Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rodrigo Constantino

Rodrigo Constantino

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Sanções

Trump acerta ao estender Magnitsky para esposa de Moraes

moraes
Alexandre de Moraes e sua esposa, Viviane Barci de Moraes, em 2022. (Foto: Isac Nóbrega/Presidência da República)

Ouça este conteúdo

O objetivo da Lei Magnitsky é a asfixia financeira de abusadores dos direitos humanos. Ela foi criada por Obama e ampliada por Trump, inspirada na morte do advogado Sergei Magnitsky, que foi torturado pelo regime russo. O intuito da lei é tornar seu alvo um pária global, incapaz de operar dentro do sistema financeiro mundial.

Whatsapp: entre no grupo e receba as colunas de Rodrigo Constantino

Ora, todos sabem que Alexandre de Moraes, servidor público há anos, não teria condições de usar o relógio que usa, ou comprar uma mansão por R$ 12 milhões. É o tal do Instituto Lex (Luthor?) que atua como "holding patrimonial", e investiu, só neste ano, R$ 16 milhões em imóveis.

Além disso, a esposa de Moraes possui mais de 50% das cotas do escritório da família, o Barci de Moraes Advogados, onde trabalham também os filhos do casal. Só no Brasil se acha normal a promiscuidade de cônjuges de ministros supremos com escritórios atuando em causas milionárias ou mesmo bilionárias no STF. Para os americanos, o nome disso é corrupção.

A verdade é que os ministros supremos plantaram o ódio que colhem agora. E fingem que era tudo para "salvar a democracia", o que é pior! A reação às sanções ampliadas mostra como essa turma vive em Nárnia, em outro mundo

É neste contexto que devemos compreender a extensão da Magnitsky para a esposa de Moraes e o instituto do casal. Se a ideia é sua asfixia financeira, pelos crimes que cometeu, então era evidente que precisava incluir a dona do dinheiro. Moraes teria chamado a medida de "ilegal" e "lamentável". Ora, como ironizou o advogado Jeffrey Chiquini, basta ele recorrer...

A ironia mostra bem o grau de abuso praticado pelo próprio ministro e seus cúmplices. A choradeira por afetar a família do ministro ignora o que ele próprio já fez. Vale refrescar a memória: "Moraes ordena bloqueio de redes sociais de mãe e filho de Zambelli"; "Moraes bloqueia redes sociais e contas bancárias de mulher de Daniel Silveira"; "Moraes bloqueia conta da filha adolescente de bolsonarista foragido"; "Moraes bloqueia segunda conta de filha de Oswaldo Eustáquio"; "Alexandre de Moraes bloqueia conta bancária de mulher de Eduardo Bolsonaro".

Quem com ferro fere, com ferro será ferido. Pau que dá em Chico também dá em Francisco. Quem planta vento colhe tempestade. Crie corvos e eles te arrancarão os olhos. Parece que o ministro e seus bajuladores da velha imprensa esqueceram dos sábios alertas desses aforismos.

O secretário do Tesouro americano chegou a comparar Moraes e sua esposa com o famoso casal Bonnie e Clyde, que viajava pelo país cometendo crimes. Ou seja: chamou de quadrilha! Pelo tom das manifestações das autoridades americanas, essas punições são só o começo. E a exigência de Trump continua longe de ser atendida, pois a caça às bruxas ao bolsonarismo segue a todo vapor. O confronto cada vez maior será inevitável, portanto.

VEJA TAMBÉM:

Barroso pode ser o próximo da lista da Lei Magnitsky. Em entrevista ao Roda Viva esta segunda, o presidente do STF falou sobre o impacto das ameaças e sanções em sua vida e de sua família. Ele lamenta a falta de "civilidade" no Brasil e a onda de ódio, mas afirma que "não voltaria atrás" em suas decisões. Pergunte para a família do Clezão o que ela acha de sua "civilidade", ministro. Pergunte para os filhos pequenos da Debora se eles querem ironia suprema.

A verdade é que os ministros supremos plantaram o ódio que colhem agora. E fingem que era tudo para "salvar a democracia", o que é pior! A reação às sanções ampliadas mostra como essa turma vive em Nárnia, em outro mundo. A nova sanção "representa também a politização e o desvirtuamento na aplicação da lei", diz trecho da nota do Itamaraty. Comunistas sempre acusam seus inimigos daquilo que eles próprios fazem...

"Como integrante do STF, continuarei a cumprir minha missão constitucional de julgar com independência e imparcialidade", diz nota de Alexandre de Moraes. Que piada de mau gosto! "No Brasil, a quase totalidade da sociedade reconhece a importância histórica de um julgamento e punição por uma tentativa de golpe de Estado", diz a nota mentirosa do STF. Quase a totalidade?! É puro escárnio...

Mas nada como um dia após o outro. Hoje, a família Moraes sofre asfixia financeira pela Lei Magnitsky imposta pelo governo americano. Já eu, alvo dos arbítrios de Moraes nos últimos anos, gozo de todas as proteções que os cidadãos americanos possuem. Dá aquele gostinho de senso de justiça, finalmente...

Conteúdo editado por: Jocelaine Santos

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.