• Carregando...

Veja as recomendações para a volta às aulas

1 – Alunos e profissionais com sintomas gripais devem, obrigatoriamente, ficar afastados de suas atividades.

2 – Manter nestas instituições de ensino materiais de higiene pessoal, como sabão, água e álcool em gel de maneira acessível.

3 – Ter "cuidadores da gripe". Ou seja, ter pessoas de referência com equipamentos de proteção individual para identificar estudantes com sintomas gripais e tomar as providências necessárias.

4 – Adotar no contexto pedagógico informações relevantes e importantes para a prevenção da doença, mobilizando toda a comunidade escolar, desde professores, e pais até alunos e outros profissionais envolvidos no contexto educacional.

5 – Orientar gestantes, sejam elas profissionais ou estudantes, de todos os cuidados necessários para a prevenção e caso seja necessário encontrar alternativas de trabalho e estudo para não colocá-las sob risco de contaminação da doença.

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde (Sesa)

As atividades serão retomadas na segunda-feira (17)

Tira-dúvidas

Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :

- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A

As aulas nas escolas particulares serão retomadas na segunda-feira (17). A recomendação foi feita pelos representantes das instituições privadas filiadas ao Sinepe-PR (Sindicato das Escolas Particulares do Paraná) na tarde desta quinta-feira (13). No entanto, cada escola tem autonomia para decidir sobre o retorno ou a continuidade da suspensão das atividades, e também como será feita a reposição das aulas.

Anteriormente, o temor da nova gripe fez com que o retorno às atividades tivesse sido adiado para 10 de agosto e depois para dia 17.

De acordo com o Sinepe, a suspensão havia sido adotada porque o sistema de saúde ainda não estaria totalmente preparado para tratar das crianças com sintomas da nova gripe. Mas, com a mudança desse cenário e com base nos dados das secretarias municipal e estadual de saúde e da Sociedade Brasileira de Infectologia, o Sinepe recomendou o retorno às atividades.

Dessa forma, às aulas de alunos de todos os níveis das instituições de ensino particulares (creches, ensino fundamental, ensino médio, pré-vestibulares e universidades) devem ser retomadas na segunda-feira.

Nos próximos dias o Sinepe enviará um protocolo às escolas com recomendações de higiene e prevenção contra a gripe A.

Escolas estaduais

A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação (SEED) informou que o retorno às aulas nas escolas estaduais está mantido para o dia 17. No entanto, as alunas, professoras e demais profissionais da educação grávidas estão dispensadas até o dia 31. Isso porque fazem parte do grupo de risco da nova gripe.

MPF

Já o Ministério Público Federal (MPF) recomendou que a volta às aulas acontecesse no dia 31 de agosto. De acordo com a assessoria de imprensa do MPF, a medida foi adotada porque esse não seria o momento mais indicado para o retorno das aulas, por causa da possibilidade de disseminação do vírus H1N1. Se as escolas retornarem às atividades no dia 17, o MPF poderá entrar com uma ação judicial pedindo que haja o adiamento das aulas.

A SEED e o Sinepe informaram que ainda não tinham recebido a recomendação do MPF.

Escolas municipais

As escolas da rede municipal de ensino de Curitiba também decidiram que as aulas serão retomadas nesta segunda-feira (17).

Prorrogação da suspensão

A Univerisidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) decidiram nesta quinta-feira (13) prorrogar a suspensão das aulas até o dia 24 de agosto. A medida é preventiva contra a gripe A, pois havia o temor da disseminação do vírus H1N1. Ainda não foi definido como será feita a reposição das aulas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]