i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Rodrigo Constantino

Foto de perfil de Rodrigo Constantino
Ver perfil

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Por que nunca deu certo colocar um pseudo interesse coletivo acima dos direitos individuais?

  • PorJoão Luiz Mauad
  • 28/12/2020 13:13
Por que nunca deu certo colocar um pseudo interesse coletivo acima dos direitos individuais?
| Foto:

Por João Luiz Mauad, publicado pelo Instituto Liberal

Os coletivistas resolveram invadir a minha praia para defender a decisão esdrúxula do STF. Alguns educadamente e tentando esgrimir argumentos, outros ofendendo e fazendo pirraça – estes já foram devidamente barrados do baile.

O argumento central da turma é o velho mantra de que o interesse coletivo deve se sobrepor ao individual. No fundo, estão dizendo que me forçar a tomar uma vacina é um direito deles. Por que então perder tempo com informação, persuasão ou convencimento, se podem usar a força do estado para nos coagir a fazer o que acham certo?

O que lhes faz pensar que têm o direito moral de se apropriar do meu corpo para benefício deles ou de terceiros é ainda uma incógnita pra mim.

Tampouco enxergam que este é um caminho muito perigoso, afinal, se o estado é dono do nosso corpo, nada impede que, amanhã, ao invés de nos injetar compulsoriamente uma vacina, ele resolva retirar alguma coisa, transformando-nos em “doadores” de sangue compulsórios, ou mesmo, para levar o argumento ao extremo, em “doadores” vivos de rins.

Sim, porque se o fato de haver muita gente precisando de sangue ou de um transplante pode ser traduzido como “interesse coletivo”, o rol de coisas que o estado pode fazer com nossos corpos, contra a nossa vontade, é quase infinito.

Olha, pessoas: as experiências coletivistas pelo mundo já deveriam ter mostrado que esse negócio de colocar um pseudo interesse coletivo – definido por meia dúzia de iluminados – acima dos direitos individuais mais comezinhos, como liberdade e propriedade, nunca deu certo.

33 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 33 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • G

    Guilherme

    29/12/2020 13:48:53

    Ótimo artigo Mauad. Como priorizamos as liberdades individuais, o choro dos perseguidores do Constantino é livre.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • A

      Aldo Naletto

      29/12/2020 2:18:12

      "Pseudo interesse coletivo" define bem a questão: uma vez que alguém que toma a vacina está teoricamente imune ao vírus, tanto faz se os outros estarão ou não imunes - não tem um pingo de "interesse coletivo" nisso. Na realidade, tudo não passa de mais uma manifestação ditatorial de origem esquerdista: os caras adoram obrigar todo mundo a seguir suas ideias de jerico, não importa quais sejam nem qual a (i)lógica da coisa: querem proibir a cloroquina por causa de seus efeitos colaterais, conhecidos há 70 anos, mas querem obrigar a aplicação de vacinas novas, feitas a toque de caixa, cujos efeitos colaterais são parcamente conhecidos. Esquerda sendo esquerda...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        MARCELO DE PAOLA

        29/12/2020 1:40:36

        Em que pese a gravidade da situação, o fato é que não sabemos completamente como lidar com o vírus, os produtores da vacina não aceitam se responsabilizar por reações adversas e o "supremo" (com letras minúsculas como as atitudes de seus membros) se arvoram a impor, a utilizar o aparato coercitivo do Estado, sobre a decisão do que o cidadão injeta ou não em seu organismo. Temos análises cruas, vacinas cruas e imposiçôes que desconsideram esses fatores desconhecidos. O que existe de fato é muita politização do tema.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • E

          elisangela alves laranjeira

          29/12/2020 1:17:34

          O patético, barraqueiro e péssimo jornalista, tentando argumentar contra ações coletivas. Um zero a esquerda.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • P

            Paulo Batista Dos Santos

            29/12/2020 0:38:46

            Li a coluna do Pondé antes de ler o RC. Mais uma vez agradeço à GP por nos oferecer a pluralidade de ideias. Hoje, fico com Rodrigo Constantino, foi mais objetivo.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • A

              Ana Cristina

              29/12/2020 1:24:34

              a do Pondé estava péssima hoje

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • I

            Inô Gazotti

            29/12/2020 0:06:42

            Muito bem colocado. O que, infelizmente, a grande maioria das pessoas não se apercebe é o precedente. Se o "Estado" pode dizer o que é bom para todos em função da pandemia, pode fazê-lo para qualquer outro assunto. Deus queira que isso não aconteça.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • W

              waldir rodrigues de morais

              28/12/2020 21:52:57

              Começa assim O termino nós todos sabemos como será Não é porque a maioria quer tomar a vacina, que eu sou obrigado a tomar Eu tenho que ter soberania sobre o que eu quero, senão vira China...

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • E

                Edney

                28/12/2020 21:21:57

                O mais intrigante - e preocupante - é que essa discussão é inteiramente desnecessária uma vez que o numero de pessoas interessadas em tomar a vacina é infinitamente maior do que aqueles que a rejeitam. A vacina parece ter sido apenas mais um momento oportuno para o exercício do autoritarismo já que o momento é inteiramente propicio. O STF adora, a esquerda ama e a imprensa aplaude tudo alegremente, então, tome-lhe imposição.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • F

                  FRANCISCO WELLINGTON FRANCO DE SOUZA

                  28/12/2020 21:08:24

                  Muito oportuno esse artigo. Se a vacina é tão boa para nossa saúde, por que precisa ser compulsória (eufemismo de obrigatória)? Se eu me vacinar estarei imunizado, então por que preciso temer outras pessoas que não quiserem se vacinar? Quem será responsabilizado se houver efeitos colaterais? É preocupante abdicar tão mansamente de direitos individuais, quando a própria Constituição tipifica como cláusulas pétreas.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • E

                    Eduardo Prestes

                    28/12/2020 21:07:48

                    O direito individual é a base da civilidade. Os maiores crimes da história foram cometidos com o argumento de que seriam para o "bem coletivo". Na visão louca dos nazistas, a eliminação dos judeus seria um exigência científica para o "bem da Alemanha", uma grande conquista para o bem dos verdadeiros alemães. O mesmo se aplica aos marxistas, que executaram os maiores genocídios do século XX perseguindo um bem maior, o luminoso futuro comunista, onde todos pensariam da mesma forma. Para um coletivista, o indivíduo se rende ou deve ser censurado, perseguido ou eliminado. E sempre lembrando que não existe o 'bem coletivo"; este é sempre a expressão dos interesses de grupos organizados.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • J

                      João Antonio

                      28/12/2020 20:35:22

                      Uma verdade clara vc disse Constantino. Desse jeito, nossa Constituição é como uma folha ao vento... E a justiça para corruptos como um processo osmótico.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • J

                        JOAO JOSE DE ARAUJO

                        28/12/2020 20:30:36

                        Ridículo. A Gazeta do Povo se desgastar por manter manter artigos de um jornalista dessa estirpe.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        3 Respostas
                        • I

                          Inô Gazotti

                          29/12/2020 0:08:26

                          João, chora.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • S

                          SERGIO MARCHIO

                          28/12/2020 22:14:58

                          Vá para a folha.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • E

                          Eduardo Prestes

                          28/12/2020 20:53:33

                          Eu assinei a Gazeta por causa do Constantino Tem centenas de esquerdinhas na Foice de SP, a solução para você é simples, basta mudar de jornal.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • A

                        AMAURI

                        28/12/2020 20:02:37

                        Bozo é tão baixo, que consegue comemorar a possível reação adversa de uma vacina. Diabólico.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • R

                          Rodrigo Martins

                          28/12/2020 18:57:02

                          A análise feita no texto é rasa e não se compara o efetivo interesse coletivo do individual. As pessoas não estão se importando se determinado indivíduo será vacinado ou não, elas se importam se os parcos recursos públicos serão utilizados para tratar de alguém que não quer se submeter à vacinação, sendo que replicado aos milhares, o dano coletivo pelo uso de recursos que poderiam estar sendo dirigidos à outros tratamentos seria a causa efetiva do prejuízo, não a simples escolha de vacinar ou não vacinar. O debate proposto pelo texto não resiste a uns minutos de filosofia, entretanto, como devidamente veiculado, obtém um efeito manada de negacionistas incapazes de raciocinar.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          4 Respostas
                          • D

                            Daiana M

                            29/12/2020 0:07:38

                            No caso da vacinação, estão em jogo dois valores importantes: direito individual e patrimônio público. Qual prevalece? Se concluirmos que o patrimônio público prevalece, então trago outra proposta de interesse público: obrigatoriadade do uso de carros! Sim, porque quem usa moto está sujeito a ferimentos muito mais severos em acidentes, que demandam mais hospitais e, consequentemente, mais recursos públicos. Exagerado, não? Acho que sua justificativa vale, por exemplo, para o cinto de segurança (um mero acessório que sequer arranha o direito individual dos motoristas). Mas aqui estamos discutindo a obrigatoriedade de injetar uma substância química no próprio corpo. É muito diferente.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • R

                            Renan T

                            28/12/2020 23:27:55

                            Assim como você não concorda com o destino do dinheiro público neste caso eu também não concordo com uma série de outras coisas e quero o meu dinheiro de volta também. Na verdade você está concordando com o artigo, pois o papel do estado é cuidar do coletivo, o que não funciona pois cada um tem as suas necessidades, crenças e opiniões, quanto menos estado melhor

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • V

                            Victor H

                            28/12/2020 23:08:42

                            Você está enganado Rodrigo. A partir do momento que o Estado pode decidir o que é "bom" e o que é "ruim", o que o impede de decidir que é bom doar um rim para o próximo ? Toma quem quer, não toma quem quer e acabou. Eu queria o dinheiro do meu imposto de volta, e prometeria não usar nenhum serviço público, já que esse é seu argumento.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • R

                            Roberto Fakir

                            28/12/2020 19:28:23

                            Normalmente os negacionistas da eleição de 2018 pensam exatamente isso. O coletivista é, no fundo, o maior egoísta. É só.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • A

                          Alerta

                          28/12/2020 18:04:08

                          Artigo infeliz. Ninguém será vacinado à força. Pelo menos não no Brasil. Restrições a quem não toma vacinas obrigatórias existem há décadas.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          2 Respostas
                          • M

                            Manuel Figueroa

                            28/12/2020 21:54:30

                            A forca nao. Vao te colocar um monte de travas na vida civil e o cara se ve forcado a tomar ...

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • R

                            Roberto Fakir

                            28/12/2020 19:33:56

                            O que o autor quis dizer foi que, se caso o Barroso precisar de um rim os médicos vão tirar o seu, caso fosse um próximo a precisar do transplante. Óbvio que o autor não vai ser tão claro assim. O STF quis 7000 vacinas de reserva. De quem eles iriam tirar? 7000 vacinas que seriam aplicadas em grupos de risco.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • Y

                          Yuri

                          28/12/2020 17:35:39

                          Os mesmos que dizem que o Estado pode obrigar a tomar uma vacina são os mesmos progressistas que defendem o aborto dizendo "meu corpo minhas regras".

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • E

                            Elza Silva

                            28/12/2020 17:27:01

                            Acho sempre estranha essa narrativa que o gado isso, o gado aquilo. Se questionar o mundo em que vivemos, as narrativas e as imposições que querem nos impingir a força for coisa de gado, então prefiro ser gado do que cordeiro teleguiado pela grande midia.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • C

                              Carla K

                              28/12/2020 20:19:35

                              Cheguei a conclusão que usam a palavra "gado" para não terem que reconhecer que do outro lado existe uma "pessoa", "um ser humano" que merece respeito mesmo com uma opinião diferente.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • M

                            marcio

                            28/12/2020 16:45:19

                            Este assunto me faz lembrar o uso obrigatório do cinto de segurança nos veículos. E aqui não tem nem o pretexto do interesse coletivo pois se eu não usar o cinto o único prejudicado sou eu, o risco é somente meu. Não existe a possibilidade da minha negativa em usar do cinto vir a causar prejuízo a terceiros. Mas sou obrigado a usar porque meia dúzia de iluminados assim decidiu.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            2 Respostas
                            • L

                              LSB

                              28/12/2020 18:15:22

                              Caro Yuri, sua burrice pode causar danos a terceiros. Temos o direito de lhe calar ainda que seja à força...

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • Y

                              Yuri

                              28/12/2020 17:37:11

                              Não é bem assim, pois o não uso do cinto pode acarretar em acidentes mais graves, inclusive em terceiros, já que o corpo pode ser arremessado fora do veículo ou atingir outros ocupantes em determinadas colisões.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • C

                            CSG

                            28/12/2020 16:40:50

                            O gado provavelmente vai torcer para a vacina apresentar problemas, assim o seu direito individual vai sobrepor-se ao coletivo

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • A

                              Alerta

                              28/12/2020 18:02:14

                              Que estupidez.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.