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A evolução | Reprodução/G1
A evolução| Foto: Reprodução/G1

Erro pode gerar prejuízo de R$ 10 milhões

O trecho de 66 quilômetros da rodovia BR-153, entre Santo Antônio da Platina e Ibaiti, começou a ser restaurado em fevereiro de 2005. Na obra foram gastos cerca de R$ 60 milhões e a maior parte dos recursos foi empregada na recuperação do trecho que corta Ibaiti. Para o engenheiro Rui Lisboa Martins, refazer a obra custará cerca de R$ 10 milhões aos cofres públicos. "Quando a obra começou a ser executada, procuramos os engenheiros do Dnit e apontamos esses erros, mas eles nos ignoraram. Jogaram o dinheiro do povo na lata do lixo", acusa. O Dnit informou que vai aguardar a audiência pública de hoje para se manifestar.

Ibaiti – A cidade de Ibaiti, no Norte Pioneiro, vai cobrar do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) uma solução para os problemas na BR-153, cujas obras foram concluídas em outubro do ano passado. Segundo o Conselho Regional de Arquitetura, Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ibaiti, a obra contém graves erros em sua execução.

A idéia é redigir a "Carta de Ibaiti", em reunião que será realizada a partir das 19 horas de hoje, na Casa da Cultura do município. De acordo com o engenheiro Rui Lisboa Martins, entre os problemas que deverão ser indicados no documento estão acessos fora dos padrões de segurança e a construção de um viaduto ao invés de um acesso. Segundo o engenheiro, formou-se uma cava sobre a camada de terra deixada sob o viaduto, onde a água empoçada virou atração para crianças. "É impressionante. Se eles tivessem escavado mais um metro, a água não empoçaria", justifica o engenheiro.

Entre os acessos sem segurança, o mais perigoso, segundo Martins, é um ponto em que o motorista precisa aguardar em um trecho de aclive para entrar na cidade. "Imagine um caminhão pesado tendo que desengrenar a marcha e aguardar o momento certo para prosseguir. É claro que o caminhão não vai esperar parado, porque o veículo corre o risco de voltar rodovia abaixo", afirma.

Isolamento

Durante a audiência pública será exibido um vídeo que mostra como as empresas que antes margeavam a pista ficaram isoladas do restante da cidade. Em alguns pontos, o retorno mais próximo fica a três quilômetros de distância. A Polícia Rodoviária Estadual confirmou ontem que, com as mudanças da rodovia no trecho que corta Ibaiti, aumentou o número de acidentes no local. No entanto, somente um levantamento mais detalhado poderá oferecer dados exatos.

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