• Carregando...
Abin nega produção de relatório contra Luciano Hang; empresário diz que irá processar UOL
| Foto: Divulgação

O empresário Luciano Hang, proprietário das rede de lojas Havan, irá processar civil e criminalmente o grupo de comunicação UOL por publicação de uma matéria em seu portal de notícias, nesta terça-feira (22), que menciona que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) teria produzido um relatório questionando a lisura do patrimônio de Hang. Na mesma data da publicação da matéria, a Abin publicou uma nota negando a produção do relatório.

>> NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Segundo a reportagem, o UOL teria obtido o suposto documento, que teria sido enviado também à Casa Civil, ao Alto-Comando do Exército, à Polícia Federal e a um senador que integra a CPI da Covid. O relatório, segundo a matéria, narraria desde o início a vida empresarial de Hang “aos 21 anos, com a compra de uma tecelagem, até as acusações que o levaram a ser investigado pelo possível financiamento de redes de fake news e do chamado gabinete do ódio”, cita trecho da reportagem.

A matéria cita, ainda, que o empresário – que é apoiador do presidente da República, Jair Bolsonaro –, passou a ter negócios com lisura questionável e que senadores planejam convocar Hang para depor à comissão.

“O documento não existe, o que caracteriza a produção de fake news, cujo único objetivo é prejudicar a imagem do empresário e, principalmente, do presidente Jair Messias Bolsonaro”, diz nota da assessoria de imprensa de Luciano Hang à Gazeta do Povo. “Vamos processar civil e criminalmente, rogando ainda por providências junto as esferas competentes, dada a gravidade da conduta do veículo de comunicação e do jornalista”, prossegue o comunicado.

Conforme a nota, não é a primeira vez que Hang é alvo de imputações de crimes em matérias do portal UOL e da Folha de S. Paulo, que pertencem ao mesmo grupo empresarial. Em 2020, a Folha e a repórter Patrícia Campos Mello foram condenados a pagar indenização para o proprietário das lojas Havan pela publicação de uma reportagem que ligava Hang a disparos em massa de mensagens contrárias ao Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições de 2018. A Folha de S. Paulo recorreu da decisão e o caso ainda está tramitando na Justiça.

Veja a nota completa da Abin

“A Agência Brasileira de Inteligência informa não ter produzido, recebido ou difundido relatório ou qualquer outro documento como mencionado pelo portal UOL em reportagem desta terça-feira – 22 de junho.

A Agência esclarece ainda que compete à ABIN executar a Política Nacional de Inteligência (Decreto n⁰ 8.793, de 29 de junho de 2016) com estrita observância dos direitos e garantias individuais, da fidelidade às instituições, dos princípios éticos e da segurança do Estado”.

Outro lado

À Gazeta do Povo, a assessoria de imprensa do Grupo UOL informou apenas que “O UOL mantém as informações publicadas”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]