• Carregando...
Imigrantes visitam o Museu Oscar Niemeyer | Hugo Harada/ Gazeta do Povo
Imigrantes visitam o Museu Oscar Niemeyer| Foto: Hugo Harada/ Gazeta do Povo

"Temos muito mais em comum do que diferenças". A frase, do professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) João Arthur Grahl, resume bem o sentimento que levou 105 haitianos a aceitarem o convite para visitar o Museu Oscar Niemeyer (MON), na tarde deste sábado, em Curitiba. Grahl é um dos coordenadores do programa "Português brasileiro para migração humanitária", que oferece a 157 haitianos aulas gratuitas de língua portuguesa no Centro de Línguas da UFPR. O objetivo da visita foi inserir esses estudantes no cotidiano cultural da cidade.

Segundo estimativa da Assessoria de Direitos Huma­nos da prefeitura, 4 mil haitianos moram em Curitiba e região metropolitana. Para discutir formas de promover a integração desses imigrantes, o embaixador do Haiti no Brasil, Mádsen Chérubin, participará hoje, às 15 horas, de um encontro com o prefeito Gustavo Fruet.

Um dos haitianos que visitou o MON neste fim de semana, Junior Richemon, 29 anos, mora há oito meses em Curitiba – cidade que, segundo ele, foi escolhida a dedo. "Passei quatro meses em São Paulo. Mas meu objetivo era vir para Curitiba. Aqui, temos mais organização e espaço para os estudos", disse Richemon, bacharel em Direito e funcionário de uma empresa que vende equipamentos de segurança na cidade. A lamentar, diz o haitiano, apenas a falta do registro em carteira. "Estou há quatro meses na empresa. Elogiam muito o meu trabalho, mas não me contratam formalmente", afirmou, sem saber ao certo o motivo da informalidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]