• Carregando...
Prefeitura de Ponta Grossa vai intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti. | Raul Santana/Fiocruz Imagens
Prefeitura de Ponta Grossa vai intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti.| Foto: Raul Santana/Fiocruz Imagens

Foi confirmado no fim da tarde de segunda-feira (21) o primeiro caso de dengue adquirido em Ponta Grossa este ano, notificado como suspeito no dia 15 de fevereiro. O paciente é um adolescente que mora no bairro Contorno. O último registro de dengue autóctone em Ponta Grossa – quando a pessoa é contaminada na própria cidade – aconteceu em 2001.

Neste ano de 2016, o município registrou outros 20 casos da doença contraída em outras cidades, além de 106 casos notificados e, desses, 31 em investigação. Segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, o jovem não precisou ficar internado e passa bem. A partir da confirmação, foi feito o acompanhamento dos familiares. “Nenhuma outra pessoa da casa desenvolveu os sintomas da doença”, conta a coordenadora do departamento, Caroliny Stocco.

A prefeitura informou que vai intensificar as ações de prevenção e verificar se há outros focos do Aedes aegypti no bairro. Ainda nesta semana, devem acontecer a aplicação de produtos químicos para combate do mosquito nas regiões mais infestadas e a instalação da Sala de Situação da Dengue, com informações sobre a doença. O trabalho de prevenção envolve também intensificar mutirões nas escolas e a fiscalização em terrenos baldios.

Os boletins mais recentes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), indicaram Ponta Grossa entre as cidades de risco médio de proliferação do mosquito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]