• Carregando...
O desembargador aposentado Sebastião Coelho voltou a criticar Moraes pela condução dos processos do 8 de janeiro.
O desembargador aposentado Sebastião Coelho.| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado.

Todos nós temos nossas preocupações comezinhas, nossos interesses mais imediatistas, nossa zona de conforto. E o problema é que, por conta disso, muitos se acovardam diante do perigo e permitem o avanço da tirania. Se todos abandonarem essa pusilanimidade, aí haverá uma resistência concreta aos que pretendem instalar uma ditadura em nosso país.

É nesse contexto que devemos enaltecer a escolha de Sebastião Coelho por Filipe Martins para ser seu novo advogado. Filipe, preso político há meses, sabe que não estamos mais no campo do Direito, e que não adiante um advogado apenas técnico, pois o ministro Alexandre de Moraes quer utilizá-lo como símbolo e aviso aos bolsonaristas.

O custo de peitar o ministro e o sistema que ele representa é muito alto. Mas devemos, por isso mesmo, elogiar a coragem dos que agem assim.

Sebastião Coelho, portanto, é uma escolha corajosa. Filipe sabe que Alexandre odeia Coelho, principalmente após a humilhante exposição do advogado de um dos réus do 8 de janeiro, que levou o STF até a banir a defesa presencial.

O desembargador aposentado é homem de coragem, tão em falta no Brasil. E ao apontá-lo como advogado, Filipe Martins demonstra ter fibra também. O recado é claro: trata-se de uma pressão política e ele não quer se curvar, mas sim resistir e expor ao mundo o que acontece.

"Os julgamentos do 8 de Janeiro devem ser anulados por suspeição do ministro Alexandre de Moraes", disse Sebastião Coelho. O Brasil vai acumulando presos políticos. Daniel Silveira é outro, que está preso ilegalmente há mais de 200 dias. Seu advogado chegou a pedir a prisão de Alexandre por tortura. Alexandre de Moraes multou o advogado.

Do ponto de vista individual, o custo de peitar o ministro e o sistema que ele representa é muito alto. Mas devemos, por isso mesmo, elogiar a coragem dos que agem assim, para resistir à tirania em curso.

"Alexandre de Moraes age como ditador", disse o jornalista norte-americano que lançou luz sobre o Twitter Files no Brasil. Michael Shellenberger é outro que tem coragem e faz jornalismo sério, investigativo. As mensagens trocadas por executivos do antigo Twitter não deixam margem a dúvidas: Alexandre agiu de forma ilegal pressionando a plataforma para obter dados sigilosos sem mandado com o intuito de perseguir bolsonaristas.

Alexandre de Moraes, porém, dobrou a aposta e falou em usar seu novo "Ministério da Verdade" para derrubar contas e combater a "lavagem cerebral" nas redes sociais. Ele não tem mais como recuar: vai ter de dar "all in" e apostar em sua tirania impune mesmo, pois sabe que cometeu muitos crimes.

O ministro afirmou que "na história, nenhum presidente se iguala a Michel Temer". Temer foi, de fato, um bom presidente, ainda que não o melhor. Mas Temer cometeu um grave equívoco. Quem indicou Moraes para o Supremo mesmo? Exato: Temer. Quem sabe o ex-presidente não possa articular para colocar um freio no arbítrio e no abuso de poder de seu indicado para o STF? É preciso ter coragem! Ou vamos mesmo virar uma ditadura totalitária...

Conteúdo editado por:Jocelaine Santos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]