Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Ativados cinco radares que registram avanço de sinal e parada na faixa

Funções dos aparelhos foram ativadas no sábado, mas anúncio da Urbs foi feito nesta segunda-feira. Até o final da instalação, serão 70 radares com essas funções

Radares começaram a ser instalados em abril | Daniel Derevecki / Agência de Notícias Gazeta do Povo.
Radares começaram a ser instalados em abril (Foto: Daniel Derevecki / Agência de Notícias Gazeta do Povo.)

Cinco radares que, além do excesso de velocidade, registram também avanço de sinal vermelho e parada na faixa de pedestres foram ativados no último sábado (3), em Curitiba. A Urbanização de Curitiba S.A (Urbs) informou, nesta segunda-feira (5), que os aparelhos instalados na Avenida Brasília, próximo à Rua João Cubas; Avenida Comendador Franco, 7.770, no sentido centro-bairro, e 7.805, no sentido bairro-centro; na Rua Eduardo Carlos Pereira, perto da Rua Georgi Elias Dyoub Wassouf; e no cruzamento das ruas Julia Wanderley e Desembargador Motta, já estão habilitados com as novas funções.

Curitiba tem 86 aparelhos em operação. Até o final do processo, serão 70 equipamentos habilitados para essas funções. Os radares começaram a ser instalados no início de abril e depois do processo de implantação concluído a cidade terá 140 radares. A previsão inicial era de que todos estariam funcionando até o final de junho.

Além dos cinco radares que fiscalizam avanço do sinal vermelho e parada na faixa de pedestres, a capital possui outros quatro aparelhos que tem limite de velocidade de 40 km/h. Outros seus equipamentos, instalados na Avenida Comendador Franco, tem limite de velocidade de 70 km/h.

Contratos

A substituição dos 110 aparelhos instalados em 1999 está prevista no contrato entre a prefeitura e a Consilux, empresa que administra os radares há 12 anos e que venceu a licitação para seguir operando o sistema. A Urbs informou que todos os radares velhos já foram retirados da cidade. Entre dezembro e fevereiro, os radares ficaram desligados, depois de uma determinação judicial. O desligamento atendeu ao pedido do Ministério Público, que contestava um aditivo contratual firmado entre a Urbs e a Consilux. Em janeiro deste ano, a Consilux foi declarada a vencedora da nova licitação. De acordo com a prefeitura, a manutenção da empresa no gerenciamento dos radares deve gerar uma economia de R$ 9 milhões nos dois anos de contrato. Pela proposta, a Urbs pagará R$ 725 mil por mês à Consilux – valor que seria 34% a menos do que o previsto no edital.

Veja no mapa a localização aproximada de todos os radares instalados em Curitiba

Visualizar Novos Radares em um mapa maior

Em vermelho estão sinalizados os radares que flagram, além do excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho, parada na faixa de pedestre e conversão proibida.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.