa chinesa no Brasil
| Foto:

O Brasil está desesperadamente torcendo para que esses dados malucos da China sejam verdadeiros. Essa foi a chamada da matéria no Business Insider sobre a euforia que tomou conta da Bolsa de Valores no Brasil hoje, com o Ibovespa subindo mais de 3%.

O site financeiro afirma que os dados chineses de comércio foram tão bons, que parecem bons demais para serem verdadeiros. As exportações cresceram mais de 5% em julho, ano contra ano, bem mais forte do que os 2% que os analistas esperavam.

Mais impressionante: as importações saltaram mais de 10% no mês, em relação ao mês do ano anterior, e as expectativas eram de somente 1% de crescimento. Mas a realidade pode não ser esse céu de brigadeiro. Os analistas levantaram suspeitas quanto à veracidade dos dados.

As estatísticas na China são pouco confiáveis, há manipulação frequente e muita caixa preta. É cedo demais para celebrar uma retomada mais forte de sua economia. Só que os investidores viram esses dados como um grande alívio para as empresas brasileiras.

Afinal, nossa economia ainda é muito dependente do crescimento chinês, e o Ibovespa ainda acumula uma queda superior a 20% no ano! Petrobras e Vale, as maiores empresas do país, acumulam quedas acima de 30%!

Portanto, é compreensível a euforia proveniente desse número mais forte. Um dia de festa chinesa no Brasil. Mas vale lembrar de um provérbio chinês então: “Espere o melhor, prepare-se para o pior e receba o que vier”. Se eu fosse um investidor de ações no Brasil, faria um esforço para conter a empolgação com base em um único dado estatístico, ainda por cima chinês…

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.