• Carregando...

Chuva deve dar uma trégua no Paraná

O fim de semana deve ser sem chuvas em quase todo o estado. Há previsão apenas de chuvas fracas no sábado (4) na região que vai de Curitiba ao Litoral do Paraná, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar. "Ainda deve ter garoa à noite na Serra do Mar. Chuva mais constante também no lado litorâneo, mas já vai melhorando na parte da tarde e no domingo seca de vez", afirma o meteorologista Reinaldo Kneib.

De acordo com o meteorologista, as chuvas foram causadas por uma combinação de fatores. "Foi uma frente fria que encontrou um ambiente muito quente e úmido", explica.

As temperaturas seguem altas em quase todo o estado. Em Curitiba e no Litoral, porém, os termômetros se elevam apenas a partir de terça-feira (7). Durante o fim de semana, a temperatura para Curitiba deve variar entre 10ºC e 19ºC. Já em Paranaguá, os termômetros ficam entre 16ºC e 24ºC.

No interior do estado, as temperaturas no sábado (4) chegam a 26ºC em Maringá Paranavaí e Umuarama e a 28ºC em Guaíra. No domingo (5), a máxima prevista para Campo Mourão, Apucarana, Cascavel e Laranjeiras do Sul é de 26ºC.

O número de pessoas afetadas pelas chuvas que caem sobre o Paraná desde o dia 24 de setembro chega a 22.219, de acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil. As cidades de Bom Jesus do Sul, na região Sudoeste, Ariranha do Ivaí, na região Central, Rosário do Ivaí, na região Norte, Roncador , na região Central, e Honório Serpa, na região Sul, decretaram situação de emergência por causa dos estragos.

Pelo menos mil pessoas ficaram desalojadas e destas, 953 ainda estão na casa de amigos ou parentes. O número de desabrigados chegou a 58 e atualmente 40 pessoas estão em abrigos públicos em todo o estado. O número de casas danificadas, segundo a Defesa Civil, chegou a 1.027. Duas casas foram totalmente destruídas.

As chuvas também causaram problemas nas rodovias. A PR-492 tem uma pista interditada no trecho que liga Paraíso do Norte a Marechal Cândido Rondon. O trânsito no local segue o esquema pare e siga e é controlado por agentes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Desalojados e desabrigados

O município de Francisco Beltrão, na região Sudoeste, registrou 850 desalojados – pessoas que saíram de suas casas e estão abrigadas na casa de parentes ou amigos -, e 40 desabrigados – pessoas que precisam de abrigos públicos. O número ainda não diminuiu. Pelo menos 1.500 pessoas foram afetadas pelos alagamentos no município e 310 casas foram danificadas na cidade.

Também há desalojados em Cruzeiro do Oeste (5), Guarapuava (5), Ibema (42), Mirador (25), Nova Tebas (18), Peabiru (4) e Santo Antônio da Platina (4).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]