• Carregando...

Tão importante quanto identificar sinais de risco à saúde do idoso é fazer a abordagem desse paciente e tratar do assunto com irmãos e familiares corresponsáveis. Em geral, a observação de quem mora longe pode ferir suscetibilidades dos parentes mais próximos, envolvidos no dia a dia do idoso e que podem sentir-se cobrados diante da constatação de algum sinal de risco. "A doença senil afeta a família inteira. Filhos também sentem-se culpados e impotentes. Alguns rejeitam, outros agridem os pais e os irmãos. Podem também sofrer de depressão, junto com o paciente. Por isso a questão é tão delicada", aponta o médico João Carlos Baracho.

O desconforto familiar provocado pela constatação de um idoso doente deve ser superado com muito carinho e atenção. Em primeiro lugar, o paciente deve ser sempre comunicado e participar das decisões sobre seu tratamento de saúde. Ele é a prioridade e os esforços devem ser concentrados em garantir o seu bem-estar. "Não pode haver confronto. Se o idoso percebe que é alvo de crítica ou motivo de discussão, ele evita se manifestar, busca o isolamento e isso agrava a doença", diz.

Cleusa Baumel Szczypior, 59 anos, assumiu integralmente os cuidados com a mãe depois de se aposentar como professora. Dona Júlia morava com parentes e recebia as visitas da filha diariamente. Há 15 anos, depois da perda de um sobrinho próximo e de ter sofrido um acidente vascular cerebral, a idosa foi morar com Cleuza. Nos últimos dois anos, a filha percebeu a falta de interesse da mãe nas atividades que mantinha com prazer. "Ela não pedia mais para ir à igreja, não se importava com os programas de televisão favoritos. Não queria sair de casa e só pensava em dormir", conta.

O histórico familiar de senilidade fez Cleusa procurar ajuda. "Mi­­nha avó e minha tia morreram de­­mentes. Sabia que não podia negligenciar os cuidados com ela", conta. Julia, hoje com 86 anos, colocava o vestido de noiva e anunciava que iria se casar com um antigo namorado. "O diagnóstico sempre assusta e abala a família. Mas conseguimos superar e nos ajustar".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]