i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
meio ambiente

Barigui ganha postes de energia solar

  • PorDa Redação
  • 03/09/2009 21:09
Cada painel fornece energia para a lâmpada do próprio poste, dispensando fios | Valdecir Galor/SMCS
Cada painel fornece energia para a lâmpada do próprio poste, dispensando fios| Foto: Valdecir Galor/SMCS

Quem passar pelo Parque Barigui nas próximas semanas pode estranhar um pouco a estrutura de seis postes que ficam próximos ao restaurante. Mas as peças que foram acopladas às estruturas têm importante propósito: são sistemas fotovoltaicos que captam a energia solar durante o dia para gerar a energia elétrica usada pelas lâmpadas durante a noite.

Até a primeira semana de outubro, a Secretaria Muni­cipal de Obras Públicas avaliará o custo/benefício do sistema em relação ao uso de eletricidade convencional. Segundo a prefeitura, o gasto atual com o consumo de energia será comparado com o custo do investimento no sistema de energia solar, com os painéis instalados nos postes. Se os resultados forem positivos, a ideia é substituir os 102 postes de iluminação da pista de caminhada do Barigui pelo novo modelo.

Postes independentes

Os postes solares têm 6 metros de altura e as baterias que se carregam com a luz ficam no topo das hastes, perto da lâmpada. Cada poste funciona como uma unidade independente, o que dispensa um sistema de cabos elétricos entre eles. Além disso, de acordo com a prefeitura, não é necessário haver sol intenso para a captação de energia, que já ocorre com a claridade natural.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.