• Carregando...
 |
| Foto:

Num domingo desses, eu e minha esposa ficamos por uma hora e meia em um engarrafamento que conseguiu tirar, durante esse período, o brilho de um domingo maravilhoso. Nosso filho estava participando de um acantonamento com seu grupo de escoteiros, em local próprio do Zoológico para esta finalidade. O combinado era de que os pais fossem buscá-los às 16 h, mas, em virtude de total descaso das autoridades públicas, nos deparamos com um engarrafamento de proporções imensas. Carros estacionados em vários locais proibidos, motoristas mal-educados sem nenhuma noção de respeito, e, principalmente, o mais impressionante: flanelinhas faziam a "organização" do trânsito e nenhum policial foi visto. Onde estão as autoridades?Rodrigo Zarth, administrador

Resposta

A prefeitura informa que desde o início de setembro, nos domingos e feriados, são feitas operações especiais para orientar o trânsito no trecho da Marechal Floriano que dá acesso ao Zoológico. Participam agentes da Diretran, da Guarda Municipal e do BPTran, além de fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Cruzamento

Trabalho próximo ao Colégio CIESC Sagrado Coração e me deparo diariamente com a indiferença dos motoristas e a dificuldade de crianças e demais pessoas que tentam atravessar a Av. Silva Jardim, na "faixa de pedestres" com a esquina da Rua Buenos Aires. Essa faixa de pedestres não possui semáforo. O semáforo fica na próxima quadra, esquina com a Desembargador Motta. E mesmo ele estando fechado, os motoristas não param para os pedestres atravessarem na faixa com a esquina da Buenos Aires. Não entendo a pressa, uma vez que terão de parar o carro no sinaleiro. A prefeitura deveria colocar um sinalizador nessa altura da Av. Silva Jardim. Ajudaria muito os alunos e pedestres que diariamente transitam por esste trecho.

Malu Oliveira

Resposta

Segundo a prefeitura, o local está sinalizado com a faixa de pedestres. O comportamento dos cidadãos no trânsito tem sido tratado regularmente nas campanhas ou ações desenvolvidas pelas equipes da Urbs nos mais diversos espaços públicos. Desde setembro deste ano, está em andamento a campanha "O Trânsito é de Todos, a Faixa é do Pedestre". Nessa primeira etapa estão sendo feitas abordagens educativas em diferentes pontos da cidade para conscientizar os cidadãos sobre a necessidade de respeitar a faixa como espaço de travessia segura para os pedestres. A segunda etapa prevê a fiscalização para verificar a mudança de comportamento dos motoristas. Na terceira etapa da campanha, será convencionado um gesto para que o pedestre possa sinalizar ao motorista sua intenção de atravessar a rua. O sinal vai valer em locais sem semáforos onde existem faixas de pedestre.

Museu Oscar Niemeyer

Abandono total do MON neste domingo: menores bebendo, fumando maconha e cheio de garrafas quebradas. A polícia ficou sem saber como atuar. Bebidas alcoólicas no complexo do museu devem ser proibidas já.

Eduardo Busto

* * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna.

As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR - Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]