• Carregando...

A Secretária de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju) vai contratar 387 agentes carcerários para a região Noroeste do Paraná. Com isso, a Penitenciária Estadual de Maringá (PEM) e a Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste (Peco) receberão novos funcionários, que serão selecionados por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS).

O teste será aplicado em 25 de novembro em Cascavel, Curitiba e Maringá. As inscrições podem ser realizadas até 31 de outubro no site da Universidade Estadual de Londrina (UEL). No total, 1.235 vagas serão preenchidas em todo o estado.

Para as delegacias dos 70 municípios polarizados por Maringá, serão 227 contratações, sendo 34 destinadas a mulheres e 193 a homens. Já para as 53 cidades da região de Cruzeiro do Oeste, serão 160 novas vagas: 32 femininas e 128 masculinas.

De acordo com Agência Estadual de Notícias (AEN), os aprovados na seleção serão distribuídos por todas as regiões do estado, para cuidar da carceragem de delegacias de polícia cujos presos hoje estão sob a responsabilidade da Polícia Civil. "Vamos liberar muitos policiais civis que poderão se dedicar à sua função de investigação, garantindo maior segurança à população paranaense", disse a secretária da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, em nota divulgada pela AEN.

Exigências para candidatos

Para participar do processo de seleção, o candidato deverá ser brasileiro, ter pelo menos 18 anos completos na data da contratação, ensino médio completo, gozar de boa saúde física e mental para o desempenho da função, além de outros requisitos legais.

De acordo com a Seju, o prazo de validade do PSS será de um ano, a partir da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período. O contrato sob regime especial poderá ter duração de 12 meses, renovável por quantas vezes for necessário, a critério da administração, desde que não ultrapasse o limite máximo de dois anos.

Não haverá reserva de vagas para pessoa com deficiências, uma vez que as atividades da função de agente de cadeia pública exigem aptidão plena por parte de seus ocupantes. As funções e deveres desses profissionais e todas as informações referentes ao processo de seleção estão especificadas no edital disponível no site da UEL ou da Seju

Além da contratação dos melhores classificados, o PSS vai criar um cadastro de reserva, integrado por candidatos que poderão ser convocados futuramente para posterior contratação, conforme interesse do estado. Se ocorrer, essa convocação obedecerá rigorosamente à ordem de classificação final dos candidatos classificados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]