• Carregando...

A greve dos professores da rede estadual de educação foi suspensa nesta terça-feira (29), mas as aulas serão retomadas apenas na próxima segunda-feira (5).

A reportagem ligou para 10 colégios nesta manhã em Curitiba e em cinco deles sequer havia alguém para atender aos telefonemas. Nos cinco nos quais houve atendimento às chamadas, nos bairros Centro, Boqueirão, Pinheirinho, Batel e Santa Cândida, a informação repassada foi que não havia aulas e que o funcionamento normal vai ser retomado apenas na segunda-feira.

A determinação da volta às aulas apenas depois do feriado foi aprovada em assembleia organizada pela APP Sindicato nesta terça. A Secretaria Estadual de Educação (Seed), no entanto, havia determinado que os docentes voltassem hoje ao trabalho. O órgão público informou que as escolas estaduais estão abertas, mas que ainda não é possível dizer em quantas as aulas acontecem normalmente. Um balanço oficial com o número de colégios sem aulas nesta quarta deve ser divulgado durante a tarde.

A presidente da APP Sindicato, Marlei Fernandes, garante que todas as aulas serão repostas, mas que a categoria vai cobrar de perto o cumprimento dos prazos de implementação de melhorias aos professores discutidos durante as negociações. "A categoria votou pela suspensão da greve, mas entende que nem todos os pontos foram atendidos. Devemos continuar na negociação com alguns deles e vamos acompanhar passo a passo todas as movimentações do governo para que nenhuma delas seja descumprida."

Como foi o último dia

Ao todo, 4,3 mil professores participaram da assembleia que suspendeu a greve nesta terça, após um ato público que reuniu professores de toda a Região Sul do Brasil em Curitiba. Ao todo, 4,3 mil professores participaram da assembleia e ficou acertado que cada colégio irá se planejar para realizar as reposições das aulas. O secretário de estado da Educação, Paulo Schmidt, determinou a retomada das aulas imediatamente nesta quarta-feira (30) e disse que esta era uma condição imposta na negociação com os grevistas. Com o fim da paralisação, a Secretaria da Educação encaminhará nos próximos dias orientação aos 32 Núcleos Regionais de Educação sobre a reposição das aulas perdidas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]