Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Especial

Seis verdades sobre as doenças

Consideradas um mal da vida moderna, os problemas crônicos são os que mais matam no mundo. Conheça quais são eles e de que forma agem:

1) O que são?

As doenças crônicas são aquelas que têm longa duração. Segundo a Organização Mundial da Saúde, são enquadradas nessa definição doenças que persistem por mais de três meses, independentemente da possibilidade de cura. Não oferecem risco à curto prazo, porém, causam dores e complicações com o decorrer do tempo, que podem resultar em perda da qualidade de vida ou até na morte do paciente.

2) Elas são doenças transmissíveis ou não?

Existem das duas modalidades. As não-transmissíveis (cardio­vasculares, por exemplo) são as mais recorrentes. Porém, existem as crônicas, como a aids e sífilis, que são transmissíveis pelo sangue.

3) Elas podem levar à morte?

Segundo especialistas, a maioria delas são sérias e, se não controladas, levam inevitavelmente à morte. De desenvolvimento lento, podem gerar o que os médicos chamam de "evento". Na prática, é a parte aguda da doença, que pode matar o paciente. No caso de uma doença cardiovascular, o evento seria um enfarte ou um acidente vascular cerebral (AVC).

4)Quais são essas doenças?

Existe uma grande variedade delas. Praticamente todas as doenças que não são agudas (ou seja, que não se manifestam de forma intensa, podendo levar à morte em até três meses), são consideradas crônicas. As mais comuns são as cardiovasculares (colesterol elevado e hipertensão), diabete, câncer, doenças respiratórias (asma e bronquite), artrite, reumatismo e alguns casos de tuberculose. Outros exemplos menos comuns, mas também representativos, são a aids, insuficiência renal e hanseníase. A obesidade é, atualmente, também enquadrada como doença crônica.

5) Quais são as causas das doenças crônicas?

Como existe uma grande variedade delas, há também inúmeros fatores que podem desencadear uma doença deste tipo. A OMS indica, no entanto, que os chamados "hábitos não-saudáveis" da vida moderna são as causas das principais delas. Entre esses hábitos, a má alimentação, o sedentarismo e o tabagismo ocupam lugar de destaque, podendo resultar em doenças cardiovasculares, diabete e alguns tipos de câncer.

6) Existe prevenção?

Na maioria dos casos, sim. As doenças crônicas mais incidentes são aquelas consideradas fáceis de se prevenir com hábitos saudáveis de vida. No mundo, as principais são ligadas ao coração, entre elas a diabete e o colesterol alto (que podem ser controlados com uma boa alimentação) e a hipertensão (que pode ser prevenida pela prática de exercícios físicos). Segundo estudos da OMS, práticas como essas – alimentação adequada e exercícios físicos – reduziria em 90% os casos de diabete, 80% os de doenças ligadas ao coração e em 40% a incidência de todos os tipos de câncer.

Fontes: Edgard Niclewicz, endocrinologista do Hospital Nossa Senhora das Graças.Vladimir Souza Braga, clínico-geral do Hospital das Clínicas de São Paulo. Organização Mundial da Saúde (OMS).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.