• Carregando...
Cada painel fornece energia para a lâmpada do próprio poste, dispensando fios | Valdecir Galor/SMCS
Cada painel fornece energia para a lâmpada do próprio poste, dispensando fios| Foto: Valdecir Galor/SMCS

Quem passar pelo Parque Barigui nas próximas semanas pode estranhar um pouco a estrutura de seis postes que ficam próximos ao restaurante. Mas as peças que foram acopladas às estruturas têm importante propósito: são sistemas fotovoltaicos que captam a energia solar durante o dia para gerar a energia elétrica usada pelas lâmpadas durante a noite.

Até a primeira semana de outubro, a Secretaria Muni­cipal de Obras Públicas avaliará o custo/benefício do sistema em relação ao uso de eletricidade convencional. Segundo a prefeitura, o gasto atual com o consumo de energia será comparado com o custo do investimento no sistema de energia solar, com os painéis instalados nos postes. Se os resultados forem positivos, a ideia é substituir os 102 postes de iluminação da pista de caminhada do Barigui pelo novo modelo.

Postes independentes

Os postes solares têm 6 metros de altura e as baterias que se carregam com a luz ficam no topo das hastes, perto da lâmpada. Cada poste funciona como uma unidade independente, o que dispensa um sistema de cabos elétricos entre eles. Além disso, de acordo com a prefeitura, não é necessário haver sol intenso para a captação de energia, que já ocorre com a claridade natural.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]