• Carregando...

As chuvas dos últimos dias deixaram presos da cadeia pública de Cascavel, no Oeste do Paraná, revoltados devido a grande quantidade de goteiras e umidade nas celas. Na semana passada, eles chegaram a fazer um protesto por melhorias que começaram acontecer somente nesta terça-feira (21), mas a reforma do telhado não veio por meio do governo do estado. Quem promoveu as melhorias foi um grupo de advogados criminalistas.

Preocupados com a péssima situação dos detentos e a dificuldade de trabalhar no local, 12 advogados se uniram e compraram 50 telhas que substituirão aquelas que estão quebradas. Eles investiram cerca de R$ 2 mil na aquisição do material. Três presos da PIC (Penitenciária Industrial de Cascavel) fazem os reparos necessários para diminuir o problema do presídio que fica junto com a 15ª SDP (Subdivisão Policial), bem no centro da cidade. Atualmente quase 500 presos estão recolhidos nas celas que têm capacidade para abrigar apenas 136.

O advogado Luciano Katarinhuk diz que devido a inércia do governo do estado e a situação precária dos presos devido a umidade eles decidiram se cotizar e promover a reforma. “O estado é inerte, mas que isso não se torne rotina. Isso não é nossa função, nós conversamos entre nós e decidimos fazer o trabalho”, afirma.

O problema da umidade preocupa autoridades sanitárias e a direção da carceragem. Na segunda-feira (20), seis presos foram internados com problemas respiratórios. Houve uma suspeita de surto de tuberculose, mas que já foi descartada. Na manhã desta terça-feira (21), outros 24 presos foram atendidos por uma equipe médica do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Todos apresentavam sintomas de gripe.

Procurada, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp) informou que não tinha conhecimento da reforma e que se trata de uma situação pontual. A secretaria disse ainda que vai se inteirar das necessidades da 15.ª SDP.

Sobre os problemas de saúde com os presos, a Sesp afirmou que 40 precisaram de atendimento médico por estarem com virose. Eles foram medicados e estão isolados dos demais detentos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]