• Carregando...
Coronel Aleksander Lacerda, que se posicionou contra ministros do STF, é subchefe do Estado Maior da gestão Tarcísio de Freitas.
Coronel Aleksander Lacerda, que se posicionou contra ministros do STF, é subchefe do Estado Maior da gestão Tarcísio de Freitas.| Foto: Reprodução/Redes sociais Aleksander Lacerda

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), condecorou com a medalha “Valor Militar”, em grau ouro, o coronel da ativa Aleksander Lacerda. Em 2021, o militar publicou em redes sociais que “sentia nojo do STF”, pediu a saída do ministro Edson Fachin e chamou de covarde o ministro Luís Barroso. Lacerda está na PM desde o início da década de 1990.

Em 21 de junho foi publicada em Diário Oficial do estado de São Paulo a condecoração do coronel, assinada pelo governador. “A medalha Valor Militar, em grau Ouro, refere-se ao bom, leal e relevante serviço prestado ao estado de São Paulo, por mais de 30 anos nas fileiras da corporação”, diz a Polícia Militar (PM).

Logo após a gestão Tarcísio assumir o Palácio dos Bandeirantes, Lacerda foi nomeado subchefe do Estado Maior – um dos cargos mais cobiçados na PM por ser responsável pela condução dos estudos estratégicos da corporação, além de auxiliar na tomada de decisões pelo alto comando da polícia.

Em 2021, o então governador paulista João Doria (PSDB), criticou a postura do coronel e decidiu afastá-lo do cargo. Na época, Lacerda era responsável pelo Comando de Policiamento do Interior 7 (CPI-7) em Sorocaba, que engloba 78 municípios na região.

O coronel comandou batalhões em muitas áreas da capital e interior do estado de São Paulo. O militar se formou no início dos anos 90 na Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

Lacerda responde processo que foi aberto em 2021 pelos posicionamentos públicos que assumiu. O caso tramita no Tribunal de Justiça Militar de São Paulo (TJM-SP). Em caso de condenação, o coronel pode ser preso por até um ano por publicar ou criticar publicamente atos de superiores.

Algumas das publicações do coronel da PM Aleksander Lacerda:

  • "Sinto nojo do STF".
  • "Vergonha! Edson Fachin arquiva quinto inquérito que investiga Renan Calheiros na Lava-Jato. Fora Fachin!"
  • Em uma matéria que dizia “Pacheco não vê fundamentos para impeachment de Alexandre Moraes” o coronel comentou: “Covarde! Honre seu estado que nos deu Tiradentes, JK, Tancredo e tantos outros”.
  • Em outro post, o militar retrata o ministro Luís Roberto Barroso como "agente do serviço secreto da União Soviética (KGB)".
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]