• Carregando...
Estados integram sistema de inteligência das policias para combater o crime organizado
Na foto, Centro de Operações da Polícia Militar de São Paulo, localizado na capital paulista.| Foto: Divulgação/Polícia Militar de São Paulo

As forças de segurança do Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo estão unificando o sistema de inteligência das polícias para combater o tráfico de drogas e armas. O sistema de comunicação entre os cinco estados também está sendo aperfeiçoado.

Representados por seus respectivos secretários de Segurança Pública, os estados formam o grupo chamado de SULMaSSP, que de forma integrada desenvolveu, recentemente, uma megaoperação nas fronteiras do Paraná. Uma nova operação nos mesmos moldes está sendo planejada para a cidade de Santos (SP), com o objetivo de interceder o tráfico de drogas e armas na região do porto.

“O tráfico internacional de drogas e de armas são dois verdadeiros pesadelos em termos de segurança pública. Essa união de esforços vai abranger não só as polícias Civil e Militar, mas também a Polícia Penal e o Corpo de Bombeiros, com recursos e infraestrutura. Utilizando aeronaves, helicópteros e os seus sistemas de inteligência integrados, os estados vão poder dar respostas positivas e trabalhar de forma consistente para reduzir a criminalidade no que tange às fronteiras”, diz o secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, Paulo Cezar Ramos de Oliveira.

Do estado vizinho, o secretário paranaense Hudson Leôncio Teixeira avalia que as polícias têm trabalhado nas divisas com bons resultados. "Em números de efetivo foram quase 7 mil homens na (última) operação, envolvendo 70 embarcações, 5 drones, cães farejadores, viaturas e mergulhadores. O resultou foi apreensão de três toneladas e meia de maconha, 22 quilos de craque, 92 quilos de cocaína e 17 armas de fogo apreendidas”, elenca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]