i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Rodrigo Constantino

Foto de perfil de Rodrigo Constantino
Ver perfil

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

O Poço: o comunismo de Goreng não “salvou” a mensagem

  • PorJocinei Godoy
  • 10/04/2020 16:03
O Poço: o comunismo de Goreng não “salvou” a mensagem
| Foto:

Por Jocinei Godoy, publicado pelo Instituto Liberal

O badalado filme espanhol “El Hoyo”, traduzido no Brasil como ”O Poço”, cuja estreia se deu no mês passado na Netflix, tem dividido a opinião dos brasileiros acerca dos seus desdobramentos finais, uma vez que o filme termina de forma súbita, abrindo margem para as mais variadas interpretações. Entretanto, este texto não visa tratar sobre possíveis interpretações da mensagem conclusiva do filme. Antes, objetiva descrever minimamente e refletir sobre a ideia que alguns têm tido de que a trama só teve um desfecho relativamente positivo pelo fato de haver ideais comunistas defendidos pelo ator principal. Se você não assistiu ao filme ainda, sugiro não continuar a leitura [alerta de spoilers].

Perguntado por Goreng (personagem principal) sobre a finalidade do poço, Trimagasi responde que o poço consiste em comer. De fato, esta é uma resposta plausível. O poço é chamado de Centro Vertical de Autogestão, uma espécie de prisão vertical, onde cada andar abriga duas pessoas. Uma plataforma desce parando em cada andar, a começar do primeiro, contendo uma espécie de banquete preparado impecavelmente contendo vários pratos, do mais simples ao mais sofisticado, a fim de que todos os integrantes dessa prisão possam fazer a sua refeição. A lógica transmitida pelo filme é a seguinte: se cada um pegar apenas a sua porção sem exageros e sem bagunçar o restante do banquete, todos comerão adequadamente. Porém, o que vimos é que cada um come o máximo que pode e, além disso, cada um ao seu modo pisoteia, cospe e ridiculariza as sobras que irão alimentar aqueles que estão nos andares inferiores.

Logo no inicio do filme há a menção por Trimagasi de que há três tipos de pessoas no poço: os de cima, os de baixo e os que caem. Cada dupla permanece no andar por um mês, sendo que a troca para andares superiores e inferiores ocorre de modo aleatório. Quem acorda em andares superiores recebe mais comida. Quem acorda em andares inferiores recebe menos comida e o que ainda resta, em geral, vem acompanhado de escarros, urinas e fezes. Por essa razão, muitos se jogam do poço, preferindo cometer suicídio a ter que morrer de fome. Outros que se encontram próximos ao fundo do poço praticam canibalismo, matando uns aos outros, para sobreviver. Grosso modo, o poço possui esta configuração.

Diante disso, Goreng entra no poço de forma voluntária com a finalidade de parar de fumar e para ler o livro Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes, ícone da literatura espanhola. Ao compartilhar o andar do poço com Trimagasi, Goreng observa a lógica do poço e diz que as pessoas dos andares superiores e inferiores devem ser avisadas para racionar a comida. Trimagasi logo o repreende perguntando se ele é comunista, ao que Goreng responde que isso é razoável. A trama se desenrola com ações sombrias e mortes violentas. Passado um mês, quando Goreng e Trimagasi vão para o andar 171, Trimagasi amarra seu companheiro de prisão explicando a ele que aquilo era necessário para evitar que, diante da loucura da fome, Goreng não o matasse para sobreviver. Assim, quando alguns dias passam, Trimagasi, tomado de uma fome insuportável, decide cortar pedaços do Goreng com a sua faca, a Samurai Plus, para saciar sua fome. Nesse momento, desce na plataforma uma mulher chamada Miharu que golpeia Trimagasi na cabeça e solta Goreng de suas amarras. Ela entrega a faca a Goreng que, instintivamente e quase sem forças, mata Trimagasi em um ato de vingança.

O mês chega ao fim e Goreng acorda em um andar superior com comida “à vontade”, ao lado de sua nova companheira Imoguiri. Ela come minimamente e prepara dois pratos com comida suficiente para que as duas pessoas do andar de baixo comam. Com isso, Imoguiri tenta incansavelmente, todos os dias, convencê-los de que devem comer e fazer o mesmo e, assim, a comida chegará a todos até ao final do poço. Obviamente, as pessoas do andar de baixo zombam de Imoguiri toda vez que ela tenta persuadi-los daquilo que ela chama de solidariedade espontânea. Porém, passados alguns dias, Goreng se cansa da ladainha diária de Imoguiri e esbraveja com o pessoal do andar de baixo, dizendo que, se não acatassem a recomendação de racionamento, ele sujaria de fezes até o último grão de arroz presente na plataforma. Eles se calam e, aparentemente, acatam a recomendação de Imoguiri.

No outro mês, ambos vão para o andar 202 do poço. Quando Goreng acorda, vê Imoguiri morta. Ela se suicidou, facilitando, em certo sentido, a sobrevivência de Goreng no andar, a que não chegava nem o cheiro da comida. O mês se passa e Goreng acorda em um andar superior com um rapaz que cria que Deus o tiraria dali. A esta altura do filme, Goreng tinha sonhos e alucinações com Trimagasi e Imoguiri. Em um desses sonhos, Imoguiri diz que Goreng estava ali para forçar mudanças espontâneas. Ele decide descer o poço pela plataforma e convence o seu novo companheiro, Baharat, a descer com ele, a fim de persuadir as pessoas a fazer com que volte alguma parte da refeição do banquete, quebrando o que ele chama de “a dinâmica do poço”.

É nesse contexto que se tem um retrato implacável da lógica interna do comunismo. É inegável que, para os comunistas bem intencionados, a ideia de igualdade se constitui como o mote principal de suas ações. Quem não quer viver em um mundo com redução das desigualdades, tendo o suficiente para viver uma vida digna? Este parece ser um motivo bastante plausível para aderir ao movimento comunista. Os que assim fazem sonham com o dia em que o mundo acordará num passe de mágica, com seus trabalhos, esforços, ganhos e perdas, todos à luz da igualdade, sem faltas ou sobras, isto é, com todos tendo o suficiente para viver dignamente.

A ideia de Goreng era nobre. Ele queria que as desigualdades fossem cessadas, que a dinâmica do poço fosse quebrada e que o experimento do Centro Vertical de Autogestão chegasse ao fim. Porém, Goreng viu o seu ideal perverter o seu próprio senso de realidade. A exemplo de vários ditadores comunistas, vivos e mortos, Goreng teve sua cognição e empatia sequestradas por um ideal futuro de igualdade e justiça. Nesse ínterim, conforme Goreng e Baharat iam descendo, ameaçavam matar as pessoas que chegassem perto da plataforma para pegar a comida. Em não poucos casos, mataram os que tentaram obter comida para sobreviver. A igualdade e justiça futuras buscadas por Goreng deram lugar a desigualdade e injustiça cometidas por ele mesmo ao matar aqueles que já estavam quase morrendo de fome.

Por fim, Goreng e Baharat chegam ao fundo do poço quase mortos. Misteriosa e milagrosamente eles encontram uma garotinha. Em uma mistura de sonho com alucinação, ambos entendem que a garotinha era a mensagem que deveria voltar pela plataforma até chegar aos administradores. Goreng coloca a garotinha na plataforma que sobe rumo à Administração. O filme acaba neste ponto.

A impressão que se tem é a de que, conforme retratado no próprio enredo do filme, Goreng é uma espécie de Messias. Ledo engano. Por mais que a ação de Goreng remeta à quebra da lógica do poço, a reflexão que realmente deve ser feita pelo telespectador é: qual o preço da quebra desta lógica? Dito de outro modo e trazendo à realidade de tentativas comunistas frustradas: qual o preço da tentativa de implementação de regimes igualitários? A resposta é a mesma de sempre: perda de liberdades e morticínios sem fim.

Este é o cerne do problema da imposição de igualdades. Goreng não conseguiu enxergar isso e, mesmo assim, perseguiu um ideal nobre, porém, sendo um canalha no presente. Não é somente a nobreza de um objetivo que deve definir alguém ou alguma ideologia, mas os meios utilizados para se lograr êxito também importam. Enquanto não houver o aprendizado de que o comunismo foi tanto ou mais mortífero do que o nazismo, muitos continuarão enganosamente relacionando a “atitude heroica” de Goreng a algum tipo de ideal comunista. O ideal até parece ser bom, contudo, na vida real, demonstrou ser um inferno na vida de milhões de pessoas em toda a história. Com o poço, não foi diferente.

Antes que me esqueça, o poço não é sobre luta de classes. A fome e a violência que envolvem a trama possuem, pelo menos, dois problemas fundamentais. O primeiro reside na própria Administração, que estabeleceu termos desumanos para sobrevivência, escolhendo quem sobe ou desce no poço. Isso remete à ideia de Estado iluminado totalitário que decide quem deve viver ou morrer pela causa do regime. O segundo refere-se à velha e indissociável natureza humana, sempre voltada às praticas egoístas para fins interesseiros, principalmente quando exposta a situações degradantes. Portanto, não, o comunismo de Goreng não salvou a mensagem. Ela apenas foi entregue a preço de sangue. Um “pequeno detalhe” que passa despercebido aos amantes do comunismo.

27 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 27 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • L

    luca lucas

    ± 10 dias

    "Nao sou petista nem bolsonarista , votei em Bolsonaro por tudo que vi ao longo de mais de 30 anos e em busca de uma mudança profunda . Lido com publico ha mais de 40 anos e conheço muita gente que votou nele sem ser fanatico ou se considerando bolsonarista . Mais é visível a persiguição que ele sofre , por interesses bem claros . Por isto gosto de ler Constantino pois quando tem que discordar do presidente , o faz com tranquilidade .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • V

      Vinicius

      ± 11 dias

      Excelente análise. Já cansei de ver comentário de comunistas no face dizendo que o filme é genial, representação fiel da luta de classes. Nada a ver com luta de classes. O próprio diretor do filme disse que o filme não é uma defesa do socialismo e nem do capitalismo. Leituras socialistas desse filme são incompatíveis com a história que ele conta.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • B

        Bruno Varotto

        ± 11 dias

        Eu tive uma leitura mais social do filme. As camadas de cima não se importam com os que estão abaixo. O "estado " que está acima de todos ( feitores da comida no filme ) está completamente dissociado da sociedade. E quem tenta subir de camada na sociedade ( o personagem com a corda ) é impedido pelos oque estão acima de fazer esta transição.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • L

          luiz

          ± 12 dias

          Excelente texto, o comunismo matou mais que o nazismo e causou sofrimento ao longo de muitos anos.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • L

            Luis Franzon

            ± 12 dias

            Todo filme pra geracao mimimi bisnaguinha tem que ter uma "mensagem" Baita filme chato

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              MATHEUS CRISTIANO

              ± 12 dias

              Gostei do texto

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • R

                ROBINSON LUIZ DE ROSSI

                ± 12 dias

                Me poupem de tanta idiotice. Agora querem transformar até filme em ¨nós contra eles", como se já não bastasse toda a asneira que estamos vendo. O filme é uma reflexão sobre a natureza humana, pouco afeta a atos de solidariedade. Não importa o regime, se capitalista, comunista ou o que seja, quem esta por cima geralmente está pouco se importando com quem está em baixo.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • D

                  DE MEO

                  ± 12 dias

                  Análises à parte, o filme é péssimo. Quem não assistiu, não perca o seu tempo.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • I

                    Isaias Lobao

                    ± 12 dias

                    Obrigado Constantino. Esse é mais um filme que não verei. O comunismo é um crime contra a humanidade. Qualquer tentativa de defende-lo é um caminho inglório.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • A

                      Admar Luiz

                      ± 12 dias

                      É isso Constantino, comunistas não aprendem nada não sabem nada. Os milhões de mortes na China e na URS são só um pequeno detalhe. O amanhã pra eles é sempre venturoso. Mas o que vem é sempre pobreza, mortes e injustiças. Menos, claro, para a "nomenclatura", a casta do partido que dirige o gado, né?

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • A

                        Alex Fox

                        ± 12 dias

                        O fato das pessoas ficarem ociosas esperando a comida magicamente aparecer e de não conseguirem resolver seus problemas retrata muito bem os comunistas.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • T

                          Teodoro Jacob Winkler

                          ± 12 dias

                          Muito ruim. tão ruim quanto tudo o que tem aparecido na Netflix ultimamente. Netflix também entrou a serviço do gramscimo. Deve ter recebido algo em troca.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • E

                            elisangela alves laranjeira

                            ± 12 dias

                            Olha o Barraqueiro dando um de intectual. Um sofista, fez de sua narrativa o seu ganha pão. Gente de convivência insuportável. Mimado ou ignorado demais, grita e birra o tempo todo.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • H

                              Hélio

                              ± 12 dias

                              Boa Constantino! A velha frase de Balsac será sempre atual: " A igualdade pode ser um direito, mas nunca será um fato ". Porque ? Justamente a lição maior do comentário, que são as diferenças. Dois irmãos são criados e educados no mesmo ambiente pela mesma mãe e o mesmo pai. Um é estudioso, esforçado, obediente, etc. O outro é vadio, mau carácter, e tudo mais. O primeiro será bem sucedido e o segundo não.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • M

                                Marco Polo

                                ± 12 dias

                                O filme, pelo que tudo indica, retrata os ideais, versus os resultados práticos, de suas tentativas de implementações. Atualmente somos mais de 7.7 bilhões de indivíduos integrantes à uma Natureza na qual existe suas próprias regras para a sobrevivência de todas as espécies extintas, presentes e vindouras. A ideação de algo generalizado que aponte para qualquer estabilidade não faz parte de nosso sistema, pois que o caos é um fator propulsor de desenvolvimento e sobrevivência. Loucos pensam que agindo de determinada forma mudam a Natureza e, consequentemente as relações humanas, enquanto os malandros e os de má-fé se aproveitam para levarem vantagens! Assim é a seita comunista!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • J

                                  Jorge Dias

                                  ± 12 dias

                                  Boa Constantino.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    André

                                    ± 12 dias

                                    O filme é horroroso do início ao fim. Quem não assistiu, não perca seu tempo! Perdi o meu. É tão ruim quanto filme brasileiro, que não assisto desde os anos 70. Devem ter piorado ainda mais, com certeza!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • E

                                      Eduard Fontcuberta

                                      ± 12 dias

                                      Não ví e não vou ver, mas já dava pra imaginar a “mensagem”. Apenas variações sobre o mesmo tema. Mais uma liçãozinha de moral piegas de algum diretorzinho candidato a salvador da humanidade. Argh! Hollywood, cinema em geral... tô fora!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • E

                                        Eduard Fontcuberta

                                        ± 12 dias

                                        Não ví e não vou ver, mas já dava pra imaginar a “mensagem”. Apenas variações sobre o mesmo tema. Mais uma liçãozinha de moral piegas de algum diretorzinho candidato a salvador da humanidade. Argh! Hollywood, cinema em geral... tô fora!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • T

                                          TIAGO SILVA

                                          ± 12 dias

                                          Caramba Constantino, quer levar sua interpretação Ultra Direita até sobre um filme de cunho socialista. Ainda bem que não é colunista de Cultura, pq iria passar fome.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • R

                                            Robson La Luna di Cola

                                            ± 12 dias

                                            A utopia comunista, segundo a definição de Karl Marx, nunca existiu. E nunca existirá. Segundo ele, será um mundo onde tudo é de todos, e nada é de ninguém! O fim do Estado, e o compartilhamento de todos os bens de produção. A etapa inicial para se atingir esta utopia, seria o socialismo. Com a estatização de todas ou quase todas as propriedades e empresas privadas. Acontece que quando os ditadores implantam o socialismo, tornam-se poderosos e ricos. Somente eles. E dão migalhas para a população. Felizes da vida, jamais caminharão para a etapa seguinte: o comunismo. Pois teriam que sair de seus palácios, e parar de comer caviar com champanhe...

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • L

                                              Leonardo

                                              ± 12 dias

                                              O comunismo nunca funcionará pois existe algo chamado pecado original no ser humano. Comunismo é como assistir a um filme desses aonde o mocinho escapa de todas as adversidades praticamente ileso, você se impressiona e se alegra com o fim, porém se para e raciona as cenas, você observa que elas não fazem sentido, pois aquilo em um mundo real é impossível!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • J

                                                Jackson Alves Lessa

                                                ± 13 dias

                                                Reflexão primorosa em relação ao comunismo. Impor uma tal "igualdade" à população é impossível, pelo simples fato de que somos diferentes.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • A

                                                  Ale MJ

                                                  ± 13 dias

                                                  Caramba, Rodrigo, contou o filme inteiro... se eu não tivesse assistido fixaria put0. Avisa no começo que tem spoilirs... sac@nagem.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  3 Respostas
                                                  • R

                                                    Rita Lina

                                                    ± 12 dias

                                                    Acho que vc não leu a matéria!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • W

                                                    Wallace Lobo

                                                    ± 12 dias

                                                    As pessoas não leem nem o primeiro parágrafo completo. O alerta está lá, na última frase do parágrafo, antes de revelar qualquer detalhe do filme. Francamente!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • J

                                                    Jocinei Godoi

                                                    ± 13 dias

                                                    Antes de começar a contar sobre o filme há um alerta de spoiler.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                Fim dos comentários.