• Carregando...

Atualizado em 22/03/2006 às 20h30

Após ficar dois dias e meio fechada, a Ponte Internacional da Amizade - que liga a cidade paraguaia Ciudad del Este a Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná - foi reaberta no fim da tarde desta quarta-feira (22) graças a um acordo estabelecido entre o Brasil e o Paraguai.

As lojas devem abrir na manhã de quinta-feira (23) com a perspectiva de recuperar os dias de prejuízo causado pelo sumiço dos sacoleiros.

Uma audiência, realizada em Brasília, resultou na elaboração de um documento que ratifica as medidas acordadas entre os dois países em 1.º de abril de 2005 - quando ficou definido o aumento de US$ 150 para US$ 300 da cota de compras isentas de impostos desde que o país vizinho se comprometesse a implantar ações concretas de combate ao contrabando. Outros itens presentes no acordo são: a livre circulação de veículos, bens, pessoas e mercadorias.

O documento, entretanto, não faz menção aos veículos paraguaios apreendidos no Brasil, uma das principais reclamações dos manifestantes. Na terça-feira (21), a Receita Federal reafirmou a sua posição de só liberar os veículos apreendidos mediante procedimento administrativo ou ação judicial.

O fechamento da ponte gerou um grande tráfego nas margens do Rio Paraná. Veja na reportagem em vídeo do ParanáTV.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]