• Carregando...
A distribuição aconteceu entre as 8 e 17 horas, na Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba | Gilson Abreu / Sipcep
A distribuição aconteceu entre as 8 e 17 horas, na Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba| Foto: Gilson Abreu / Sipcep

Em comemoração ao Dia Internacional do Pão aproximadamente 15 mil unidades foram distribuídas na Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba, nesta sexta-feira (16) pelo Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná (Sipcep). A distribuição aconteceu entre as 8 e 17 horas.

Nesse ano a principal motivação do evento foi a conscientização ambiental. O sindicato quer ampliar a utilização das sacolas ecológicas e quer levar esse hábito à população. "As pessoas tem que ter consciência dos danos que as sacolas plásticas causam ao meio ambiente e precisam adotar as ecológicas", afirmou Joaquim Cancela Gonçalves, presidente do (Sipcep).

De acordo com Gonçalves, inicialmente a intenção era doar pães apenas às pessoas que levassem sacolas ecológicas, no entanto a distribuição foi feita para todos que foram à barraca do sindicato instalada na praça.

Dessa forma, o Sipcep doou 300 sacolas ecológicas ao Pequeno Cotolengo do Paraná, para que a instituição pudesse vendê-las e utilizar o valor arrecadado nas suas obras de caridade. "Anteriormente distribuímos sacolas ecológicas para a população. Mas não vimos essas sacolas retornando para as padarias", afirmou Gonçalves.

Além disso, as pessoas que passaram pela Praça Rui Barbosa puderam votar no modelo preferido de sacola ecológica. Os modelos foram desenhados e fabricados por estudantes de 30 escolas da rede estadual de ensino, do Sesi (Serviço Social da Indústria) e do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Nessa sexta-feira também teve início um projeto piloto que será desenvolvido pelo sindicato em parceria com 23 panificadoras da capital, para que ocorra a distribuição de sacolas plásticas e os consumidores levem as suas sacolas ecológicas. O objetivo é que esses estabelecimentos fiquem uma semana sem utilizarem sacolas plásticas. O projeto será apresentado no Congresso Brasileiro da Indústria de Panificação (que acontecerá entre 27 e 30 de outubro, em Fortaleza) e também à secretaria do Ministério do Meio Ambiente.

Unidade móvel

O Sindicato de Panificação e Confeitaria do Paraná (Sipcep) apresentou nessa sexta-feira a Carreta Escola, uma unidade móvel na qual serão ministrados cursos técnicos de panificação em todo o estado. Ainda não havia definição da data em que será realizado o primeiro curso. No entanto, já se sabe que a primeira cidade a receber o projeto será Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]