• Carregando...

Os agricultores que se reuniram nesta segunda-feira na sede da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), em Curitiba, para discutir sobre o anúncio do Plano Safra e os rumos das mobilizações no estado, decidiram não continuar com os bloqueios nas rodovias, como foi freqüente nos últimos dias. Em contrapartida, aprovaram o fechamento dos principais portos de exportação de grãos (Paranaguá (PR), Santos (SP), São Francisco do Sul (SC) e Rio Grande (RS), além de bloquear as saídas de produtos de cooperativas, cerealistas e agroindústrias.

Estas e outras propostas, porém, ainda não são definitivas. Um documento listando todas elas será enviado pelo presidente da Faep, Ágide Meneguette, para a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), para uma reunião que acontece na quarta-feira, dia 31. A inteção é que os agricultores do país tomem uma posição única com relação à agropecuária nacional.

Lideranças das comissões técnicas por produto e diretorias de 101 sindicatos rurais patronais estiveram reunidos durante todo o dia. Segundo a assessoria de imprensa da Faep, eles votaram por permanecerem em estado de alerta até que saia uma decisão da assembléia da CNA. "Ninguém está querendo privilégios", afirmou Meneguette.

Veja os pontos da proposta aprovada em Curitiba:

1- Qualquer movimento tem que ter caráter nacional;

2- A proposta paranaense é de reduzir em 30% a produção em nível nacional;

3- Fechar os principais portos exportadores de grãos – Paranaguá (PR), Santos (SP), São Francisco do Sul (SC) e Rio Grande (RS);

4 – Não fechar as rodovias;

5- Bloquear as saídas de produtos de cooperativas, cerealistas e agroindústrias;

6- Trabalhar para eleger candidatos comprometidos com a agropecuária na próxima eleição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]