i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Rodrigo Constantino

Foto de perfil de Rodrigo Constantino
Ver perfil

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

O teste da audiência: imprensa deveria escutar mais seu público

  • PorRodrigo Constantino
  • 09/02/2021 10:44
O teste da audiência: imprensa deveria escutar mais seu público
| Foto:

Se todo artista tem que ir aonde o povo está, como nos bailes da vida, isso não necessariamente é verdade para jornalistas. Todo jornalista tem que ir aonde a verdade está, e procurar relatar os fatos da forma mais imparcial possível, acrescentando, se for o caso de um comentarista de opinião, a sua análise.

Mas claro que o jornalista não deveria viver numa bolha de arrogância, como se apenas ele fosse o detentor da verdade revelada. Já fui minoria, quando criticava desde o começo o governo petista, ainda popular, e sei como é remar contra a maré. O tempo é amigo da razão, e eu confiava em minhas análises. Só tem um detalhe: apresentava argumentos robustos, fatos, boa teoria, coisas que muitos, empolgados com a "bonança artificial" daquele começo, escolhiam ignorar.

Vejo a situação como bem diferente hoje. Não há bonança artificial. Não há uma mídia bajulando o presidente o tempo todo. Muito ao contrário: ela tende a demoniza-lo, pintando Bolsonaro como um genocida, obscurantista, insensível. Ainda assim, sua popularidade resiste. O mesmo não se pode dizer da própria mídia e da sua credibilidade.

Não é para menos. O povo fora da bolha percebe o viés escancarado, nota a torcida partidária, a distorção dos fatos, a manipulação dos dados. A dissonância entre jornalistas e seu público só aumenta. Em vez de as redações reavaliarem se perderam o elo com sua audiência, preferem dobrar a aposta. E o resultado vem em termos de menos audiência ainda.

Vejamos um caso sintomático: o Roda Viva, da TV Cultura, já foi ancorado por Augusto Nunes, e era um ícone de respeitabilidade e boa audiência. Desde quando Vera Magalhães assumiu o comando, porém, figuras como Felipe Neto e Átila Iamarino foram convidados, com um critério que parecia ser único: atacar o governo federal. O resultado está aí, após a Jovem Pan lançar no mesmo horário um programa com o mesmo Augusto Nunes:

O governo de São Paulo, comandado por João Agripino Doria, repassou cerca de cem milhões de reais para a fundação que controla a TV Cultura. O conflito de interesses é evidente. O público percebe o viés, e pune abandonando o programa. Enquanto isso, indivíduos sem as placas dos grandes veículos de comunicação, sozinhos nas redes sociais, conseguem acumular centenas de milhares de seguidores, com seus vídeos tendo milhões em alcance. É o caso da Bárbara do canal TeAtualizei, que bateu esses dias um milhão de inscritos:

O canal Hipócritas, com seu humor que revela a hipocrisia da esquerda caviar, também está prestes a bater a mesma marca. Como eu disse no começo, audiência não é tudo, mas deveria servir como alerta para certos veículos. Seus jornalistas se tornam cada vez mais dependentes de verbas públicas estaduais para sobreviver, pois não são capazes de atrair voluntariamente uma grande audiência.

O caso dos "antas" chama a atenção: Felipe Moura Brasil era um fenômeno de audiência na Jovem Pan, e hoje precisa convidar figuras patéticas como Kim Kataguiri ou Nando Moura para tentar reunir alguns poucos milhares de pessoas acompanhando suas "lives". O fiasco de quem já foi tão respeitado deveria acender uma luz amarela, mas pelo visto o jornalista segue imune rumo à irrelevância total.

Enquanto isso, um dos maiores veículos do país trata o PT, uma quadrilha comunista que defende as ditaduras cubana e venezuelana, como apenas "esquerda", sendo que recentemente rotulou a deputada Bia Kicis como de "extrema direita".

Esse tipo de postura cobra um alto preço em termos de credibilidade e audiência. O povo não é trouxa. Consegue perceber o duplo padrão, o viés ideológico, o partidarismo e a torcida contra o governo federal, que é a torcida contra o Brasil.

66 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 66 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    marco Aurelio Bittencourt

    10/02/2021 16:16:06

    Sim, o jornalista deve sair da sua bolha de arrogância. Mas isso se aplica a voce tambem. Não o vejo citando opiniões dos seus comentaristas. Claro, a escolha das opiniões tem que ser motivada por critérios seu, totalmente pessoal. Mas cadê que o faz?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • D

      Denis

      10/02/2021 11:40:38

      "Em vez de as redações reavaliarem se perderam o elo com sua audiência, preferem dobrar a aposta". Também percebo isso. Parece que concluíram que precisam de mais manipulação ainda para conseguir o impeachment. O estadão, já cancelei.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      1 Respostas
      • I

        Itamar Piffer

        10/02/2021 12:03:34

        Os antas cancelei a horas

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

    • E

      Erison

      10/02/2021 1:25:39

      Constantino, devagar aí. O Felipe Moura Brasil do Antagonista, entrevistando o Nando, é uma das entrevistas mais lúcidas que foram ao ar, ao mostrar que está sentado lá no Planalto, tá ok? Para de passar pano aí nos seus preferidos...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • E

        elias a reinaldin

        10/02/2021 0:35:02

        Bate mais, tem que moer essa imprensa vendida. Sobre o roda morta, melhor eles passarem reprises. O felipe moura , como dizem, melhor desembarcar das narrativas. Coitado.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • J

          JOÃOT

          10/02/2021 0:18:24

          A globolixo inventou o slogan "fique em casa", somente, para aumentar sua audiência.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • R

            ROBERTO

            09/02/2021 23:58:51

            Resumo da coluna: criticou a família Bolsonaro, o jornal é ruim. Falou bem da família, o jornal é bom.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • V

              vortice

              10/02/2021 0:41:06

              Exato! Não há defesa do Brasil, do correto, do bom. Na cabeça deste cidadão existe esquerda OU Bolsonaro! O resto pra ele é esquerdista enrustido.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • A

            André

            09/02/2021 23:49:03

            Parte do povo sim é trouxa. A quantidade de comentários nas redes de esquerdistas ou isentões com a bunda virada para a esquerda, é um indicativo. Mas apenas quero deixar registrado aqui que esses perfis e veículos que ganham milhões de seguidores voluntariamente, correm o sério risco de sofrer exclusões no futuro. A bolha observando que o seu autismo vai estar cobrando um preço em termos de público, vai escancarar o a censura.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • E

              Eleide Santana Oliveira

              09/02/2021 23:09:01

              A audiência não é tudo, mas é sintomática. Se tem audiência, é por que tem alguém comprando seu produto, no caso, a informação. Não dá para acompanhar programas, onde fica claro o verniz militante de quem o apresenta. .Neste caso, a sensatez é tudo. Verifique a audiência. Ela é um termomometro da sua credibilidade.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • L

                Luiz

                09/02/2021 22:22:48

                A grande imprensa que sempre se vendeu p/ governos - com raras exceções - quando viu minguar a grana das estatais endoideceram, né? Imaginem quanto faz falta os bilhõezinhos da Caixa, BB, Petrobrás, etc, nos cofres da impoluta Rede Lixo, hein? Por isso e "otras cositas mas" a perseguição criminosa ao governo do "Bozo".

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • R

                  ROBERTO

                  10/02/2021 0:00:56

                  Poderia dar algumas sugestões de jornais?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • J

                João Mauricio

                09/02/2021 22:12:17

                Rodrigo Constantino e seus seguidores. Constantino ainda se declarou mas deve ser partidário do Q-Anon. Então sugiro que assim o Greg News sobre essa patuleia, que vcs se encaixam muito bem. Vão lá no youtube.com e pesquisem. Incrível com vcs se encaixam bem ao público Q-Anon.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • W

                  WILSON ZETI

                  09/02/2021 21:46:16

                  Tem alguém com viés ideológico mais que o Sr. Rodrigo, passador de pano do Dilmo Bolsonaro. A propósito, eu sou da outra direita, esquerda é atraso.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  2 Respostas
                  • V

                    vortice

                    10/02/2021 0:49:52

                    Luiz, há inúmeros argumentos contra esta "direita" que está aí. Só os mais recentes dão conta de envolvimento com milícias, rachadinhas, cabides de emprego, alianças com o centrao ao custo de bilhões, etc. Fora o histórico, um aposentado aos 32 anos, pendurado na vida política com pouquíssimos projetos, corporativista, negacionista, contra a ciência (corte de quase metade da verba para pesquisa). Não fosse tudo isto ainda é mal educado com o povo, nem digo com a imprensa, mas os deboches e ofensas passam dos limites. É um sujeito grosseiro, que representa quem justamente pensa como ele!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • L

                    Luiz

                    09/02/2021 22:18:21

                    Passa pano uma ova. Ele se diz "outra direita". É mesmo mimizento. Tomou muito todinho quando era criança? Dizer a verdade na fuças desses hipócritas vc chama de viés ideológico. E o seu, qual é, valente? Refute os argumentos do RC com consistência, fatos, faça o contraditório. Estamos esperando. Vá estudar, ah sim aproveite e cata coquinhos também. Capsce?

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • O

                  Osvaldo

                  09/02/2021 21:39:16

                  Ou a grande mídia se reinventa ou será seu fim . Não esqueçam o país está trividido e o dinheiro também .. Constantino e muitos outros já se deram conta .. parabéns GP!!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • J

                    Joaquim

                    09/02/2021 21:30:31

                    Não foi fácil esses jornalistas sobreviverem "Augusto Nunes, Rodrigo Constantino, e alguns poucos" que sempre defenderam a verdade em suas participações em programas de rádio e televisão. Hoje o povo acordou e sabe valorizar esses jornalistas, que querem o bem desse país. O melhor de tudo que as redes sociais contribuiram bastante para que esses jornalistas da verdade chegassem aos lugares mais longínquos desse país. Eu leio com muita atenção e prazer os comentários desses baluartes do jornalismo verdadeiro. O jornalismo verdadeiro está ressurgindo das abissais mais profundas do universo. Hoje tenho prazer em ler os comentários verdadeiros e otimistas desses honrosos profissionais.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • V

                      Vinicius Vidon

                      09/02/2021 21:18:12

                      Excelente texto!!!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • J

                        Jadoul

                        09/02/2021 20:51:41

                        Excelente texto!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • R

                          Ricardo Sergio Andrade de Mello

                          09/02/2021 20:46:20

                          Sou seu fã Rodrigo! Continue! Voce nos representa muito bem!!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • J

                            Jorge Eduardo Francisco Nunes

                            09/02/2021 20:42:25

                            Que texto isento esse seu! muito diferente dos citados, não é mesmo?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • D

                              Dirceu Casagrande

                              09/02/2021 20:40:53

                              Parabéns Rodrigo Constantino, o Jornal GAZETA DO POVO deve estar orgulhoso pelo seu ético e imparcial trabalho jornalístico. O povo deve ser bem informado e a verdade está acima de qualquer viés político.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • S

                                soniaf

                                09/02/2021 20:30:21

                                cirúrgico

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • T

                                  Targino

                                  09/02/2021 20:17:05

                                  Concordei até o segundo parágrafo. Usou de premissas verdadeiras para levar a conclusões falsas. Estratégia que nunca sai de moda. Depois Constantino perdeu a razão ao atacar jornalistas de direita não-bolsonaristas ao invés de tratar de como a esquerda hoje manda nos grandes veículos editoriais. Texto claramente escrito com o fígado ao invés do cérebro.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • F

                                    Freitas

                                    09/02/2021 20:00:57

                                    NOVIDADE? Kassio vota a favor do acesso de Lula às mensagens roubadas.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • T

                                      Telmo

                                      09/02/2021 19:51:33

                                      Afinal, prá quem essa imprensa está se dirigindo? Será que existe tanto comunista assim?

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • J

                                        JAIME

                                        09/02/2021 19:48:04

                                        É uma guerra cultural. A esquerda está em todas as redações de jornalismo, e nas artes em geral. É preciso figuras como o Constantino para não sucumbirmos ao pensamento único.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • C

                                          Caco

                                          09/02/2021 19:45:46

                                          Constantino, parabéns pela matéria, um dos motivos de eu assinar a Gazeta, foi a sua merecida volta ao jornal, gostei da atitude correta do jornal.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • E

                                            Edson

                                            09/02/2021 22:17:03

                                            Caco, ele não voltou porque nem foi. A GP teve a coragem de mantê-lo quanto fizeram aquela covardia com ele.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • F

                                          Flavio Carlos Geraldo

                                          09/02/2021 19:20:03

                                          Veículos de comunicação como GP , nos mostram como o povo estava entorpecido pela massiva manobra de comunicação promovida pelos governos de esquerda ao longo de muitos anos, de FHC até Dilma . Grandes veículos , que eram comprados vergonhosamente com verbas públicas , atuavam de forma dissimulada como verdadeiros lacaios a serviço dos interesses da esquerda suja (Globo / Estadão/ Folha de SP / Band/ Veja, etc...) . Hoje , esses jornalistas não sabem trabalhar diante dessa nova realidade, escancaram incompetência e arrogância , revelando de forma inequívova o que sempre foram: verdadeiros parasitas ! Parabéns Constantino e GP por contribuirem pela chamada à uma nova consciência !!!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • E

                                            Evandro Costa de Oliveira Schulz

                                            09/02/2021 19:17:26

                                            Não basta ir longe, basta ir na barbearia na esquina, para todos é EVIDENTE isto. Até a 'tia do zap' sabe. Até os 'esquerdistas' sabem e assumem, mas para eles, isto é algo 'saudável', pois, para eles, isto é nada mais nada menos do que 'oposição', lutando pelo que acham certo.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • R

                                              Roberto Fakir

                                              09/02/2021 19:00:12

                                              Olha a que ponto chegamos. Jornalistas sendo chamadas até de "profissionais da perdição " para conseguir "míseras" palavrinhas de alguns políticos ou "personalidades".

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • E

                                                eneida

                                                09/02/2021 18:39:58

                                                Que pena, não sabia que Felipe Moura Brasil estava nessa situação. Juntar com o Kim é o fim mesmo.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • D

                                                  Diego Nishimura de Lima

                                                  09/02/2021 18:34:56

                                                  Muito Bom!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • H

                                                    Heros Musial

                                                    09/02/2021 18:33:06

                                                    Carissimo. Desde longe do Brasil, ler a GP e colunas como a sua, me ajuda a manter informado e manter as esperancas de ver np futuro um Brasil mais normal.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • R

                                                      Roberto Fakir

                                                      09/02/2021 18:31:40

                                                      Assistia muitas vezes Vera Magalhães, Felipe Moura, Mainardi e outros. So para ficar nesses tres. Não sei se falavam o que pensavam antes ou falam o que não pensam hoje. Talvez achassem que Bolsonaro ganhando a eleição fosse oferecer algum cargo para eles na República. Talvez Meinardi achou que seria seu porta-voz (sic).O odio a Bolsonaro é viceral. Vera foi a única Agripiniana que ganhou algo no governo de Agripino. O resto vai de mal a pior. Ninguém quer gente com dupla personalidade. Uma vez li um artigo do Moura Brasil sobre Guga Chacra. Hoje parece que o Filipe e o Guga são a mesma pessoa. Mainardi era apoiador de Trump e virou inimigo número um do cara. São gente com dupla personalid

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • R

                                                        Roberto Fakir

                                                        09/02/2021 18:38:09

                                                        Esse comentário foi removido pelo usuário

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • D

                                                          Denilson Gomes Privado

                                                          09/02/2021 18:28:02

                                                          Meu caro Constantino, no que depender de mim, pode falir tudo. Fui assinate da Veja por longos 30 anos, depois que pessoas como JR Guzzo sairam de lá, cancelei minha assinatura. Fui telespectador assíduo da Globonews, mas depois que aquela turma foi desmascarada, faz anos que não acompanho mais. Também acompanhei muito o Felipe nos Pingos nos Is. Não entendi qual foi a dele. Uma pena.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          3 Respostas
                                                          • A

                                                            Alexandre

                                                            09/02/2021 20:59:09

                                                            cancelei minha assinatura da Veja (de mais de duas décadas) na saída do Constantino.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                          • R

                                                            Ronald Bremberger

                                                            09/02/2021 19:00:36

                                                            Eu também! Cancelei a assinatura quando o Constantino saiu. Nessa época passei a assinar a Gazeta. Quando seguraram o Constantino, fiz uma assinatura VIP.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                          • D

                                                            Dilson Coelho Louback

                                                            09/02/2021 18:38:47

                                                            Tale e quale euzinho aqui

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                        • M

                                                          Marcio Passos

                                                          09/02/2021 18:25:48

                                                          Boa Rodrigo! Preciso como sempre! É de enojar parte da imprensa. Jornal Hj, que antes gostava de acompanhar, substituí pelo Discovery e outros.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • L

                                                            Luciane0776

                                                            09/02/2021 18:01:48

                                                            É só ver a realidade, e eu sou exemplo disso, pois nunca havia assinado um jornal e após a coragem da Gazeta em te manter no quadro, eu fiz questão de assinar para apoiar essa imprensa que não se curva à pressão criminosa de anônimos e além disso, também dá voz a outros que pensam diferente. É possível, dentro da cordialidade e respeito, manter todas as vozes.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • L

                                                              Luca Brasi

                                                              09/02/2021 17:57:32

                                                              A extrema-imprensa vai se afundar na lama cada vez mais!!!

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • L

                                                                Luciane0776

                                                                09/02/2021 18:00:27

                                                                Esse comentário foi removido pelo usuário

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • H

                                                                  Heitor Hirota

                                                                  09/02/2021 17:56:30

                                                                  Fantástico!! Hoje em dia o óbvio está difícil de encontrar e o óbvio precisa ser falado... Preparem-se para sair das redes sociais maiores nas próximas eleições, serão banidos. Venham para o GAB, tem liberdade de expressão!

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • N

                                                                    Nara

                                                                    09/02/2021 17:51:24

                                                                    Corretíssimo, Constantino!

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • R

                                                                      Rubens Albuquerque

                                                                      09/02/2021 17:40:29

                                                                      Excelente. Exatamente por isso que, como morador do Rio de Janeiro, prefiro mil vezes assinar e ler um jornal de Curitiba. Os demais, nem a manchete eu vejo.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.