• Carregando...
 | Miguel Andrade/Tribuna do Paraná
| Foto: Miguel Andrade/Tribuna do Paraná

O piso da Praça Carlos Gomes, no Centro de Curitiba, já deve “voltar ao normal” nesta semana. É que o local em que um enorme buraco se abriu, em 22 de junho, já foi fechado e uma empresa terceirizada da prefeitura recolocou o petit pavê da calçada, na tarde desta terça-feira (16), última etapa do conserto.

Por baixo da cratera passa uma galeria do Rio Ivo, que cedeu e engoliu o que havia por cima. Por pouco não levou para dentro também dois bancos da praça e algumas palmeiras. Abriu-se um buraco com cerca de dois metros de profundidade e cinco metros de largura. Quem olhava de cima, podia ver a correnteza do rio passando por baixo da terra. Acredita-se que a galeria cedeu pelo excesso de chuvas nos dias anteriores, e por algum processo de erosão que devia estar ocorrendo lentamente há anos.

A expectativa era de que a cratera ficasse aberta por 15 dias. Mas, por motivos diversos, ficou mais tempo exposta e as obras duraram mais que o esperado, ou seja, quase dois meses.

A cratera aberta na Carlos Gomes virou piada e os curitibanos não perderam tempo. Vários memes surgiram no Facebook, com a foto do enorme buraco.

Histórico de enchentes

Em décadas anteriores, o Rio Ivo era sinônimo de enchentes pelo Centro. Alguns prefeitos realizaram obras de alargamento e canalização do rio para conter as enchentes. Mesmo assim, até hoje a esquina das Ruas Carlos de Carvalho e Visconde de Nacar ainda sofre com alagamentos, já que a galeria, naquele ponto, não dá conta da vazão da água quando a chuva é muito intensa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]